Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PRÁTICAS INOVADORAS NA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES PARA O SUS: relato de experiência do Laboratório de Inovação na Escola de Saúde Pública do Estado de Sergipe.
Tânia Santos de Jesus, Flávia Priscila Souza Tenório

Última alteração: 2022-01-16

Resumo


1. Apresentação

Ao pensar no Sistema Único de Saúde (SUS), deve-se considerar sua força de trabalho, pois é responsabilidade desse Sistema ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde. O presente trabalho é um relato de experiência que aborda sobre o projeto de intervenção: “Laboratório de Inovação na Escola de Saúde Pública do Estado de Sergipe”, proposto pela discente Tânia Santos de Jesus, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), requisito obrigatório para a aprovação no Curso de Especialização Lato Sensu em Saúde Pública, ofertado pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e a Universidade Federal de Saúde de Sergipe (UFS), apoiada pela Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública – RedEscola e a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ/MS), realizado no período de novembro de 2019 a junho de 2021.

O cenário da intervensão foi a Escola de Saúde Pública do Estado de Sergipe – ESP/SE. O referido laboratório tem por objetivo desenvolver estratégias de Educação Permanente para os trabalhadores da Escola de Saúde Pública de Sergipe, visando incidir qualitativamente sobre a prática desses profissionais.

Não resta dúvida de que a Educação não voltará mais a ser como era. Assim, é necessário que a ESP/SE se prepare para atuar de acordo com as demandas desse novo cenário, no qual algumas escolas estão sendo desafiadas a adaptar-se rapidamente a ele. As transformações têm impulsionado mudanças nas escolas e universidades, requerendo rapidez na forma de planejar, mais compartilhamento, exigindo experimentação, personalização e avaliação contínua dos processos. Nessa perspectiva de mudanças e adaptações vivenciadas por todos, os modelos híbridos tem ganhado espaço. Na área educacional, o ensino híbrido vem sendo adotado por várias escolas.

Os laboratórios aqui propostos, possuem formato híbrido, com realização de atividades presenciais e online, foram idealizados como espaços para proporcionar vivências e experiências relacionadas ao ensino aprendizagem e aos processos de trabalho, visando o fazer junto, o compartilhamento de ideias e expertises, incentivando o trabalho colaborativo em direção a soluções para dificuldades surgidas no cotidiano do serviço, assim como dar suporte aos profissionais no que diz respeito às mudanças no cenário da educação, relacionadas a novos conceitos e métodos de ensino aprendizagem, pois é cada vez mais comum no campo educacional expressões como ensino híbrido; cultura maker; aprendizagem por pares; personalização e metodologias ativas.

 

2. Desenvolvimento

No que diz respeito à metodologia, o projeto foi fundamentado mediante revisão bibliográfica de temas pertinentes ao objeto de estudo, dente eles: Educação Permanente; Política Nacional de Educação Permanente; Reforma Sanitária e Metodologias Ativas. Como primeira etapa do TCC foi realizada a caracterização do problema, através de uma análise crítica da realidade cotidiana no local de trabalho da discente, em seguida, após selecionar o problema mais relevante, tentou-se compreendê-lo em suas prováveis causas e consequências.

Inferiu-se do diagnóstico que a ESP/SE não tem um quadro próprio de profissionais e assim incorporará os funcionários da Fundação, sua mantenedora. Salienta-se, que esse quadro é composto por diversas categorias de formação, o que é favorável, dada a diversidade de conhecimentos que podem ser compartilhados. No entanto, pode contribuir para a falta de alinhamento conceitual-metodológico sobre diversos conceitos. Outro fator é a rotatividade destes em virtude da diversidade de vínculos, podendo impactar negativamente nas ações e, consequentemente, repercutir nos serviços e mais especificamente no cuidado aos usuários do SUS, uma vez que as ações da referida Escola são direcionadas para os trabalhadores desse sistema.

 

Laboratório de Inovação

O projeto apresenta como proposta de ação a criação do Laboratório de Inovação da ESP/SE (LABIESP), que tem a finalidade de produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias sobre Educação e Saúde.

Inicialmente, será composto por três programas também denominados Laboratórios Temâticos de Ensino Aprendizagem (Laboratório de Educação Permanente e Interprofissional, Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais em Saúde; Laboratório de Inovação Tecnológica, Educação a Distância e Educomunicação em Saúde e Laboratório de Integração Ensino-Serviço-Comunidade), com o objetivo de promover o alinhamento conceitual metodológico dos trabalhadores das áreas educacionais da ESP/SE; promover a integração das grandes áreas da referida Escola, mais especificamente, as coordenações; fomentar práticas colaborativas na área da saúde; bem como aproximar e incentivar o uso de novas tecnologias voltadas à saúde, e ainda potencializar a comunicação entre os diversos atores da escola e da comunidade em geral, através de tecnologias digitais e estratégias de Educomunicação.

Os referidos laboratórios terão suas ações compartilhadas através do Projeto Integrado e Ações Compartilhadas, o qual será desenvolvido a partir das necessidades de discussão e alinhamento de conceitos de Educação Permanente em Saúde; Educação Interprofissional; Metodologias Ativas; Aprendizagem Significativa; Avaliações; Ensino Híbrido e online, Tecnologias digitais, dentre outros conceitos necessários para a elaboração de propostas curriculares; planos de cursos, material didático pedagógico; oficinas; capacitações.

A metodologia adotada no Projeto Integrado é a problematização, a qual permite ao discente refletir sobre elementos do cotidiano do trabalho a fim de compreender essa realidade, estudar e intervir sobre os possíveis problemas na perspectiva de qualificar as ações laborais desenvolvidas.

Para a integração dos 3 laboratórios, serão realizados momentos de trocas e discussões através de Cafés (virtuais), que ocorrerão mensalmente, com duração de 1h, por meio da plataforma virtual Google Meet ou do Zoom.

 

3. Resultados e/ou impactos

Foram realizadas até o momento 02 (duas) Oficinas de Alinhamento de Fluxo do Núcleo de Gestão Pedagógica, com integrantes das coordenações da Escola; ação esta que envolveu 11 (onze) trabalhadores de coordenações distintas na 1ª Oficina e 12 (doze) na 2ª. Espera-se com esse projeto proporcionar um espaço de discussão e aprendizagem sobre EPS; Metodologias Ativas; Avaliações; Tendências Pedagógicas; Novas Tecnologias da Informação; Educação Interprofissional e Educomunicação, visando contribuir para o desenvolvimento profissional dos docentes, facilitadores e técnicos, no sentido de desenvolver competências para a qualificação de seu processo de trabalho, na perspectiva do trabalho em equipe e da prática colaborativa, contribuindo assim para uma melhor prestação de serviço pelos profissionais no SUS.

 

4. Considerações finais

A formação dos profissionais do Sistema Único de Saúde é de fundamental importância para o referido sistema. A Educação Permanente em Saúde (EPS) é essencial para a mudança nas práticas dos trabalhadores no serviço em saúde. Ela se processa no serviço, e requer o uso de metodologias ativas, problematizadoras e que considere a aprendizagem significativa. Dessa forma, devemos estar atentos que o espaço de trabalho se constitui um local de aprendizagem e contribuirá positivamente para a mudança de prática.