Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A ESTRUTURAÇÃO DE UM PROGRAMA MATERNO-INFANTIL DESENVOLVIDO POR ALUNAS DO PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM VITÓRIA - ES
Fabiana dos Santos Paixão, Glenda Pereira Lima Oliveira, Isabelle Gadiolli Verzola, Mariana Porto de Souza, Ramone Costa Lima Gomes, Sara dos Santos Freitas, Tatiani Almeida Louzado Sant'Anna

Última alteração: 2022-01-12

Resumo


Apresentação: O Programa PET-Saúde, com foco atual no trinômio mãe-pai-bebê e na interprofissionalidade com ensino-serviço-comunidade, busca integrar os estudantes da área da saúde no dia a dia dos profissionais do Sistema Único de Saúde. A partir de demandas levantadas no território, como a alta prevalência de gestação na adolescência, cesarianas e desmame precoce, concebeu-se a necessidade de um grupo operativo com a intenção de promover educação tanto para o período pré-natal, quanto para o período puerperal e cuidados com o bebê. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de acadêmicas da saúde durante a estruturação de um programa materno-infantil em uma Unidade de Saúde. Desenvolvimento do trabalho: A estruturação do projeto idealizado pelas alunas foi realizada na comunidade de Jesus de Nazareth no território da Unidade de Saúde da Família (USF) Luiz Castellar da Silva, na cidade de Vitória no Espírito Santo, no ano de 2019, através da equipe interprofissional composta por seis acadêmicas dos cursos de enfermagem (1), fisioterapia (2), serviço social (2) e medicina (1) que atuaram com foco principal no trinômio mãe-pai-bebê. O projeto foi dividido em três etapas, sendo que a primeira etapa englobou o planejamento e a qualificação, onde as acadêmicas, com a preceptoria, realizaram um levantamento de dados no território para identificar os temas que deveriam ser abordadas durante os encontros. A segunda etapa compreendeu a mobilização e a intervenção, com ação direta com as gestantes ou puérperas e suas famílias. Por fim, na terceira etapa, realizou-se uma avaliação do projeto como um todo e suas repercussões. As diferentes áreas de conhecimento permitiram uma integração dos saberes, possibilitando a criação do projeto inicial como o objetivo de realizar a troca ativa de experiências, por intermédio das acadêmicas, que foram responsáveis por planejar a temática de cada encontro junto aos profissionais da UBS. Para criação de vínculos com os participantes do grupo, as acadêmicas e preceptoras realizaram visitas domiciliares, contatos telefônicos e através de redes sociais com todas as gestantes e puérperas. Resultados e/ou impactos: O entusiasmo, a motivação e a adesão crescente das mulheres evidenciaram a importância do grupo, constituindo-se um relevante espaço de empoderamento, escuta ativa, partilha de saber e fomento ao autoconhecimento. Considerações finais: A abordagem integral e centrada na pessoa fortalece vínculos, promove desenvolvimento de conhecimentos e facilita a adesão às práticas de promoção e prevenção em saúde. Nessa troca de experiências, as alunas puderam aprender e desenvolver habilidades voltadas para a prática, como empatia, comunicação com o paciente, aplicação da horizontalidade nas relações profissional-usuário, valorização dos saberes populares e trabalho em equipe com práticas colaborativas.