Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Tamanho da fonte:
Web-Portfólio Reflexivo “Vacinas verSUS coronavírus”: desenvolvendo competências como aprender a ser, a conhecer, a fazer, a conviver e trabalhar juntos.
Última alteração: 2022-01-03
Resumo
Apresentação: Com a adoção do ensino remoto pelas instituições de ensino, em virtude da pandemia pela COVID-19, atividades e métodos avaliativos precisaram ser adaptados para a nova realidade. O portfólio reflexivo, ferramenta de aprendizagem capaz de adotar reflexão crítica e participação ativa dos discentes, inicialmente desenvolvido de forma manuscrita, foi adaptado para uma construção coletiva no formato digital, mantendo o protagonismo dos estudantes em sua confecção, gerando conhecimentos e facilitando o processo de aprendizagem. Assim, frente às mudanças para o ensino remoto, a metodologia adotada é apoiada pelos paradigmas de ensino propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos da área da saúde. Além disso, a elaboração desse material objetivou desenvolver nos discentes os 4 pilares da educação de Delors: aprender a ser, a conhecer, a fazer, a conviver e trabalhar juntos. Desenvolvimento: Trata-se de um relato de experiência de discentes do curso de Enfermagem, da Universidade Federal de Viçosa, que confeccionaram um “Web-portfólio reflexivo” durante a disciplina remota de Políticas de Saúde. A elaboração do material contou com a utilização de recursos digitais, como plataformas de design e de mapas conceituais, pesquisas em diferentes fontes (imprensa, artigos científicos, charges, referências nacionais e internacionais), sendo selecionadas de forma crítica e reflexiva juntamente com os conteúdos abordados na disciplina, à luz dos 4 pilares da educação de Delors (1996). Resultados: Foi confeccionado coletivamente pelos discentes um portfólio intitulado “Vacinas verSUS coronavírus” com 141 páginas, no formato digital, utilizando a plataforma de design CANVA. Foram abordados todos os assuntos trabalhados durante a disciplina e temas da atualidade, sintetizando-se todo conteúdo desenvolvido durante as aulas ministradas e aulas invertidas. Usando como referência os 4 Pilares da Educação de Delors (1996), foi possível desenvolver, através da construção do web-portfólio reflexivo, as competências esperadas. Assim, aprendemos a conhecer através do interesse, do desenvolvimento e da percepção de que o aprendizado é um processo contínuo e infinito; aprendemos a conviver e trabalhar juntos, respeitando, colaborando e cooperando para que o processo de trabalho fosse prazeroso e eficiente; aprendemos a fazer, durante a confecção do material, e nos tornamos mais aptos e capazes de construir o portfólio de forma qualificada; e aprendemos a ser, a partir da soma dos três pilares anteriores, seres humanos e alunos, acima de tudo, de maior desenvoltura, autonomia, imaginação, criatividade, iniciativa, discernimento e agilidade. Considerações finais: Durante a confecção do Web-portfólio reflexivo, foi possível notar o conceito de educação transformadora, por meio da participação ativa dos discentes no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a atividade esteve em consonância com as DCN, proporcionando desenvolvimento de competências pessoais importantíssimas para os discentes envolvidos, sendo uma experiência inovadora e alternativa para a nova realidade vivenciada durante a pandemia.