Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Web-Portfólio Reflexivo “Vacinas verSUS coronavírus”: desenvolvendo competências como aprender a ser, a conhecer, a fazer, a conviver e trabalhar juntos.
Renata Oliveira Caetano, Daniel Reis Correia, Laís Sousa da Silva, Isis Milani de Sousa Teixeira, Lara Lelis Dias, Thais Bitencourt Faria, Eduarda de Paula Mendes, Marina Bueno Fraga

Última alteração: 2022-01-03

Resumo


Apresentação: Com a adoção do ensino remoto pelas instituições de ensino, em virtude da pandemia pela COVID-19, atividades e métodos avaliativos precisaram ser adaptados para a nova realidade. O portfólio reflexivo, ferramenta de aprendizagem capaz de adotar reflexão crítica e participação ativa dos discentes, inicialmente desenvolvido de forma manuscrita, foi adaptado para uma construção coletiva no formato digital, mantendo o protagonismo dos estudantes em sua confecção, gerando conhecimentos e facilitando o processo de aprendizagem. Assim, frente às mudanças para o ensino remoto, a metodologia adotada é apoiada pelos paradigmas de ensino propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos da área da saúde. Além disso, a elaboração desse material objetivou desenvolver nos discentes os 4 pilares da educação de Delors: aprender a ser, a conhecer, a fazer, a conviver e trabalhar juntos. Desenvolvimento: Trata-se de um relato de experiência de discentes do curso de Enfermagem, da Universidade Federal de Viçosa, que confeccionaram um “Web-portfólio reflexivo” durante a disciplina remota de Políticas de Saúde. A elaboração do material contou com a utilização de recursos digitais, como plataformas de design e de mapas conceituais,  pesquisas em diferentes fontes (imprensa, artigos científicos, charges, referências nacionais e internacionais), sendo selecionadas de forma crítica e reflexiva juntamente com os conteúdos abordados na disciplina, à luz dos 4 pilares da educação de Delors (1996). Resultados: Foi confeccionado coletivamente pelos discentes um portfólio intitulado “Vacinas verSUS coronavírus” com 141 páginas, no formato digital, utilizando a plataforma de design CANVA. Foram abordados todos os assuntos trabalhados durante a disciplina e temas da atualidade, sintetizando-se todo conteúdo desenvolvido durante as aulas ministradas e aulas invertidas. Usando como referência os 4 Pilares da Educação de Delors (1996), foi possível desenvolver, através da construção do web-portfólio reflexivo, as competências esperadas. Assim, aprendemos a conhecer através do interesse, do desenvolvimento e da percepção de que o aprendizado é um processo contínuo e infinito; aprendemos a conviver e trabalhar juntos, respeitando, colaborando e cooperando para que o processo de trabalho fosse prazeroso e eficiente; aprendemos a fazer, durante a confecção do material, e nos tornamos mais aptos e capazes de construir o portfólio de forma qualificada; e aprendemos a ser, a partir da soma dos três pilares anteriores, seres humanos e alunos, acima de tudo, de maior desenvoltura, autonomia, imaginação, criatividade, iniciativa, discernimento e agilidade. Considerações finais: Durante a confecção do Web-portfólio reflexivo, foi possível notar o conceito de educação transformadora, por meio da participação ativa dos discentes no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a atividade esteve em consonância com as DCN, proporcionando desenvolvimento de competências pessoais importantíssimas para os discentes envolvidos, sendo uma experiência inovadora e alternativa para a nova realidade vivenciada durante a pandemia.