Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Roda de conversa como recurso de educação em saúde de Cirurgiões-dentistas na APS: relato de experiência exitosa como metodologia de ensino e aprendizagem.
Rebeca dos Santos Rangel, Itamar Francisco Teixeira

Última alteração: 2022-01-27

Resumo


Apresentação: O Programa de qualificação da Atenção Primária em Saúde (APS) foi desenvolvido no estado do Espírito Santo pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPI) para apoiar os municípios pelo provimento e formação profissional. É estruturado por encontros docentes-assistenciais e de supervisão de Cirurgiões-dentistas lotados nas unidades de saúde dos municípios, que se propõem à formação pelo uso das metodologias ativas problematizadoras como estratégia pedagógica e tem como objetivo, capacitar os Cirurgiões-dentistas para as suas atividades clínico-assistenciais e para o trabalho com as suas equipes de saúde. A roda de conversa é uma metodologia utilizada nos encontros presenciais e remotos com objetivo de formar e instrumentalizar os Cirurgiões-dentistas atuantes nas unidades de saúde para as suas atividades assistenciais multi e interdisciplinares, fornecendo e compartilhando material de estudos da odontologia na APS, trocas de experiências, estudos de casos, histórias clínicas e atividades coletivas. Desenvolvimento do trabalho: As rodas de conversa utilizadas trazem a proposta de compartilhamento e reflexões de casos e histórias clínicas abordadas nos estudos dirigidos, a partir de evidências científicas, e usa como disparadores, vídeos, textos, artigos e base de dados científicos, vivências e realidades cotidianas. Torna-se importante como fortalecedoras para as tomadas de decisão dos Cirurgiões-dentistas nos seus territórios, a partir do exercício do raciocínio clínico, impactando na qualidade dos serviços e da formação. Tem a proposta de inserir o profissional no contexto da realidade que enfrentarão no momento futuro dos cuidados da clínica e oportuniza, previamente, a problematização de seus conteúdos, estimulando a integração da teoria e a prática com a oportunidade de repetição, feedback, avaliação, reflexão e aquisição de habilidades para um cuidado sistematizado e de qualidade para os pacientes. Resultados e/ou impactos: A possibilidade de inovação na abordagem de assuntos da APS e da realidade dos cirurgiões-dentistas nos seus territórios de saúde, têm demonstrado que a as rodas de conversa sistematizadas em encontros remotos e presenciais oportunizaram o ensino e aprendizagem mais dinâmicos no programa. Favoreceu a redução dos custos de aprendizagem, diminuição da exposição do paciente a riscos e danos, devido ao prévio compartilhamento do conhecimento entre os colegas, a redução da ansiedade, melhora da autoconfiança, atitudes e habilidades na prática clínica dos cirurgiões dentistas. O supervisor-docente pôde experimentar o advento da originalidade, realidade, complexidade e recursos disponíveis para o desenvolvimento das atividades, estimulando o diálogo, a participação e a compreensão dos conteúdos, promovendo um aprendizado a partir de uma abordagem libertadora, criativa, reflexiva, construtiva e questionadora. Considerações finais: Há de se considerar que as rodas de conversa podem estimular os Cirurgiões-dentistas a um aprofundamento crítico nos processos de trabalho, de maneira investigativa, autônoma, motivadora e desafiadora, a partir de formações significativas, construídas pela valorização dos sentimentos e emoções individuais que surgem nos compartilhamentos colaborativos dos grupos, contextualizados a partir da realidade e dos conhecimentos prévios dos participantes, preservados pelos princípios da ética e dos valores morais.