Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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ATENÇÃO, GESTÃO E EDUCAÇÃO: AS INQUIETAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DE UM MESTRADO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Natasha Ribas de Figueiredo Ortiz Abreu, ANDRÉ LUIS BONIFÁCIO DE CARVALHO

Última alteração: 2022-01-27

Resumo


Apresentação: O Programa de Mestrado Multiprofissional em Saúde da Família, PROFSAÚDE, trata-se de um modelo de formação docente em Saúde da Família baseado em três eixos pedagógicos a saber: Atenção, Educação e Gestão em Saúde. À partir de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e de educação baseada por competências favorece a construção de saberes de forma significativa e integradora entre ensino-serviço-comunidade. Dessa forma o programa fortalece a Estratégia de Saúde da Família (ESF) como campo de formação de profissionais para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da valorização de seus princípios. Também permite o crescimento do pós-graduando, uma vez que favorece a articulação dos conhecimentos com o contexto ao qual está inserido conforme preconizado pela Política Nacional de Educação Permanente. Processo este de educação sustentado por conceitos como problematização da realidade, aprendizagem significativa e valorização do trabalho. É educar, aprender e fazer política. Além disso, permite contribuições à população uma vez que busca não apenas a formação de docentes, mas do aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS), articulando elementos base da Estratégia com as diversas realidades do cenário de saúde brasileiro. Destarte o objetivo deste trabalho consiste em relatar a experiência de construção de uma pesquisa a partir das vivências de um Programa de Mestrado Multiprofissional. Desenvolvimento: Este trabalho trata-se de um relato de experiência de uma mestranda durante o curso do seu Programa no período de agosto/2020 a agosto/2021 nas disciplinas do currículo e as contribuições das mesmas na trajetória de construção do seu trabalho de pesquisa. Como mencionado anteriormente o curso baseia-se em três eixos pedagógicos nos quais as temáticas abordadas e discussões temáticas dialogaram com as experiências práticas de trabalho do discente na sua equipe de saúde da Família. Uma das experiências mais marcantes no que concerne à Gestão em Saúde foi a construção conjunta com sua equipe e comunidade de um diagnóstico situacional ampliado o que permitiu ampliar os conhecimentos da mestranda sobre o panorama de saúde da sua comunidade, bem como levantar necessidades, fortalezas e dificuldades relacionadas à saúde dos indivíduos daquele território. Concomitantemente às inquietações levantadas à partir dos conhecimentos abordados na construção do diagnóstico, emergiram-se à partir da perspectiva da Atenção à Saúde, pontos de discussão a cerca do papel e da necessidade de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde como integradora do cuidado no SUS. Foi realizado um trabalho de autoavaliação pela equipe, facilitado pela mestranda, baseando-se nas leis, políticas e programas de saúde do sistema de saúde brasileiro. Ademais destas inquietações e outras reflexões possíveis à partir do eixo de Educação em Saúde foram trabalhadas metodologias participativas que efetivam a participação do sujeito no processo educativo; de educação popular através da valorização de saberes; entre outros importantes cernes do processo de educação tendo em vista o impacto extremamente relevante do educação da APS, destacado ainda mais com o contexto atual de pandemia. Resultados e/ou impactos: À vista disso, a mestranda articulou no seu cenário de atuação os conhecimentos e saberes aprendidos no programa de mestrado construindo conjuntamente com sua equipe ferramentas e estratégias como, por exemplo, uma rede social para a ESF, através da qual está sendo possível melhor os canais de comunicação e acesso à equipe e entre seus membros e a comunidade, um dos pontos avaliados que necessitava de melhorias. Assim já destacamos algumas contribuições do programa de mestrado para o serviço como o projeto de intervenção que culminou com a criação da rede social, e o diagnóstico situacional ampliado que foi apresentado para a equipe e também para a comunidade, incluindo a elaboração e disseminação das informações através de material gráfico. Além do mais, o programa permitiu o compartilhamento de experiências através dos seus fóruns e seminários, os quais permitiram uma troca com outros profissionais (discentes também do programa que inclui odontólogos, enfermeiros e médicos) que puderam contribuir na construção da intervenção. Além dos impactos para o serviço, os trabalhadores, usuários e componentes do programa são evidentes os impactos na formação da mestranda, uma vez que permitiu que o mesmo amplia-se seus conhecimentos e olhares sobre sua atuação como profissional da APS, reafirmando os benefícios da educação permanente. Também como pesquisador toda esta experiência contextualizou o cenário de pesquisa e suas perguntas e reflexões durante a elaboração da sua dissertação, reforçando a idéia de que é essencial a integração do ensino-serviço-comunidade para a execução de pesquisas que tenham valor e impacto não somente para a academia, mas na realidade dos serviços e principalmente melhoria das condições de saúde da população, foco da Atenção Primária à Saúde. Está sendo desenvolvido um estudo multicêntrico a cerca das percepções dos usuários sobre as orientações obtidas durante a pandemia do COVID-19 e considera-se que não seria possível desenvolver os diferentes olhares a cerca da temática se não tivesse sido realizada toda esta construção o qual foi permitida pela formatação e proposta do PROFSAÚDE. Justifica-se isto pelos seguintes pontos destacados e que servirão como base para discussão da pesquisa: o diagnóstico do município baseado no diagnóstico situacional e que embasará a contextualização do cenário de pesquisa. Os hiatos da comunicação identificados, bem como a estratégia de melhoria da comunicação a partir das redes sociais como aporte referencial para as discussões e construção de produtos que possam ser utilizados pelo serviço como conseqüentes a pesquisa realizada. Bem como o favorecimento de discussão com a gestão e formação de novas políticas para o contexto onde a pesquisa está sendo executada, a partir das possibilidades desvendadas articuladas com os elementos que sustentam o papel da ESF no processo de comunicação e educação em saúde. Considerações finais: Portanto, percebe-se que através das experiências durante um curso de mestrado multiprofissional é possível aproximar as discussões das necessidades de melhoria na atenção, educação e gestão em saúde dos serviços, bem como propor intervenções que contribuam para todos aqueles que participam conjuntamente desta trajetória. Concluindo que é possível (com)partilhar saber, aprender com a comunidade e juntos transformarmos nossos conhecimentos com vistas a melhoria da qualidade de vida da população através do nosso cuidado com educação sendo este o intuito de participar deste tipo de processo de formação.