Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Cirurgião dentista: dificuldades de inserção nas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF)
kristiane Machado Prezotti, Eliza Prezotto Giordani, Débora Monteiro, Bianca Colombi Furlam

Última alteração: 2022-01-28

Resumo


Culturalmente, o cirurgião dentista é visto como um profissional de saúde voltado, exclusivamente, aos cuidados com a boca. A própria categoria sempre foi treinada a fazer atendimentos individuais e voltados às doenças bucais.

Com a inserção da Equipe de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família, foi exigida desse profissional uma interação com os demais membros da equipe, devendo haver interdisciplinaridade em prol do atendimento integral do usuário.

Dessa maneira, a formação do cirurgião dentista com visão ampliada do processo saúde doença e do indivíduo passou a ser uma necessidade. Graduações e pós graduações já oferecem essas modificações curriculares. O que não significa mudanças nas visões dos demais membros das equipes quanto ao papel do cirurgião dentista.

Assim, este é um relato de caso onde a postura firme do profissional cirurgião dentista frente à resistência de membros da equipe, surtiu excelentes resultados de valorização profissional e crescimento do grupo como um todo.

A cirurgiã dentista do QUALIFICA APS iniciou suas atividades na UBS em maio de 2021 não observando qualquer interação da odontologia com os demais colegas de trabalho, o que a incomodou., visto não ser o que estava sendo estudado em seu curso de Aperfeiçoamento do QUALIFICA APS.

Tentou inserir-se nos processos de trabalho por alguns meses, sem sucesso, não sendo requisitada nem mesmo para reuniões de equipe.

Como estratégia, resolveu, então, buscar aproximação com as Agentes comunitárias de Saúde ( ACS), oferecendo uma capacitação onde abordaria a importância do cuidado oral , técnica de higiene bucal, interdisciplinaridade odontologia x diagnóstico e controle de doenças crônicas.

A proposta foi aceita e a ação executada com êxito.

Observou-se que, a partir dessa aproximação, passou a ser valorizada e, frequentemente, requisitada como apoio. Além de ser inserida e lembrada em diversas campanhas: outubro rosa, novembro azul, capacitações de educação permanente em saúde. Conclusões: o cirurgião dentista tem obrigação de capacitar-se e mostrar seu valor. A invisibilidade do profissional se dá, as vezes, pelo desconhecimento de como ele pode auxiliar nos processos e cabe a ele mudar essa realidade baseado na ciência.