Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-02-03
Resumo
O Programa Qualifica APS no estado do Espírito Santo traz a inovação da formação e qualificação de profissionais em provimento para atuarem na Atenção Primária em Saúde (APS) e na Saúde da Família (SF) dos municípios.
O modelo de ensino e aprendizagem é facilitado por docentes assistenciais, contactantes diretos com profissionais de mesma formação acadêmica nos municípios. Os cirurgiões dentistas participantes desse provimento têm a sua qualificação pautada em encontros, remotos e presenciais, com os seus respectivos docentes assistenciais, que utilizam metodologias ativas como estratégia de ensino. Entre elas, a simulação realística e a técnica do role play, nos encontros presenciais, têm o objetivo de formar e instrumentalizar os cirurgiões dentistas nas suas atividades assistenciais para o atendimento e cuidados odontológicos com o paciente. Além disso, buscam prepará-lo para atuação na equipe multidisciplinar e com suas responsabilidades em SF.
Desenvolvimento do trabalho:
O programa Qualifica APS traz o bojo da inovação na Atenção Primária capixaba há 2 anos, e utiliza as metodologias ativas como estratégia de disseminação do ensino e aprendizagem. A simulação e o role play ocorrem há cerca de 1 ano nos encontros presenciais do docente e os cirurgiões-dentistas. A combinação de estudos dirigidos, casos clínicos e simulação realística abordados pela técnica do role play se tornam o agregador para as suas tomadas de decisões futuras, visto que os profissionais exercitam o raciocínio clínico a partir de casos do cotidiano. A simulação realística representa um método de ensino inovador, baseado em ambientes e diretrizes assistenciais que agregam a complexidade do aprendizado em caráter integral, oportunizando a formação de profissionais autônomos e protagonistas em sua aprendizagem.
Resultados:
Os resultados se confirmam pela inovação na forma de abordagem dos temas da odontologia e da realidade dos cirurgiões-dentistas inseridos na saúde da família e comunidades. Observa-se que a simulação realística e a técnica do role play impactaram positivamente ensino e aprendizagem, tornando-os mais prazerosos e dinâmicos, facilitando a sua sedimentação. Potencializaram-se a prática dos cirurgiões-dentistas e dos supervisores docentes que puderam usar a sua criatividade e diferentes recursos e artefatos. Maquete de sucata, jogos, modelos de gesso e exames de imagem, figuras, casos e histórias clínicas, pacientes agendados e a ação cênica dos próprios profissionais como atores na simulação do cotidiano são alguns dos exemplos. Ambas as técnicas mostraram-se eficazes e capazes de transformar positivamente os processos, promovendo ambientes reflexivos ao aluno com a incorporação de elementos clínicos essenciais para a prevenção de suas ocorrências. Focados no desenvolvimento de habilidades técnicas da prática clínica odontológica, nos cuidados com o paciente e no relacionamento com as suas equipes, os trabalhos resultantes foram extremamente satisfatórios como experiências docentes e discentes.
Considerações finais;
Considera-se que a utilização desses recursos metodológicos de ensino contribuem para desenvolver habilidades em odontologia na APS, melhorando a correlação teórico-prática, como potentes instrumentos em educação permanente, além de favorecer apoio institucional na avaliação dos diferentes aspectos do cotidiano da APS.