Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
SIMULAÇÃO REALÍSTICA E TÉCNICA DO ROLE PLAY: O IMPACTO DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO PROGRAMA QUALIFICA APS
Elisa Prezotto Giordani, Itamar Francisco Teixeira, Anderson Cleyton Gasparini Milanezi, Giovani Zanquetto Olmo, Wellick de Melo Santos, Fabiano Araújo Brum, Margareth Machado, Louizeanne Lobato Athayde

Última alteração: 2022-02-03

Resumo


O Programa Qualifica APS no estado do Espírito Santo traz a inovação da formação e qualificação de profissionais em provimento para atuarem na Atenção Primária em Saúde (APS) e na Saúde da Família (SF) dos municípios.

O modelo de ensino e aprendizagem é facilitado por docentes assistenciais, contactantes diretos com profissionais de mesma formação acadêmica nos municípios.  Os cirurgiões dentistas participantes desse provimento têm a sua qualificação pautada em encontros, remotos e presenciais, com os seus respectivos docentes assistenciais, que utilizam  metodologias ativas como estratégia de ensino. Entre elas, a simulação realística e a técnica do role play, nos encontros presenciais, têm o objetivo de formar e instrumentalizar os cirurgiões dentistas nas suas atividades assistenciais para o atendimento e cuidados odontológicos com o paciente. Além disso, buscam prepará-lo para atuação na equipe multidisciplinar e com suas responsabilidades em SF.

Desenvolvimento do trabalho:

O programa Qualifica APS traz o bojo da inovação na Atenção Primária capixaba há 2 anos, e utiliza as metodologias ativas como estratégia de disseminação do ensino e aprendizagem. A simulação e o role play ocorrem há cerca de 1 ano nos encontros presenciais do docente e os cirurgiões-dentistas. A  combinação de estudos dirigidos, casos clínicos e simulação realística abordados pela técnica do role play se tornam o agregador para as suas tomadas de decisões futuras, visto que os profissionais exercitam o raciocínio clínico a partir de casos do cotidiano. A simulação realística representa um método de ensino inovador, baseado em ambientes e diretrizes assistenciais que agregam a complexidade do aprendizado em caráter integral, oportunizando a formação de profissionais autônomos e protagonistas em sua aprendizagem.

Resultados:

Os resultados se confirmam pela inovação na forma de abordagem dos temas da odontologia e da realidade dos cirurgiões-dentistas inseridos na saúde da família e comunidades. Observa-se  que a simulação realística e a técnica do role play impactaram positivamente  ensino e aprendizagem, tornando-os mais prazerosos e dinâmicos, facilitando a sua sedimentação. Potencializaram-se a prática dos cirurgiões-dentistas e dos supervisores docentes que puderam usar a sua criatividade e diferentes recursos e artefatos. Maquete de sucata, jogos, modelos de gesso e exames de imagem, figuras, casos e histórias clínicas, pacientes agendados e a ação cênica dos próprios profissionais como atores na simulação do cotidiano são alguns dos exemplos. Ambas as técnicas mostraram-se eficazes e capazes de transformar positivamente os processos, promovendo ambientes reflexivos ao aluno com a incorporação de elementos clínicos essenciais para a prevenção de suas ocorrências. Focados no desenvolvimento de habilidades técnicas da prática clínica odontológica, nos cuidados com o paciente e no relacionamento com as suas equipes, os trabalhos resultantes foram extremamente satisfatórios como experiências docentes e discentes.

Considerações finais;

Considera-se que a utilização desses recursos metodológicos de ensino contribuem para desenvolver habilidades em odontologia na APS, melhorando a correlação teórico-prática, como potentes instrumentos em educação permanente, além de favorecer apoio institucional na avaliação dos diferentes aspectos do cotidiano da APS.