Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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: Relato de uma experiência exitosa na UBS Santa Clara, Módulo III, Jerônimo Monteiro- ES, utilizando ferramentas discutidas no Programa Qualifica-APS do ICEPi/SESA.
Ana Carolina dos Santos Oliveira, Maurício Ubiratan da Silva Freire

Última alteração: 2022-01-05

Resumo


Apresentação e o Objetivo: O Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) foi implementado em 2019 pela Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo (SESA) através do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), instituto este criado em 2019 e que tem por atribuição, mediante o gerenciamento de políticas públicas que fomentem a inovação em saúde,  o desenvolvimento de projetos que sejam destinados ao aprimoramento dos profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como prezar pela concepção de pesquisas científicas e tecnológicas que favoreçam a qualificação da gestão, da formação e da atenção no sistema público de saúde. Desta forma, o Qualifica-APS, programa o qual apresentou em Julho/2021 atuação em 86% dos municípios do Espírito Santo, tem como foco captar, qualificar e acompanhar profissionais do SUS que atuem na APS com intuito de aprimorar a base teórica e prática com o vislumbre de melhoria nos atendimentos das UBS desde o acolhimento na recepção até os atendimentos da equipe multiprofissional de modo que tem sido possível promover avaliações crítico-reflexivas sobre quais providências são necessárias em prol do usuário da APS. Para que isso seja realizado foi construído pela gestão do ICEPi, junto com os supervisores assistenciais, um cronograma de 32 horas semanais de atividades prático-assistenciais nas quais estão inseridos atendimentos à comunidade nas UBS e 8 horas semanais de horário protegido para atividades teórico-práticas, com discussões de casos clínicos, treinamentos, capacitações, apresentações e também momento para compartilhamento de experiências individuais e coletivas em que vivenciam os supervisionados em suas realidades, concedendo estratégias que possam ser aplicadas no contexto local de cada médico discente. Objetivo: Relato de experiência de médica generalista atuante na UBS da Santa Clara Jerônimo Monteiro - ES módulo III após capacitação com a educação permanente em saúde através do ICEPi e os impactos trazidos para a comunidade e a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Experiência: Quando iniciou o provimento do Qualifica APS, em 2019, o município de Jerônimo Monteiro, sul do Espírito Santo, não dispunha de supervisor para acompanhar de modo vívido os médicos que aderiram ao programa no propósito de auxiliar na transformação do conhecimento e nas práticas clínico-assistenciais na UBS. Desse modo, em 2021, obtive em minha área de abrangência o Supervisor Maurício Ubiratan da Silva Freire, que coordena algumas UBS em Cachoeiro de Itapemirim, outro município do sul capixaba, como também em Jerônimo Monteiro, de modo que nos trouxe as atividades docente-assistenciais do ICEPi. O método inovador que o Qualifica-APS trouxe com a primeira atividade assistencial foi imprescindível para o desenvolvimento das demais, sendo esta o estabelecimento do diagnóstico situacional do nosso território adscrito. Tal exercício foi enriquecedor, pois foi possível constatar em qual realidade a UBS em que atuo está inserida e de que modo isso condiz com as múltiplas realidades socioculturais da comunidade, além de evidenciar a necessidade de aprimoramento nos conceitos e princípios de APS e SUS. Logo, ao nos debruçarmos sobre o diagnóstico situacional, verifiquei que se fazia necessário realizar melhorias no acolhimento e na estratificação de risco, de modo a concretizar de forma efetiva a implementação da coordenação do cuidado dos usuários. Sendo assim, trouxe à tona nas reuniões que estávamos realizando o déficit que existia na minha área de abrangência e, tendo exposto a realidade em que estava inserida, os colegas supervisionados, conduzidos pelo Supervisor, sugeriram que fossem intensificadas as reuniões de equipe, além de se estabelecer planos e metas para aumentar as consultas de demandas espontâneas atraves da estratificação de risco, lançando mão do conceito da demora permitida, e reduzir as consultas agendadas conforme necessidades observadas no diagnóstico situacional. Vale a pena ressaltar que o médico supervisor me auxiliou no embasamento teórico, trazendo referências bibliográficas de cadernos de atenção básica, BMJ e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) para que conseguisse modificar o modo de trabalho com a equipe de enfermagem e com os agentes comunitários de saúde (ACS). Resultados e Impactos: As atividades do provimento têm trazido à UBS Santa Clara, módulo III, Jerônimo Monteiro, melhorias consideráveis, pois após o diagnóstico situacional foi possível a construção de um programa de ação para que houvesse a integralidade, equidade e principalmente a coordenação do cuidado para trazer ao usuário uma maior resolutividade de suas demandas. Embora, estejamos dia após dia tentando aperfeiçoar, pois, invariavelmente, há erros, próprios do processo de (re)construção de novos conceitos e métodos de trabalho, pode-se considerar que as mudanças de posturas foram evidentes, de modo que a equipe, atualmente, se mostra mais engajada em auxiliar o paciente. Além disso, as mudanças citadas fizeram com que o trabalho fosse descentralizado, deixando de ser realizado apenas por um profissional da ESF, demonstrando a importância e efetividade de cada integrante da equipe, sem contar na integração multiprofissional que passou a ocorrer. Para mim, as atividades propostas pelo Qualifica-APS, tem sido de valor inestimável, pois tem me proporcionado maior segurança em atender a comunidade com as informações mais atualizadas, com o impacto de consultas mais completas e centradas no paciente. Considerações finais do trabalho: É visível o que o programa de qualificação dos profissionais da atenção primária no ES tem sido importantíssimo para a melhoria da saúde do capixaba. Anteriormente não se detinham profissionais para o interior do estado com salários atrativos além não haver, até então, modos de capacitação com geração de aprendizagem e prática. Sendo assim, ao lançar esse projeto, houve a possibilidade de todos os usuários do SUS usufruírem das benesses que a SESA pode ofertar à população de modo geral, no quesito multiprofissional e assistencial. Além disso, traz aos discentes desse programa a possibilidade de aperfeiçoamento de seus conhecimentos, com atualizações formidáveis que serão empregadas em seu cotidiano laboral, agregando uma gama de estratégias dinâmicas e integrativas para serem implementadas na rotina da UBS, com foco em melhoras indicadores das populações alvo, sem esquecer dos demais usuários. E isso tem sido possível com o empenho dos supervisores em aprenderem com a gestão, nos trazendo atividades riquíssimas como diagnósticos situacionais, educação permanente com a comunidade, situações-problemas hipotéticas, casos clínicos verídicos dos supervisionados que nos fomenta cada dia mais a querer intensificar nossos serviços para alcançar aos usuários em sua totalidade.

 

Palavras-chave: ICEPi, APS, Diagnóstico Situacional, Educação em saúde, Equipe multiprofissional,  Demanda espontânea