Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Repensando a visita odontológica domiciliar na ESF: Relato de caso em Vila Velha-ES
Lucia Helena Schaffeln Dorigueto, Roberta Valques Fitaroni, Elisa Prezotto Giordani

Última alteração: 2022-02-23

Resumo


Considera-se a universalidade um dos princípios do Sistema único de Saúde, SUS.

Majoritariamente, os serviços ofertados na APS são oferecidos, de forma amplamente organizada, a todas as faixas etáriasem instalacões próprias acessadas pelos próprios usuários.

Porém, existe uma reduzida parcela da população que, por diversas razões, não consegue chegar ao serviço de saúde onde se encontram os profissionais da APS para atenderem suas mais diversas necessidades em saúde.

Dessa maneira, relata-se aqui um caso de visita domiciliar odontológica que procura destacar a importância do profissional curugião dentista e da atividade de visita domiciliar como rotinas dentro das programações das equipes da Estratégia de Saúde da Família.

Como atividade do curso de aoerfeiçoamento em Odontologia Clínica do ICEPI/SESA do Governo do Estado do Espírito Santo, foi programada uma visita domiciliar com a docente e três cirurgiãs dentistas a uma residência no bairro Barra do Jucu, Vila Velha, ES, em novembro de 2021.

A paciente, de 9 anos de idade, tem problemas de fala, deglutição e apresenta quadro convulsivo controlado há 8 meses.

Senta-se mas não deambula, o que dificulta imensamente seu transporte pela família até a Unidade de Saúde. Não háveículo na residência.

Dessa forma, a intenção inicial do grupo de profissionais cirurgiões dentistas era de realizar exame clínico e avaliação das condições de saúde bucais para posterior agendamento de um veículo da Prefeitura Municipal de Vila Velha para transporte de pacientes para tratamento na unidade de saúde.

Ao chegar ao local, a mãe da paciente, principal cuidadora, colaborou demais com o grupo, mantendo a paciente calma durante todo o tempo.

Assim, foi possível constatar que não havia cavidades de cárie nem tão pouco lesões em mucosa.

Foi feita a raspagem de cálculos dentários, profilaxia e aplicação de flúor. E a mãe foi parabenizda pela higiene bucal, considerada muito boa para o caso.

Conclui-se que a presença do cirurgião dentista nesta visita domiciliar foi fundamental para reforçar os cuidados em saúde bucal, evitando-se deslocamentos dificultosos para pacientes e familiares. O atendimento odontológico em domicílio pode significar melhor gestão do tempo de atendimento e dos gastos envolvidos no deslocamento do paciente para a unidade de saúde.