Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Gamificação no Profsaúde UFMA: o cuidado com cuidadores de idosos na Pandemia
Claudia Marques Santa Rosa Malcher, Cristiane Fiquene Conti

Última alteração: 2022-01-03

Resumo


Apresentação: Este relato trata do projeto de intervenção realizado no Mestrado Profsáude-UFMA utilizando a metodologia da gamificação na Pandemia de covid-19, uma importante ferramenta fomentadora da produção do conhecimento como prática de saúde, levando em consideração que as possibilidades de ensino e de aprendizagem se tornam mais ricas se vinculadas às realidades dos sujeitos envolvidos, suas vivências, práticas, cultura e contexto em que estão inseridos, tornando então estas experiências carregadas de significado. Os profissionais de saúde e futuros profissionais de saúde devem ser capazes de executar e gerenciar as necessidades e anseios dos usuários do SUS proporcionando um ambiente de interação e empoderamento aqui representado na criação e divulgação de cuidados aos cuidadores de idosos em vídeo no uso da gamificação.

Objetivo: Apresentar aqui a gamificação como uma forma de fortalecimento das práticas de saúde para os cuidadores de idosos. Além disso há poucos estudos e intervenções voltadas aos cuidadores de idosos na atenção primária da saúde (APS), trazendo a relevância deste tema para a implementação de políticas públicas que preencham essa lacuna de cuidados. Primeiro, de forma motivadora busca-se por meio da assistência em vídeo, articular o estímulo e divulgação da promoção da saúde aos cuidadores de idosos, visando à vigilância em saúde para a adoção de estilo de vida saudável. Em segundo lugar, chamar um alerta para a necessidade de autocuidado tendo em vista os fatores de risco para sobrecarga física e mental a que os cuidadores estão expostos, levando em consideração que por vezes estão imersos em suas atividades em cuidar do outro, e estão também mais sujeitos a esquecer de si e não procurar auxílio para sua saúde. O terceiro objetivo é fortalecer estratégias de intervenção permanente, com uso de avatar, para maior efetivação das práticas de educação em saúde.

Desenvolvimento do trabalho: Ocorreu a partir do projeto e produto de intervenção desenvolvido no diagnóstico situacional de uma unidade de saúde da família (USF) em São Luís no Maranhão em 2021, onde nós discentes do Mestrado Profsaúde UFMA fomos incitados a aplicar a técnica da estimativa rápida e o planejamento estratégico situacional e o triângulo de Matus na construção do projeto de intervenção e reconhecimento do território vivo. A partir das informações coletadas da USF, formulou-se o mapa territorial, permitindo escolher um problema de saúde prioritário e seus nós críticos com a intenção de aumentar a eficácia da ação do fazer saúde. No decorrer deste processo também se realizou a autovaliação para a melhoria do acesso da qualidade da atenção básica, e se percebeu como reflexão crítica que há pouca utilização de processos autoavaliativos e falta de educação em saúde permanente e significativa nesta USF do projeto de intervenção. Com isso, se destacou a participação do Mestrado Profsaúde UFMA junto com essa USF e sua comunidade assistida para elencar, eleger e delimitar como agir na pandemia de covid-19 para atuar frente a necessidade do cuidado com os cuidadores de idosos como ação prioritária, dentre diversos outros problemas encontrados a exemplo do excesso de ações biomédicas, a falta de fluxo na rede de apoio e a presença de vínculo empregatício temporário. Neste diagnóstico, um ponto forte e bastante elogiado na USF pelos usuários foi quanto ao vínculo e acolhimento. Nisto surgiu também um fruto importante do planejamento e avaliação deste projeto na oportunidade da otimização da orientação dos cuidados com o cuidador de idoso, mudança comportamental em seus hábitos de vida e estímulo para o autocuidado. Reforça-se ainda que diante da pandemia de covid-19 onde os idosos foram os mais afetados em mortalidade e mesmo pelo crescimento da população de idosos, é necessário o investimento crescente na promoção da saúde e o acolhimento daqueles que prestam cuidados a este público, ou seja, seus cuidadores. Assim, se pensou em utilizar a assistência ao vídeo como estratégia de envolvimento no sentido de motivá-los a se cuidarem. A intervenção está divulgada no canal do youtube disponível no https://youtu.be/bbHksd5p-dg no vídeo “Cuidador de Idoso” e conta com uso de tecnologia leve de educação em saúde. Como diferencial na construção desse vídeo optamos pelo uso da gamificação no uso de um “AVATAR” de uma médica “real” discente do Mestrado Profsaúde UFMA presente no vídeo.  A gamificação trata-se do uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos. Assim, a gamificação traz em suas bases de evidências uma fonte de produção de conhecimento apropriada para fortalecer o vínculo e proporcionar a coordenação do cuidado no ensino da comunidade assistida na atenção primária à saúde. O conhecimento reproduzido no vídeo revela as seguintes reflexões apoiadas no “Guia Prático do Cuidador” do Ministério da Saúde:  O cuidador precisa de cuidados? Quais cuidados devem ter? Onde procurar apoio para o cuidador? Este vídeo, assim foi proposto para uma chamada breve e ampla quanto seus objetivos e proposta.

Resultados: o vídeo integra a nível local na atenção primária à saúde um marco na aplicação de estratégia de envolvimento dos cuidadores de idosos e tem seu impacto disseminado por meio de visualizações na plataforma digital do youtube disponível no  https://youtu.be/bbHksd5p-dg.

Considerações finais: Devido o aumento crescente da população de idosos no Mundo, em nosso País, no Maranhão e na Cidade de São Luís em decorrência da transição demográfica, ganha destaque também o aumento no número de cuidadores de idosos acompanhando essa tendência, e com isso há necessidade de fortalecer estratégias de intervenção permanente para maior efetivação das práticas de educação em saúde como a Gamificação a estes cuidadores. Além disso, a própria pandemia de covid-19 acaba por delinear um cenário de produção de conhecimento amplamente favorável ao ensino remoto objeto deste projeto de intervenção. Como perspectivas destaca-se que futuros gerenciamentos e otimização dos determinantes da qualidade de vida dos cuidadores de idosos devem ser acompanhados inclusive para os cuidadores estarem preparados para exercer com zelo seu papel. Destaca-se ainda que um excelente local de apoio para o acompanhamento dos cuidadores de idosos é na APS por ser a principal porta de acesso aos serviços de saúde e por proporcionar a resolução de cerca de 90% dos problemas de saúde.