Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
DEZ MINUTOS: PROGRAMA DE BRIGADAS EM AÇÃO, UMA EXPERIÊNCIA DOS COLABORADORES DA SEDE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BORBA, AMAZONAS.
Ananda Miranda de Lima, Nayla Marcele Lindoso Machado, Leandro Teixeira Pantoja, Ângela do Socorro Fernandes Barba

Última alteração: 2022-01-06

Resumo


O Programa de Brigadas de combate ao Aedes aegypti já está implantado na sede da secretaria municipal de saúde desde de 2020 e faz parte das instituições do município ativas implantadas. O Programa de Brigadas de combate ao Aedes aegypti foi instituído pelo Decreto Estadual do Amazonas nº 36.640/2016 como resposta ao enfrentamento do zika vírus.

A iniciativa é importante estratégia para combater as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, os colaboradores realizam toda sexta-feira os 10 minutos contra a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Estão envolvidos nas atividades todos os profissionais lotados na sede da secretaria. A intenção durante a ação é remover do ambiente e externo e entorno qualquer tipo de objeto que seja fonte de proliferação do vetor causador das doenças, além disso, participar de palestras, mobilizações sociais e exposições.

As atividades são monitoradas e emitidos relatórios mensais da Brigada para a gerência de endemias. Fica também a disposição um agente de endemias para apoiar as ações. Durante as atividades, se detectado a presença de larvas, a equipe imediatamente informa o agente de endemias que faz a coleta para análise.

Conforme a classificação dos depósitos e ações preconizadas, a Secretaria de Saúde de Borba, no decorrer de 58 semanas, realizou a remoção de depósitos passíveis de remoção, subgrupo D2, tipo de recipientes plásticos, latas, garrafas, sucatas e entulhos, indicador que mostra um número significativo de depósitos eliminados, dessa forma, pode-se afirmar que existe um impacto importante para o ambiente e para a prevenção das doenças causadas pelo Aedes Aegypti.

A equipe de Brigadas, SEMSA em ação contra o Aedes, recebeu o prêmio de segundo lugar pelo desempenho nas atividades no município de Borba, premiação local dado às instituições que foram implantadas o serviço e que tem realizado as ações de maneira contínua no seu ambiente de trabalho.

Como resultado, destaca-se que o Programa de Brigadas da sede da secretaria, tem trazido bons resultados, mostrando que o fortalecimento das ações contra o Aedes trazem impacto importante para a saúde da população e busca dessa forma estimular a participação de diversas instituições no enfrentamento do Aedes.