Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A utilização do Relatório A3 em Unidades de Pronto Atendimento
Luiza HERINGER Werner heringer Vieira, Robisom Damasceno Calado, Luis Fernando Torres, Gislayne Vieira Borges

Última alteração: 2022-01-20

Resumo


Introdução: Com a difusão do conceito lean healthcare em Unidades de Pronto Atendimento, algumas ferramentas lean requerem melhor contextualização quanto a seu uso e seus benefícios. A implementação de uma ferramenta de fácil utilização e manuseio apresenta-se como necessária em ambientes de emergência. Neste cenário o Relatório A3 destaca-se por conseguir aliar praticidade, agilidade, meios de divulgação do conhecimento gerado e controle dos resultados. O método de pesquisa utilizado neste trabalho, quanto à estratégia de pesquisa, pode ser classificado como pesquisa bibliográfica e estudo de caso, com abordagem qualitativa.  O objetivo deste trabalho é demonstrar a relevância da utilização do Relatório A3 em Unidades de Pronto Atendimento, em um evento de melhoria sobre implantação de 100 projetos utilizando o A3 no prazo de 7 meses em 50 UPAs em 8 estados e distrito federal. Por se tratar de una abordagem qualitativa, os macro resultados esperados concentram-se no controle no dos resultados obtidos com o evento de melhoria estudo de caso deste trabalho, bem como na disseminação por toda a Unidade do conhecimento gerado. A contribuição deste trabalho reside na demonstração prática da utilização de uma ferramenta lean de baixo custo e alto impacto no que diz respeito à resultados e conhecimentos gerados.

 

Palavras-Chave: “Atendimento de Emergência” “Avaliação de Processos e Resultados” “Organização e Administração” “Lean Healthcare”.