Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO DE MEDIADORES PARA EAD EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Carolina Gusmão Magalhães, Lígia Amparo da Silva Santos, Poliana Cardoso Martins, Lucineide Leal, Amélia Borba Costa Reis, Virgínia Campos Machado, Márcia Cordeiro, Verena Macedo, Indira Ramos

Última alteração: 2022-01-10

Resumo


Apresentação: A formação de mediadores para atuarem na modalidade EAD envolve uma série de etapas que vão desde a avaliação do perfil e currículo, ao conhecimento diante da área de concentração do curso, à compreensão desta modalidade de ensino, chegando à avaliação do processo formativo e definição de atribuições e modelo de interação de professores-mediadores. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia na formação de professores mediadores para a oferta do curso de Qualificação do Cuidado às pessoas com sobrepeso e obesidade na Atenção Básica do estado da Bahia, em modalidade EAD em Saúde. Desenvolvimento do trabalho: A construção do modelo, a metodologia de formação de mediadores e a experiência e avaliação do processo formativo, realizado em 2021, foi edificada por 08 membros da Comissão de formação e vivenciada por 09 professores mediadores, num período de 06 meses. Os encontros virtuais, semanais/quinzenais, ocorreram no Moodle/AVA, com a participação de convidados, estruturados com momento de ambientação, apresentação do tema, discussão ampliada, levantamento e sistematização dos principais pontos debatidos e apresentação de proposta de atividade e encerramento. Resultados: Inicialmente, após seleção de 10 mediadores, entre desistências e trocas, foi feito um levantamento sobre temas relevantes ao processo formativo e necessários para o alinhamento de concepções teóricas que fundamentam o curso. A formação aconteceu em meio à pandemia do COVID-19 e, neste contexto, todos os 20 encontros realizados aconteceram em modalidade virtual.  Diversos temas contemplaram temáticas muitas “caras” às discussões do cuidado às pessoas com obesidade, mas também a formação em modalidade EAD. Considerações finais: Todo projeto de formação pressupõe o preparo de quem pretende mediar o conhecimento. A experiência vivida nesta formação de mediadores em muito qualificou a atuação destes sujeitos, pois fortaleceu suas capacidades conceituais, metodológicas e estratégicas diante da formação, em modalidade EAD, de profissionais de saúde que atuam no cuidado às pessoas com sobrepeso e obesidade, considerando seus contextos sociais, comunitários e familiares.