Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Educação Permanente em Saúde e Integração Ensino-Serviço como dispositivos de qualificação do cuidado, transformação de práticas e implantação do projeto “Reabilitação Multidisciplinar pós-COVID em Campo Grande- MS”
Nayara De Araujo Muzili Reis, Julio Cesar de Souza, Datiene Aparecida Diniz Rodrigues Bernal, Alana Gisele Galeano, Moema Amorim Teixeira, Bruna Terumi Sato Yonamine, Rafael Furlaneto Bernardinis, Mara Lisiane de Moraes dos Santos

Última alteração: 2022-01-13

Resumo


Apresentação: Em 2020, o Brasil apresentou números alarmantes de casos e óbitos decorrentes da COVID-19. Em janeiro de 2021, Campo Grande/MS apresentava 69.120 casos confirmados e 1.298 óbitos. Logo após a primeira onda de contágio e o crescente número de infectados pelo novo Coronavírus, surgiu uma nova demanda de saúde: indivíduos que desenvolveram sequelas, como: falta de ar aos pequenos esforços, fadiga/cansaço, dores articulares, fraqueza muscular, tosse, alteração de sensibilidade e perda de memória, denominadas como Síndrome Pós-COVID.

Neste cenário, houve um aumento significativo de demandas assistenciais para o expressivo número de usuários que desenvolveram tal síndrome. Nesse cenário, o desconhecido Coronavírus e o seu impacto na vida dos usuários inquietou os profissionais da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e os provocou a buscarem qualificação para enfrentarem esse novo desafio a fim de ofertarem tratamento adequado aos indivíduos acometidos.

O objetivo do presente relato é compartilhar a experiência do projeto “Reabilitação Multidisciplinar pós-COVID”, desenvolvido em Campo Grande/MS junto a usuários que apresentaram Síndrome Pós-COVID. Teve início em janeiro/2021 e foi desenvolvido por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) na Unidade Especializada de Reabilitação e Diagnóstico (UERD).  Ainda, relataremos o impacto da Educação Permanente em Saúde (EPS) na viabilização do projeto e qualificação do cuidado em reabilitação a usuários com Síndrome Pós-COVID.

Desenvolvimento:

Diante dos novos desafios de cuidado em saúde impostos pela Síndrome Pós-COVID foi desenvolvido uma ação de EPS por meio de um projeto colaborativo entre SESAU e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, fortalecendo a integração ensino-serviço. Foi realizada uma formação em reabilitação para usuários com Síndrome pós-COVID para fisioterapeutas, profissional de educação física e acadêmicos do último ano de fisioterapia. Posteriormente, outros profissionais da RAS participaram de EPS ofertada pela Secretaria de Saúde do Estado: Reabilitação para Síndrome pós-COVID na APS. Conjuntamente às ações de EPS, o projeto de reabilitação Multidisciplinar pós-COVID iniciou-se em janeiro de 2021, com atenção multiprofissional na UERD, com a atuação de profissionais da educação física, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas. Os usuários eram referenciados através do sistema de regulação do município, e o atendimento realizado das 18 às 22 horas, para não prejudicar os demais usuários que necessitassem de reabilitação no local.

Resultado:

De janeiro a novembro foram realizados 646 atendimentos junto a 43 usuários, sendo as principais queixas: falta de ar aos pequenos esforços, dor e fraqueza nos membros inferiores e superiores, cansaço interminável, fadiga, dificuldade nas atividades de vida diária (AVD’s), dor no ombro, tosse constante, perda de memória, formigamento em pés e mãos, tremor nas mãos, cefaleia, chiado/dor no peito, dor nas costas e tontura. Obtiveram alta 43 usuários e 05 foram referenciados para seguimento pelas equipes NASF/AP.

Considerações finais:

As ações de EPS proporcionaram a qualificação profissional e subsidiaram a transformação das práticas ao propiciarem aos trabalhadores construção de conhecimento e, consequentemente, segurança na tomada de decisões e cuidado qualificado frente aos desafios impostos pela pandemia. Ademais, o projeto ainda evidenciou que o trabalho multidisciplinar potencializa o cuidado integral e ampliado ao usuário.