Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-01-24
Resumo
OBJETIVO: Relatar a experiência sobre o uso de captações da realidade como instrumento metodológico no ensino superior de Epidemiologia em Enfermagem. MÉTODO: Consiste em relato de experiência sobre instrumentos metodológicos desenvolvidos na disciplina de Epidemiologia e Enfermagem, ministrada no 3º período do curso graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Pau dos Ferros (CAPF). RESULTADO: O ensino de Epidemiologia na Enfermagem prioriza que o processo de aprendizagem ocorra de maneira prática-teórica-prática, a fim de aproximar os discentes da produção dos serviços de saúde e diminuir a distância entre a conversação teórica e prática do processo de trabalho da Enfermagem. A captação da realidade é uma metodologia que viabiliza este processo, permite a aproximação do discente ao território e sua realidade sanitária, sendo desenvolvida da seguinte forma: 1- em um primeiro momento, na inserção dos alunos nos serviços de saúde parceiros da UERN, a fim de conhecer a realidade local e buscar conhecimentos práticos dos conteúdos: Conceito de saúde e doença; determinação social do processo saúde-doença, vigilância em saúde, sistemas de informação, indicadores em saúde; 2-logo após, os alunos retornam às salas de aulas para discussão teórico-científica sobre as temáticas e; 3-por fim, retornam aos serviços de saúde com um outro olhar e embasamento teórico para identificar a realidade de maneira ampliada. É importante salientar, que os discentes são orientados as atividades e guiados por um instrumento que consta os elementos mais importantes ao reconhecimento do território. CONCLUSÃO: A captação da realidade é uma metodologia que exige tempo e dedicação dos envolvidos, no entanto, permite a compreensão da aplicabilidade da epidemiologia, condensando assuntos complexos e fomentando a transformação da práxis de sujeitos individuais e coletivos.