Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A inserção da consulta odontológica domiciliar na rotina da Equipe de Estratégia de Saúde da Família da US Santa Bárbara
Débora Domingues Monteiro, Eliza Prezotto Giordani, Kristiane Machado Prezotti, Lara Masson Peixoto Pignaton, Bianca Furlam

Última alteração: 2022-01-10

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo descrever o processo de inserção da consulta odontológica domiciliar na rotina de atendimento da equipe de Estratégia de Saúde da Família da Unidade de Saúde Santa Bárbara, Cariacica/ES.

A partir de março de 2021 a Odontologia passou a compor o quadro de profissionais da equipe de Estratégia de Saúde da Família da Unidade de Saúde de Santa Bárbara. Em reunião com a equipe iniciou-se um planejamento de como a Odontologia passaria a compor as atividades estratégicas da equipe, em visitas domiciliares.

A estratégia proposta pela equipe foi: os Agentes Comunitários de Saúde trariam as demandas para visitas domiciliares, que seriam planejadas e o dentista passaria a estar presente nas visitas de diagnóstico, com toda a equipe. Subsequentemente seria planejada a visita para atendimento clínico odontológico, com a presença do Agente Comunitário de Saúde, da técnica de enfermagem e do cirurgião-dentista. Os casos eram discutidos nas reuniões de equipe para priorização das demandas e acompanhamento subsequente.

O município de Cariacica possui equipamento de consultório móvel, com o qual pôde-se realizar as visitas domiciliriares de atendimento clínico odontológico. Os atendimentos realizados incluíram os seguintes procedimentos: exodontias, restaurações, raspagens e profilaxia.

A equipe passou a ter um olhar mais voltado para a saúde bucal e ver a importância do cirurgião-dentista na equipe de estratégia de saúde da família.

Estes pacientes apresentaram melhora de seu quadro clínico geral em decorrência da remoção de focos infecciosos em cavidade oral, resultando em melhora da qualidade de vida dos pacientes domiciliados.

Os resultados têm demonstrado o sucesso da estratégia proposta pela equipe de Estratégia de Saúde da Família para a inserção da consulta odontológica domiciliar na rotina da equipe, fazendo cumprir o compromisso do SUS com a integralidade do atendimento em saúde.