Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Educação permanente em saúde no cuidado às pessoas com obesidade: uma revisão de escopo
Carolina Gusmão Magalhães, Ricardo Burg Ceccim, Lígia Amparo da Silva Santos, Verena Macedo Santos, Emile Miranda Pereira, Ana Arthur F. M. Santos, Gesner Francisco Xavier Júnior, Poliana Cardoso Martins, Mônica Leila Portela de Santana

Última alteração: 2022-01-18

Resumo


Apresentação: O fenômeno da obesidade assumiu, nas últimas décadas, o centro do debate das preocupações sanitárias no planeta, em virtude de seu caráter complexo e multifatorial. A baixa efetividade dos modelos de atenção à saúde, curativos e biologicistas, impõe reflexões sobre os caminhos para a inovação das práticas de cuidado. Diretrizes para a organização de linhas de cuidado da obesidade na Atenção Primária apontam a Educação Permanente em Saúde como potente estratégia político-pedagógica na indução de mudanças na compreensão, atitude e procedimento dos trabalhadores de saúde, na superação da lógica hegemônica de atenção. Assim, esta revisão mapeia as iniciativas de educação permanente no cuidado à pessoa com obesidade na literatura nacional e internacional. Desenvolvimento do trabalho: Os autores pesquisaram 06 bases de dados até outubro de 2020, sem restrição de idiomas, nem período de publicação. Quatro revisores independentes analisaram os artigos e dois extraíram os dados que foram analisados ​​e discutidos com a equipe de pesquisa. Resultados e/ou impactos: Após triagem de 8.780 títulos/resumos e 26 textos completos, 10 estudos preencheram os critérios de elegibilidade. Estes estudos foram publicados a partir de 2004, todos originais, oito na América do Norte e quatro em países com sistema universal de saúde. A maioria das iniciativas era presencial (80%), de curta duração (70%), com equipes multiprofissionais (70%) e temáticas sobre abordagens da obesidade (80%), assumindo-a como um problema de saúde pública mundial (60%). Os resultados versavam sobre as mudanças de compreensão, atitude e procedimentos dos participantes (80%) e as lacunas sobre a sustentabilidade destas mudanças (80%). Considerações finais: A revisão demonstrou escassez de pesquisas na área e um desenho geral das iniciativas bem distante do que propõe a Educação Permanente em Saúde, com metodologias tradicionais de ensino baseado em técnicas de transmissão de informações, a obesidade compreendida como uma doença e um problema de saúde pública, além do caráter pontual e da fragmentação disciplinar, alheias à centralidade no cotidiano de trabalho, sem reconhecer seus problemas e território como disparadores de conhecimento, e ao foco na noção de redes de atenção, linha do cuidado, integralidade e culturas alimentares e corporais.