Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Uma reflexão sobre a cultura de paz em tempos de crise: Relato de experiência.
Mirna Neyara Alexandre de Sá Barreto Marinho, Elem Juliana Silva Santana, Bruna Araújo Madeira, José Henrique Moreira Albuquerque, Neíres Alves de Freitas, Willamys Silva Santana, Adriano Matos Cunha, Flora Lia Leal da Costa

Última alteração: 2022-01-12

Resumo


APRESENTAÇÃO: A cultura de paz diz respeito a uma visão de mundo que privilegia o diálogo e a mediação para resolver conflitos, abandonando atitudes e ações violentas e respeitando a diversidade dos modos de pensar e agir. Dentro os pontos defendidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no “Manifesto por uma Cultura de Paz e Não Violência”, estão: respeitar a vida; rejeitar a violência; ser generoso; ouvir para compreender; preservar o planeta; redescobrir a solidariedade. Esses pontos indicam caminhos de ação para se promover a cultura de paz nos diversos ambientes, como no caso das escolas, de maneira que através desse projeto, alunos da rede pública participam de oficinas que estimulam o sentimento de pertencimento e previnem situações de conflito no ambiente escolar. OBJETIVO: Descrever a vivência, como residente multiprofissional em saúde da família, do projeto de cultura de paz na prática, num ambiente escolar. MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência, envolvendo o cenário da Escola Municipal Paulo Aragão, que está ligada ao Centro de Saúde da Família (CFS) Cohab II, Sobral, Ceará. A seleção do cenário se deu por ser o campo contemporâneo de atuação da equipe de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) que conduziu o momento juntamente com o apoio psicossocial ofertado pela escola. A ação ocorreu em uma sala do 8º ano, com cerca de 25 alunos, sendo realizada em três momentos distintos: a árvore de problemas, ocorrida em dupla; oficina de dramatização, canto e discurso científico realizada em grupos dos principais problemas elencados; assinatura pelos alunos de carta de compromisso do que foi pactuado.  RESULTADOS: No primeiro momento, através da árvore de problemas, foram elencados temas relacionados à violência contra a mulher, violência contra o idoso, intolerância religiosa, homofobia, bullying, depressão na adolescência, racismo, desigualdade social, violência e falta de respeito ao próximo, transfobia, agressão contra o adolescente, inflação e conflitos. No segundo momento, na oficina, foi utilizado pelos alunos como metodologia ativa a dramatização, canto e discurso científico dos problemas selecionados. No terceiro momento, foi assinado a carta, em que os alunos se comprometeram publicamente em evitar brigas, agir com empatia, buscar o conhecimento, assumir participação nas decisões políticas e fazer críticas construtivas, valorizando as relações. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Obteve-se um processo reflexivo e de análise da conjuntura social vivida pelos sujeitos do território, compreendendo a necessidade e importância das discussões dos marcadores sociais que os rodeiam, bem como, entendimento da cultura de paz como inerente a cada sujeito, sendo esses corresponsáveis pelos compromissos pactuados a fim de promover mudanças nas diversas relações sociais.