Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Processo educacional sobre Cuidados Farmacêuticos e Síndrome Metabólica para implantação de Serviços Clínicos Farmacêuticos na Atenção Primária à Saúde
Manuela Martins Cruz, Leonardo Regis Leira, Carla Viana Dendasck, Mauro Silveira de Castro, Mônica Cola Cariello Brotas Corrêa, Raiana Maria Prucoli Falsoni, Karla Oliveira dos Santos Cassaro, Tadeu Uggere de Andrade

Última alteração: 2022-01-13

Resumo


A Síndrome Metabólica (SM) é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares (DCV), atinge aproximadamente 25% da população mundial, sendo um relevante problema e risco à saúde pública. Portanto, é fundamental o planejamento e implantação de políticas públicas destinadas à prevenção e tratamento da SM, dentre as quais o investimento em assistência farmacêutica em farmácias comunitárias com atuação clínica de farmacêuticos, sendo relevante o preparado desses profissionais para o fornecimento de assistência clínica. É crescente o desenvolvimento de processos educativos em saúde capazes de estimular as habilidades de profissionais relacionadas à prática de cuidados centrados no paciente, minimizar os problemas relacionados ao limitado conhecimento do paciente quanto à saúde, que resultam no autocuidado, adesão aos tratamentos propostos, satisfação do paciente e com isso, geram melhores resultados em saúde, sendo necessário, também, processo de avaliação para se estimar a efetividade do processo educativo e, para tanto, é importante utilizar metodologias quantitativa e qualitativa pois lidam melhor com as questões complexas relacionadas a processos formativos. Nesse sentido, objetivando a realização da formação profissional de farmacêuticos, o presente estudo desenvolveu um processo de ensino-aprendizagem seguindo as recomendações e metodologia da Federação Internacional Farmacêutica. Foram utilizadas soluções tecnológicas e audiovisuais pelo corpo docente, composto por farmacêuticos e nutricionista, com extenso conhecimento acadêmico e profissional sobre os temas abordados direcionados a: fisiopatologia da SM, semiologia aplicada às DCV e demais comorbidades presentes na SM; farmacologia clínica relacionada ao tratamento da SM; tratamentos não farmacológicos na SM; técnicas de comunicação farmacêutico-paciente; treinamento prático em cuidados farmacêuticos com ênfase em orientações farmacêuticas sistematizadas para pacientes com SM. Foram aplicadas metodologias ativas de aprendizagem, com a discussão de casos clínicos e a proposição de soluções para os problemas resultantes desses, por meio da execução de serviços farmacêuticos clínicos. O processo formativo correlacionou os conhecimentos científicos e práticos e visou o desenvolvimento de raciocínios clínicos associados aos problemas relacionados à farmacoterapia. Foi possível delinear estratégias de implantação dos serviços clínicos nas farmácias comunitárias da APS. Ao final, a percepção dos farmacêuticos em relação ao processo ensino-aprendizagem foi compreendida de maneira qualitativa, por meio da aplicação de questões semiestruturadas. Portanto, o presente estudo avaliou, com uma abordagem quali-quantitativa, o nível de conhecimento dos farmacêuticos sobre SM e atuação clínica do profissional, antes e após a participação em processo de formação profissional para a implantação de serviço clínico farmacêutico focado em pacientes com SM, na Atenção Primária à Saúde (APS), além de avaliar a percepção dos profissionais sobre o processo ensino-aprendizagem. Conclui-se que o processo educacional utilizado foi capaz de melhorar o conhecimento acerca da SM e dos cuidados farmacêuticos, sendo esse processo compreendido pelos farmacêuticos como essencial para o desenvolvimento de habilidades clínicas. Os resultados desse trabalho sugerem que o adequado treinamento de farmacêuticos tem o potencial para ajudar a implantação de serviços clínicos desses profissionais na APS, sendo necessários estudos que avaliem os impactos da implantação desses serviços e estimulem a reorientação da atuação do farmacêutico no nível primário de atenção à saúde.