Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-01-13
Resumo
A Síndrome Metabólica (SM) é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares (DCV), atinge aproximadamente 25% da população mundial, sendo um relevante problema e risco à saúde pública. Portanto, é fundamental o planejamento e implantação de políticas públicas destinadas à prevenção e tratamento da SM, dentre as quais o investimento em assistência farmacêutica em farmácias comunitárias com atuação clínica de farmacêuticos, sendo relevante o preparado desses profissionais para o fornecimento de assistência clínica. É crescente o desenvolvimento de processos educativos em saúde capazes de estimular as habilidades de profissionais relacionadas à prática de cuidados centrados no paciente, minimizar os problemas relacionados ao limitado conhecimento do paciente quanto à saúde, que resultam no autocuidado, adesão aos tratamentos propostos, satisfação do paciente e com isso, geram melhores resultados em saúde, sendo necessário, também, processo de avaliação para se estimar a efetividade do processo educativo e, para tanto, é importante utilizar metodologias quantitativa e qualitativa pois lidam melhor com as questões complexas relacionadas a processos formativos. Nesse sentido, objetivando a realização da formação profissional de farmacêuticos, o presente estudo desenvolveu um processo de ensino-aprendizagem seguindo as recomendações e metodologia da Federação Internacional Farmacêutica. Foram utilizadas soluções tecnológicas e audiovisuais pelo corpo docente, composto por farmacêuticos e nutricionista, com extenso conhecimento acadêmico e profissional sobre os temas abordados direcionados a: fisiopatologia da SM, semiologia aplicada às DCV e demais comorbidades presentes na SM; farmacologia clínica relacionada ao tratamento da SM; tratamentos não farmacológicos na SM; técnicas de comunicação farmacêutico-paciente; treinamento prático em cuidados farmacêuticos com ênfase em orientações farmacêuticas sistematizadas para pacientes com SM. Foram aplicadas metodologias ativas de aprendizagem, com a discussão de casos clínicos e a proposição de soluções para os problemas resultantes desses, por meio da execução de serviços farmacêuticos clínicos. O processo formativo correlacionou os conhecimentos científicos e práticos e visou o desenvolvimento de raciocínios clínicos associados aos problemas relacionados à farmacoterapia. Foi possível delinear estratégias de implantação dos serviços clínicos nas farmácias comunitárias da APS. Ao final, a percepção dos farmacêuticos em relação ao processo ensino-aprendizagem foi compreendida de maneira qualitativa, por meio da aplicação de questões semiestruturadas. Portanto, o presente estudo avaliou, com uma abordagem quali-quantitativa, o nível de conhecimento dos farmacêuticos sobre SM e atuação clínica do profissional, antes e após a participação em processo de formação profissional para a implantação de serviço clínico farmacêutico focado em pacientes com SM, na Atenção Primária à Saúde (APS), além de avaliar a percepção dos profissionais sobre o processo ensino-aprendizagem. Conclui-se que o processo educacional utilizado foi capaz de melhorar o conhecimento acerca da SM e dos cuidados farmacêuticos, sendo esse processo compreendido pelos farmacêuticos como essencial para o desenvolvimento de habilidades clínicas. Os resultados desse trabalho sugerem que o adequado treinamento de farmacêuticos tem o potencial para ajudar a implantação de serviços clínicos desses profissionais na APS, sendo necessários estudos que avaliem os impactos da implantação desses serviços e estimulem a reorientação da atuação do farmacêutico no nível primário de atenção à saúde.