Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-01-23
Resumo
Apresentação: A educação em saúde, sob suas múltiplas formas, ainda tem sido um dos principais instrumentos utilizados na prevenção da cárie dentária, pois além de fomentar a adoção de comportamentos saudáveis, também é capaz de pressupor o desenvolvimento do indivíduo em todas as suas dimensões, sendo passível de ser disseminada tanto em nível profissional e domiciliar quanto em instituições habituais de convivência como igrejas, escolas, espaços de lazer, etc. A ilustração informativa para fins salutíferos – pioneiramente empregado no Brasil em meados da década de 1920 – veio tomando forma ao passar dos anos, e atualmente consolidou-se como um dos pilares importantes para a comunicação visual de informações básicas sobre temas variados. Dentre a variedade de opções disposta à tal finalidade, o emprego das histórias em quadrinhos (HQ’s) na odontologia pediátrica tem sido pouco executada, impossibilitando, dessa forma, o fomento a uma prática dinâmica e criativa; consolidando, portanto, barreiras que distanciam ainda mais as crianças de uma forma leve e inovadora de aprendizado em educação sobre saúde bucal. Em vista da carência de implementação destes materiais no referido cenário e da importância em se explorar vertentes artísticas na problematização de assuntos salutares, este trabalho teve por objetivo a criação, validação e análise da eficácia de uma revista em quadrinhos de caráter lúdico-educativo para crianças de 06 a 12 anos, cujo conteúdo estrutura-se na conscientização de temas acerca do aprimoramento da saúde bucal na odontopediatria. Desenvolvimento do Estudo: Realizou-se um levantamento bibliográfico em bases de dados científicas (Scielo, PubMed e LILACS) sobre as questões mais pertinentes acerca da saúde bucal na infância, o que – através de parâmetros editoriais e científicos – gerou subsídio à formulação de roteiros que incluíssem elementos de entretenimento e educação em saúde bucal. Temas como escovação, uso do fio dental e alimentação saudável foram consideradas nas histórias, além da inclusão de diversas atividades interativas como jogo dos 07 erros, labirinto, desenhos para colorir, etc. Técnicas manuais de desenho e coloração foram mescladas às diagramações digitais durante as etapas de criação do material, sendo elas: rascunho, desenho, coloração, recobrimento, digitalização e ajustes digitais. Uma versão preliminar da HQ foi utilizada para a validação do material e passou pela análise de juízes de diversas áreas da odontologia (saúde coletiva, dentística e odontopediatria), sendo precedido pela análise de uma criança inserida na faixa-etária do público-alvo da pesquisa, sendo obtido, ainda, o parecer da mãe desta criança – afim de se identificar dados consistentes ao aprimoramento do material. Todas as etapas de validação utilizaram questionários adaptados à compreensão dos referidos juízes. Assim que preparada a revista em quadrinhos, a mesma foi incorporada em um kit contendo escova, fio e creme dental, e foi distribuída à 50 crianças (n=50) atendidas na clínica de odontopediatria da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, sendo aplicado com os pais um mesmo questionário em dois tempos diferentes: antes da entrega dos kits e após 07 dias de interação entre a criança e o material – período condizente com a data da consulta de retorno. A análise da eficácia deu-se através da interpretação dos questionários aplicados com os pais destas crianças que observaram, em âmbito domiciliar, a interação de seus filhos com a revistinha. Os dados foram analisados descritivamente por meio de frequências absolutas e porcentagens, e utilizou-se o software de estatística SPSS para realização do teste de McNemar (p<0,05). Esta pesquisa foi submetida e aprovada pelo comitê de ética em pesquisas da Universidade do Estado do Amazonas – UEA (CAAE: 89483818.9.0000.5016). Resultados: Os resultados podem ser divididos em três segmentos: validação dos juízes, análise da eficácia da HQ e interação/repercussão do material entre crianças, familiares e a comunidade em geral. Frente a validação dos juízes especialistas, obteve-se os seguintes resultados: os níveis de concordância entre os profissionais atingiram médias no conceito “ótimo” superiores a 70%, sugerindo aperfeiçoamentos pontuais à excelência do material, a citar a alteração de termos específicos, a reformulação de ilustrações e a inclusão de conteúdos relevantes, que, por conseguinte, foram realizados. Quanto aos resultados obtidos pela avaliação da criança designada à validação, 66,7% das histórias foram consideradas “ótimas”, e 33,3% consideradas “boas”. Já o parecer da mãe da criança acerca da revista em quadrinhos, indicou que os conteúdos da HQ eram 89% “ótimos” e 11% “bom”, sugerindo, somente, a adequação de alguns termos técnicos de cunho odontológico que foram empregados ao longo das histórias. Quanto a análise da eficácia do material, observou-se: em relação a escovação dental constatou-se um aumento de 2,13% (p=0.873), onde o índice de crianças que passaram a escovar os dentes após a distribuição do kit passou de 95,74% para 97,87%. Já no que se refere ao uso diário do fio dental, observou-se um aumento significativo de 55,32% (p=0.0401) das crianças que costumavam utilizar o fio dental antes da metodologia (23,40%) para aqueles que passaram a utilizá-lo após o contato com o HQ (78,72%). Sobre a interação e repercussão do material elaborado, observou-se que 97,87% das crianças interagiram com a revista em quadrinhos de alguma forma (lendo as tirinhas, realizando os jogos, etc.), 76,60% das crianças apresentaram a revista para amigos e familiares, e 89,36% dos pais relataram perceber mudanças no hábito de higiene bucal de seus filhos após a entrega dos kits. Outros pontos observados entre os resultados foram: a predileção da criança que participou da validação por personagens de traços caricatos, assim como para quadrinhos que fizeram alusão a personagens fictícios retratados na tv e no cinema; os itens que mais despertaram interesse das crianças participantes foram, respectivamente, a escova de dentes (100%), a revista em quadrinhos (95,74%), o creme dental (85,11%) e o fio dental (72,34%); e o fato de que 21,28% dos participantes nunca tiveram acesso à qualquer tipo de revista em quadrinhos antes da realização da pesquisa. Considerações Finais: A revista de Histórias em Quadrinhos (HQ) elaborada, validada e avaliada neste estudo mostrou ser um recurso gráfico eficiente para a educação em saúde bucal de crianças na faixa-etária de 06 a 12 anos, apresentando resultados expressivos no que se refere, principalmente, ao aumento do uso diário do fio dental. A boa receptividade das crianças para com o material também estendeu-se aos pais/responsáveis, que relataram visíveis mudanças no hábito de higiene bucal de seus filhos, e que atuaram – indiretamente – no estímulo à perpetuação de práticas saudáveis exemplificadas na HQ elaborada.