Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Arte ilustrada como artifício de prevenção em saúde bucal: criação, validação e análise da eficácia de uma tecnologia educativa em formato de História em Quadrinhos (HQ)
Jefter Haad Ruiz da Silva, Dina Birman, Camila Valente Smith, Iracema Ruiz da Silva, Francisco Ferreira Barcelar Junior, Hellyne Santos da Silva, Estefania Ruis da Silva Mafra

Última alteração: 2022-01-23

Resumo


Apresentação: A educação em saúde, sob suas múltiplas formas, ainda tem sido um dos principais instrumentos utilizados na prevenção da cárie dentária, pois além de fomentar a adoção de comportamentos saudáveis, também é capaz de pressupor o desenvolvimento do indivíduo em todas as suas dimensões, sendo passível de ser disseminada tanto em nível profissional e domiciliar quanto em instituições habituais de convivência como igrejas, escolas, espaços de lazer, etc. A ilustração informativa para fins salutíferos – pioneiramente empregado no Brasil em meados da década de 1920 – veio tomando forma ao passar dos anos, e atualmente consolidou-se como um dos pilares importantes para a comunicação visual de informações básicas sobre temas variados. Dentre a variedade de opções disposta à tal finalidade, o emprego das histórias em quadrinhos (HQ’s) na odontologia pediátrica tem sido pouco executada, impossibilitando, dessa forma, o fomento a uma prática dinâmica e criativa; consolidando, portanto, barreiras que distanciam ainda mais as crianças de uma forma leve e inovadora de aprendizado em educação sobre saúde bucal. Em vista da carência de implementação destes materiais no referido cenário e da importância em se explorar vertentes artísticas na problematização de assuntos salutares, este trabalho teve por objetivo a criação, validação e análise da eficácia de uma revista em quadrinhos de caráter lúdico-educativo para crianças de 06 a 12 anos, cujo conteúdo estrutura-se na conscientização de temas acerca do aprimoramento da saúde bucal na odontopediatria. Desenvolvimento do Estudo: Realizou-se um levantamento bibliográfico em bases de dados científicas (Scielo, PubMed e LILACS) sobre as questões mais pertinentes acerca da saúde bucal na infância, o que – através de parâmetros editoriais e científicos – gerou subsídio à formulação de roteiros que incluíssem elementos de entretenimento e educação em saúde bucal. Temas como escovação, uso do fio dental e alimentação saudável foram consideradas nas histórias, além da inclusão de diversas atividades interativas como jogo dos 07 erros, labirinto, desenhos para colorir, etc. Técnicas manuais de desenho e coloração foram mescladas às diagramações digitais durante as etapas de criação do material, sendo elas: rascunho, desenho, coloração, recobrimento, digitalização e ajustes digitais. Uma versão preliminar da HQ foi utilizada para a validação do material e passou pela análise de juízes de diversas áreas da odontologia (saúde coletiva, dentística e odontopediatria), sendo precedido pela análise de uma criança inserida na faixa-etária do público-alvo da pesquisa, sendo obtido, ainda, o parecer da mãe desta criança – afim de se identificar dados consistentes ao aprimoramento do material. Todas as etapas de validação utilizaram questionários adaptados à compreensão dos referidos juízes. Assim que preparada a revista em quadrinhos, a mesma foi incorporada em um kit contendo escova, fio e creme dental, e foi distribuída à 50 crianças (n=50) atendidas na clínica de odontopediatria da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, sendo aplicado com os pais um mesmo questionário em dois tempos diferentes: antes da entrega dos kits e após 07 dias de interação entre a criança e o material – período condizente com a data da consulta de retorno. A análise da eficácia deu-se através da interpretação dos questionários aplicados com os pais destas crianças que observaram, em âmbito domiciliar, a interação de seus filhos com a revistinha. Os dados foram analisados descritivamente por meio de frequências absolutas e porcentagens, e utilizou-se o software de estatística SPSS para realização do teste de McNemar (p<0,05). Esta pesquisa foi submetida e aprovada pelo comitê de ética em pesquisas da Universidade do Estado do Amazonas – UEA (CAAE: 89483818.9.0000.5016). Resultados: Os resultados podem ser divididos em três segmentos: validação dos juízes, análise da eficácia da HQ e interação/repercussão do material entre crianças, familiares e a comunidade em geral. Frente a validação dos juízes especialistas, obteve-se os seguintes resultados: os níveis de concordância entre os profissionais atingiram médias no conceito “ótimo” superiores a 70%, sugerindo aperfeiçoamentos pontuais à excelência do material, a citar a alteração de termos específicos, a reformulação de ilustrações e a inclusão de conteúdos relevantes, que, por conseguinte, foram realizados. Quanto aos resultados obtidos pela avaliação da criança designada à validação, 66,7% das histórias foram consideradas “ótimas”, e 33,3% consideradas “boas”. Já o parecer da mãe da criança acerca da revista em quadrinhos, indicou que os conteúdos da HQ eram 89% “ótimos” e 11% “bom”, sugerindo, somente, a adequação de alguns termos técnicos de cunho odontológico que foram empregados ao longo das histórias. Quanto a análise da eficácia do material, observou-se: em relação a escovação dental constatou-se um aumento de 2,13% (p=0.873), onde o índice de crianças que passaram a escovar os dentes após a distribuição do kit passou de 95,74% para 97,87%. Já no que se refere ao uso diário do fio dental, observou-se um aumento significativo de 55,32% (p=0.0401) das crianças que costumavam utilizar o fio dental antes da metodologia (23,40%) para aqueles que passaram a utilizá-lo após o contato com o HQ (78,72%). Sobre a interação e repercussão do material elaborado, observou-se que 97,87% das crianças interagiram com a revista em quadrinhos de alguma forma (lendo as tirinhas, realizando os jogos, etc.), 76,60% das crianças apresentaram a revista para amigos e familiares, e 89,36% dos pais relataram perceber mudanças no hábito de higiene bucal de seus filhos após a entrega dos kits. Outros pontos observados entre os resultados foram: a predileção da criança que participou da validação por personagens de traços caricatos, assim como para quadrinhos que fizeram alusão a personagens fictícios retratados na tv e no cinema; os itens que mais despertaram interesse das crianças participantes foram, respectivamente, a escova de dentes (100%), a revista em quadrinhos (95,74%), o creme dental (85,11%) e o fio dental (72,34%); e o fato de que 21,28% dos participantes nunca tiveram acesso à qualquer tipo de revista em quadrinhos antes da realização da pesquisa. Considerações Finais: A revista de Histórias em Quadrinhos (HQ) elaborada, validada e avaliada neste estudo mostrou ser um recurso gráfico eficiente para a educação em saúde bucal de crianças na faixa-etária de 06 a 12 anos, apresentando resultados expressivos no que se refere, principalmente, ao aumento do uso diário do fio dental. A boa receptividade das crianças para com o material também estendeu-se aos pais/responsáveis, que relataram visíveis mudanças no hábito de higiene bucal de seus filhos, e que atuaram – indiretamente – no estímulo à perpetuação de práticas saudáveis exemplificadas na HQ elaborada.