Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-01-12
Resumo
Introdução ou Apresentação:
A ideia do projeto de intervenção se deve após identificadas limitações quanto a adesão ao tratamento dos pacientes, vivenciada pelos autores, nas consultas de condições crônicas, mais especificamente hipertensão e diabetes, no município de Jaguaré-ES.
É consenso entre autores que é desafiador a educação de usuários, acerca do diabetes mellitus e hipertensão, principalmente em uma única consulta, na qual este paciente recebe o diagnóstico. Diante disso nos vem a pergunta: o que pode ser feito para ampliar a compreensão destes pacientes?
Para implementação de uma cartilha educativa deve-se levar em consideração o contexto sociocultural ao qual a comunidade está inserida. No município de Jaguaré-ES é predominante a população da zona rural, que tem pouco acesso aos meios de comunicação e principalmente às informações corretas, baseadas em evidências.
A necessidade da construção da cartilha deu-se então em razão da falta de material informativo auxiliar em linguagem acessível e de caráter instrutivo, para orientar o cuidado integral ao paciente com as doenças crônicas hipertensão arterial e diabetes mellitus 1 e 2. Materiais educativos são estratégias de educação em saúde baratas e que permitem a promoção e prevenção da saúde pois pode interferir na realidade do processo de trabalho junto as doenças crônicas para permitir troca de conhecimento e modificar o contexto saúde-doença. Portanto, torna-se necessário um método simples de trazer a informação, essencialmente para aqueles que carecem de meios para adquirir essas informações, de forma clara, simples e objetiva.
Objetivo:
Descrever o processo de construção de uma cartilha educativa sobre as condições crônicas de saúde hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo 1 e 2, bem como resultados esperados.
Descrição da Experiência ou Metodologia:
Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência acerca da construção de uma tecnologia educacional, do tipo cartilha educativa, sobre o cuidado integral a saúde de portadores de Hipertensão e Diabetes mellitus tipo 1 e 2.
Essa cartilha é produto da ação conjunta de profissionais médicos participantes do curso de aperfeiçoamento do Componente Provimento do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).
A cartilha constitui-se articular informações sobre hipertensão e diabetes, encontradas nos cadernos de atenção básica do Ministério da Saúde e nas principais diretrizes brasileiras sobre o assunto. No que diz respeito ao processo de elaboração das cartilhas, foram contempladas quatro etapas: seleção do conteúdo, levantamento bibliográfico, elaboração textual, composição do layout. O período de realização da experiência ocorreu entre Agosto e Dezembro de 2021.
1ª etapa: definição do conteúdo da cartilha. Por meio de reuniões semanais foram elencados principais temas possíveis para construção de uma cartilha educativa e decidido por meio de votação entre os autores qual o assunto mais relevante para ser utilizado como instrumento auxiliar para a educação em saúde na APS.
2ª etapa: levantamento bibliográfico. Utilizou-se as diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes e Sociedade Brasileira de Cardiologia, bem como a utilização dos manuais do Ministério da saúde.
3ª etapa: elaboração textual, com escolha de linguagem simples, para o público de: comunidade em geral, em qualquer faixa-etária e de todos os níveis de instrução, em especial aos com baixo nível de instrução.
4ª etapa: processo de confecção. Consistiu em escolha de layout, escolha dos recursos verbais e não verbais. Para a construção de tais tecnologias, foi utilizado o software de computador Microsoft Word.
Resultados e discussão:
Materiais educativos são estratégias de educação em saúde baratas e que permitem a promoção e prevenção da saúde pois podem interferir na realidade do processo de trabalho junto às pessoas com doenças crônicas. Estes materiais permitem a troca de conhecimentos entre profissionais e usuários, além de potencializar modificações no contexto saúde-doença.
A experiência dos autores frente ao projeto de intervenção, desenvolvido a partir de pesquisas, e criação da cartilha, possibilitou que todos os envolvidos fossem sujeitos ativos no processo de produção. Esta ação possibilitou o aprofundamento na área temática e permitiu agregar conhecimentos que contribuíram para melhorar a formação e a atuação clínica no contexto da Atenção Primária. A etapa mais complexa foi a de unir o referencial teórico com uma linguagem adaptada ao público escolhido, assim como a seleção das fotos e ilustrações.
A validação das cartilhas será realizada através de questionário do tipo Likert pelos profissionais de saúde e usuários hipertensos e diabéticos do município de Jaguaré-ES no mês de janeiro 2022. Espera-se que a cartilha após sua validação e divulgação atinja os objetivos de estimular o autocuidado das pessoas que vivem com diabetes e hipertensão, impactando significativamente na terapêutica e condição clínica dessas pessoas, garantindo uma melhor qualidade de vida e um tratamento mais humanizado.
Considerações Finais:
Diabetes mellitus e hipertensão arterial atingem 6,3% e 23,3% dos adultos brasileiros respectivamente, segundo estudo da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde em 2011. As desigualdades sociais, baixa escolaridade e desigualdades no acesso à informação determinam, de modo geral, na maior prevalência das doenças crônicas e dos agravos decorrentes da evolução dessas doenças. Promover o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas efetivas, integradas, sustentáveis e baseadas em evidências para a prevenção, o controle e o cuidado dessas doenças e seus fatores de risco se faz necessário
Sabemos que materiais educativos são instrumentos de trabalho, na qual os profissionais se utilizam para potencializar a compreensão dos usuários acerca da temática abordada. A educação em saúde, seja em forma de cartilha ou através de outras tecnologias, é uma ferramenta essencial para a adesão de hábitos saudáveis, adesão ao tratamento medicamentoso, sobre o próprio significado da doença. Embora saibamos que nem toda a população brasileira é letrada ou tenha o hábito da leitura, espera-se que depois de validada e divulgada a cartilha possa trazer efeitos positivos na vida dos pacientes, cuidadores e familiares atendidos na APS de Jaguaré.
Quanto aos profissionais envolvidos no processo pedagógico de confecção da cartilha, acreditamos que a experiência tenha proporcionado vivências no campo das metodologias ativas de aprendizagem, como também suas apropriações sobre um dos modos de se realizar educação em saúde.
PALAVRAS-CHAVE: Educação em saúde, Atenção Primária à Saúde, Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus.