Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Ação de extensão no instituto Causadores da Alegria: Relato de Experiência
Nathan candido teixeira, Soraya Sollon, maria Christina dos Santos Verdam

Última alteração: 2022-01-16

Resumo


Introdução: O presente trabalho consiste em um relato de experiência da ação de extensão “Dicas do Enem”, realizado no Instituto Causadores da Alegria. A ação foi realizada pela LAMSA (Liga Acadêmica Multidisciplinar da Saúde do Adolescente), a qual atua de acordo com os pilares educacionais de ensino, pesquisa e extensão, visando garantir aos seus acadêmicos uma aprendizagem mais ampla, especialmente diante das necessidades do público externo, e, por meio de suas atividades extensionistas - tal como a que é retratada pelo presente trabalho -, contribui para a promoção da saúde do adolescente. Neste relato de experiência, será abordada atividade de extensão direcionada sobretudo à saúde emocional dos adolescentes em um contexto que antecede suas provas de vestibulares e do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Objetivo: Descrever as trocas de experiências entre escolares e estudantes de graduação em saúde nas atividades da ação de extensão “Dicas do Enem”. Método: A realização dessa atividade foi feita por universitários da área da saúde, tendo participação de alunos de enfermagem, farmácia e medicina. A ação ocorreu em um dia e teve a duração de 6 horas. Houve a participação de um total de 9 indivíduos externos, dos quais 8 eram adolescentes. A estruturação do projeto consistiu em uma subdivisão em 5 etapas: (i) focar nos aspectos mais burocráticos, tais como o processo de matrícula no pós-prova, as documentações que os jovens precisariam se atentar, como ocorria o processo de cotas e a maneira mais eficiente para analisar as notas para conseguir a aprovação. (ii) Buscar elucidar os alunos no contexto anterior e posterior ao dia da prova, neste ponto buscou-se oferecer aos estudantes orientações acerca de como proceder em um momento de grande carga emocional e de instabilidade psicológica devido à proximidade do dia da realização do Enem. Além disso, foi oferecido recomendações para buscar técnicas de relaxamento, meditação e atividades saudáveis (como a prática de esportes), e ainda a orientação sobre materiais e lanches que podem e/ou devem ser levados, os adolescentes foram exortados também acerca da importância do planejamento para outras provas visando manter o hábito de estudos. (iii) Aconselhamento na elaboração das estratégias de prova, os estudantes foram instruídos a refletir sobre a maneira mais confortável para realização da prova, levando em consideração a ordem em que poderiam fazê-la, ou seja, se começaria pela redação ou pelas questões do exame, por exemplo, e em que momento, durante a realização da prova, seria mais recomendado para pedir para ir ao banheiro ou lanchar, caso o estudante tenha alguma necessidade dessas. Houve também a recomendação de certos canais do youtube e perfis de Instagram que poderiam contribuir para maior enriquecimento educacional com baixo custo, considerando a possibilidade de estarem presente adolescentes de baixa renda familiar, ou que realizariam a prova na modalidade de treineiro ou, ainda, que não tinha concluído o ensino médio. Por fim, nesse terceiro ponto houve também a reflexão acerca de qual profissão de escolha, e as influências para decisão. (iv) apresentação de relatos de experiências dos próprios coordenadores da atividade, sendo um momento em que houve a maior possibilidade da interação tanto daqueles que realizavam a atividade quanto dos que participavam dela, foi possível que os acadêmicos universitários relatassem suas experiências diante das provas dos vestibulares e do Enem, quais hábitos e estratégias deram certo e quais deram errado para eles. (v) Avaliar o grau de satisfação que os participantes tiveram com a apresentação, nesta última parte foi realizado uma pesquisa com informações objetivas, com escala numérica de 1 a 5 para avaliar cada uma das etapas deste planejamento, sendo 5 um valor que corresponde que o projeto ultrapassou positivamente as expectativas dos alunos e 1 que o evento foi pouco satisfatório. Foram avaliados pelos estudantes estes itens: satisfação com o projeto como um todo, com o conteúdo da atividade, com a organização e o nível de melhora que eles obtiveram. Também foram consultados qual conteúdo foi mais útil e qual menos contribuiu, na percepção deles, para seu desempenho. Resultado: 100% avaliaram com 5 (pontuação máxima) sua satisfação com o projeto como um todo, assim também com o conteúdo apresentado e com a maneira que o projeto foi organizado. Houve variação quanto o nível de melhora avaliado pelos estudantes: 60% dos que responderam este item avaliaram em 5, 20% como 4 e 20% como 3 (sendo, nesta última avaliação, sugerido, pelos estudantes que avaliaram nota 3 de 5, que o projeto poderia ter priorizado ainda mais a parte emocional no pré-prova).  Entre os conteúdos mais úteis, 80% dos estudantes consideraram as estratégias de prova, 20% os relatos de experiências e, como menos útil, todos marcaram como nenhuma atividade foi pouco útil ou preferiram não responder essa questão. Como sugestão geral também foi reportado que abordasse ainda mais sobre métodos de estudo. Considerações Finais: A atividade foi considerada satisfatória com base nos resultados das respostas dos estudantes, contudo pontos como maior enfoque nas questões individuais devem ser analisados com maior cautela, além disso é preciso também aprofundar um pouco mais em temas como estratégia e métodos de ensino como forma de que o as atividades de extensão possam contribuir ainda mais com o público externo. Outrossim, ficou evidente que a ação “Dicas do Enem” auxilia escolares para a realização da prova do Enem. Há ainda o impacto na formação do estudante, uma vez que a ação permitiu que os futuros profissionais da saúde possam aperfeiçoar sua relação profissional-paciente. Esse ponto foi ainda mais notório pela interação construtiva dessa atividade, de modo que tanto os participantes quanto os coordenadores puderam ter uma oportunidade de se conhecerem e trocarem conhecimentos, sobretudo no âmbito educacional e, assim, ambos puderam sair da ação de extensão mais conhecedores acerca do mecanismo das provas, da complexidade emocional e a importância de lidar com isso. Algumas outras observações sobre o projeto foi que ele se mostrou como um desafio na medida em que se vislumbra um planejamento com várias temáticas a serem abordadas, que devem respeitar o tempo proposto pela instituição. Contudo, devido à quantidade mais acessível de participantes, foi possível realizar uma abordagem mais direcionada de acordo com a realidade de cada estudante e com o grau de interesse que eles demonstravam durante a atividade. Além disso, a interação com escolares permitiu oferecer apoio ao público alvo dessa ação, diante de um contexto de ansiedade e estresse em decorrência da prova que os participantes iriam realizar, bem como favoreceu o estabelecimento de uma interação construtiva tanto pelos participantes, quanto pelos realizadores do projeto.