Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A importância da educação permanente em saúde na prática multidisciplinar durante a pandemia em um serviço de emergência.
Niquelli Therezinha bom Eccard, maria carolina Rocha Lima Ferreira da silva, Monica villela Gouvea

Última alteração: 2022-02-23

Resumo


Introdução: Este relato objetiva colocar para debates e reflexões, como o processo de educação permanente em saúde na prática multiprofissional de um serviço de emergência, ao sofrer impactos como o enfrentamento da pandemia de covid-19 foi importante para a qualidade do serviço prestado. Descrição do caso: Traz uma experiência de capacitação em serviço, realizado pela equipe multiprofissional de um Hospital Municipal do Rio de Janeiro, ocorridos no ano de 2020, no auge da pandemia de covid-19, contando com a participação de toda equipe, liderada pela chefia de enfermagem do serviço de emergência, para a qualidade do serviço prestado e para minimizar possíveis riscos de contaminação pessoal e coletiva durante o trabalho cotidiano.  Desenvolvimento: A demanda para o processo educativo surgiu da equipe, diante da revelação de uma pandemia de grandes proporções, causada pela Covid-19. Em conversa com a gestora de enfermagem, os relatos foram acolhidos e as preocupações e demandas de novas condutas a serem realizadas foram pautadas, principalmente no período crítico da pandemia, onde sentimentos de ansiedade e medo foram sentimentos constantes da equipe multiprofissional. Pelo fato de pouco se conhecer sobre a doença, houve a necessidade urgente de treinamento da equipe em novos protocolos de atendimento a todos os pacientes na emergência, com finalidade de reduzir a possibilidade de contágio, visto que o setor de emergência que atende a vítimas relacionadas a traumas por causas externas também sofreu impacto no atendimento a vítimas da Covid-19 em estado grave diariamente. Cada profissional, em sua área de conhecimento, elaborou um plano assistencial, que foi discutido em grupo na equipe multiprofissional. O conteúdo produzido pelos profissionais, foi retransmitido a toda equipe, com a liderança da enfermeira gestora do setor, para que houvesse a melhor conduta no cuidado desses pacientes. As estratégias de ensino foram simulações práticas, como paramentação e desparamentação, protocolos diferenciados de intubação e atualizações sobre os novos protocolos veiculados pelo Ministério da Saúde. Intervenções: Foi realizado pela equipe simulações práticas de toda as atividades cotidianas realizadas na emergência, com vistas a minimizar possíveis contágios e contribuir para que sentimentos de medo e ansiedade tomassem proporções menores, afetando a saúde mental dos profissionais que atuam em situações críticas. Com relação a equipe multiprofissional, todos se debruçaram em estudos sobre a doença, e juntamente com a chefia, os conhecimentos partilhados possibilitaram uma melhor organização do serviço de atendimento na emergência tanto as vítimas de trauma quanto as vítimas de Covid-19. Conclusões: Conclui-se que apesar de todo período crítico e todo desconhecimento da pandemia, o processo educativo foi de extrema importância, minimizando os contágios da equipe e dos pacientes, e reduzindo os processos de medo e insegurança gerados pelas situações de estresse vivenciadas, após a experimentação prática, pode-se constatar que foi um fator que contribuiu positivamente, em toda equipe profissional que atua na emergência, abrindo espaços para continuidade dos processos educativos em que as demandas da equipe são trabalhadas em conjunto, buscando novos caminhos para realizar ações educativas em saúde.

Descritores: Educação em Saúde; Ensino; Emergência; Equipe de Assistência ao Paciente