Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
365 dias de Outubro Rosa: Uma ação educativa
Izadora Leonídia de Barros Cristino, Yana Sara Gonçalves Teixeira, Gabrielli Lopes Pinto, Brenda Washington da Cruz Santos

Última alteração: 2022-01-16

Resumo


A estratificação dos serviços de saúde em níveis de complexidade favorece a atenção às demandas específicas. Nesse contexto, a Atenção Primária à Saúde (APS) atua como porta de entrada do cidadão aos serviços de saúde. A Atenção Primária em Saúde, dentro do seu espectro de funções, engloba a Educação em Saúde, a qual é um forte componente das práticas de promoção em saúde e prevenção de agravos. À vista disso, durante o ano são realizadas diversas campanhas sazonais com o objetivo de conscientizar a população a respeito de uma condição clínica específica, como por exemplo a campanha do Outubro Rosa, direcionada à prevenção e orientação sobre o Câncer de Mama.

Dentro do âmbito da Atenção Primária à Saúde, o profissional enfermeiro ganha destaque no que se refere a ações preventivas e educativas para a população. Além disso, durante a formação acadêmica desses profissionais, é de grande relevância que alunos da graduação estejam atuando ativamente em campanhas de educação em saúde para que a demanda da população seja atendida e para que essa conduta já seja inserida na futura prática profissional. Com isso, dentro do curso de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), foi criada a Liga Acadêmica de Obstetrícia na Enfermagem (LAOBE), que apesar de seu foco principal ser voltado para a temática obstétrica, estuda e discute com os ligantes temas relevantes à saúde da mulher.

Analisando criteriosamente o desejo de atuar em uma campanha de educação em saúde e levar conhecimento de forma acessível à população, foi idealizada uma ação de Educação em Saúde com o propósito de conscientizar, principalmente o público feminino, a respeito do Câncer de Mama, com o foco voltado para a identificação precoce dos sinais e sintomas da condição clínica, sua relevância epidemiológica e seu rastreamento nos serviços de saúde.

A ação intitulada “365 dias de Outubro Rosa” foi uma parceria realizada entre a LAOBE e o Projeto de Extensão Vivências da Atenção Primária, o qual também é vinculado ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo. Durante a idealização da ação, houve a projeção de que esta acontecesse em um local público, de fácil acesso e que contasse com um alto fluxo de pessoas, visto o grande interesse em atingir um público relevante. Para tal fim, a estratégia adotada foi a escolha de um posto de vacinação de referência do município de Vitória, capital do Espírito Santo. Logo, os indivíduos que estivessem presentes nesse espaço para receber o imunizante contra o vírus causador da Covid-19 também conseguiriam obter informações e orientações sobre a temática do câncer de mama.

A ação aconteceu no dia 30 de outubro de 2021 e contou com o apoio gráfico de um banner, produzido com vocabulário descomplicado e aproximável à população e ilustrações lúdicas, conjunto linguístico que objetivou facilitar a associação de informações pelo público-alvo. Para isso, o subsídio teórico foi elaborado a partir de informações retiradas de fontes oficiais, como o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Ministério da Saúde (MS). Outrossim, os ligantes encarregados pela elaboração do banner engrenaram o planejamento da adaptação do conteúdo técnico-científico, o qual foi transmutado em uma linguagem comum e de fácil entendimento. Dessa forma, houve o comprometimento em manter as informações fidedignas ao que é proposto pelo MS e INCA.

Os ligantes responsáveis por conversar com o público receberam a orientação de fazer uso de linguagem acessível e adaptada aos aspectos socioculturais dos indivíduos abordados, com a finalidade de atenuar impasses relacionados ao letramento em saúde da população. Ademais, foram distribuídas pequenas rosas de papel crepom confeccionadas pela diretoria da liga acadêmica, além de laços na cor rosa que simbolizam a campanha. Tal feito foi realizado com o objetivo de chamar a atenção das pessoas que estavam passando pelo local, bem como de outras que viessem a ter contato com os símbolos usados na ação, o que poderia instigar a curiosidade dessas sobre o assunto.

Foi realizada a contagem de pessoas que acessaram o posto de vacinação e pararam no local destinado à campanha durante a manhã do dia 30 de outubro de 2021, a qual revelou que cerca de 500 indivíduos foram alcançadas com a ação. Dentre elas, homens e mulheres com uma faixa etária diversificada. Um fato que chamou a atenção dos ligantes responsáveis pela ação foi o grande interesse dos homens pelo assunto, de modo que se mostraram muito dispostos a aprender mais sobre o câncer de mama. Ademais, houve surpresa de muitos ao descobrir que indivíduos do sexo masculino também podem desenvolver câncer de mama. De fato, isso demonstra a necessidade de produzir mais conteúdos e campanhas de educação em saúde voltadas para o público masculino.

Os resultados obtidos foram de grande relevância, pois, apesar da população ter consciência sobre a existência da Campanha do Outubro Rosa, que é de grande importância nacional, foi possível constatar que ainda há um grande desconhecimento da coletividade no que diz respeito ao câncer de mama e seus sintomas e manifestações clínicas, assim como ainda persistem dúvidas acerca de como e quando procurar o serviço de saúde e, principalmente, a possibilidade de homens desenvolverem a doença.

Com base nas informações obtidas, foi possível aferir o desconhecimento da população do município de Vitória e arredores no que tange ao Câncer de Mama, perpassando pelos sintomas, tratamento, agravos e acesso ao serviço de saúde para tal demanda. Com isso, observou-se a necessidade de políticas públicas efetivas que de fato alcancem a população. Essas práticas podem e devem ser realizadas dentro do serviço de saúde de forma contínua, com destaque nas Unidades Básicas de Saúde, as quais possibilitam um contato mais íntimo e rotineiro da população com a promoção da saúde. Isto posto, viabiliza-se o reconhecimento, pela população em geral, das alterações que podem vir a surgir em seu corpo, além da compreensão da importância de se buscar o serviço de saúde nessa situação. Ademais, é pertinente reforçar que a precocidade na procura dos serviços de saúde está atrelada a melhores situações prognósticas no contexto do câncer de mama.