Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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SAÚDE EMOCIONAL DO ADOLESCENTE ESCOLAR: uma abordagem sociopoética
Marcelle Ignácio Rebello, Thiago Nogueira Silva, Claudia Mara de Melo Tavares

Última alteração: 2022-01-24

Resumo


Apresentação: O estabelecimento da construção de um caminho para a promoção da saúde mental do adolescente com trabalhos sensíveis, envolvendo afetos, criatividade, sensações e subjetividades, torna-se de grande relevância à implantação de estratégias para o aperfeiçoamento do atendimento a esse público. Com isso, o objetivo do presente resumo é relatar a experiência da realização de uma oficina de produção de dados, a partir do grupo-pesquisador próprio da sociopoética.

Desenvolvimento do trabalho: A sociopoética é uma abordagem metodológica que, através de encontros coletivos conhecidos como Grupo Pesquisador, possibilita manifestações artísticas e corporais com a valorização da subjetividade. A oficina de produção de dados foi realizada com 30 adolescentes de 13 a 15 anos, matriculados entre os 7º e 9º anos do ensino fundamental II, de uma escola da rede estadual na região oceânica do município de Niterói/RJ. As atividades se desenvolveram a partir de uma estratégia (“Olimpíada Sociopoética”) que permite a participação ativa de todos os integrantes. Após acolhimento dos adolescentes os pesquisadores oficiais (mediador e facilitadores) se apresentaram ao grupo e procedeu a explicação dos seguintes passos: - Explicação dos objetivos da dinâmica e como se dará a participação de cada um na experimentação; - Solicitação de autorização para registro de imagem e som; - Solicitação para registro de todas as observações, sensações e qualquer sentimento no “diário de itinerância” que estava disponível. Seguindo os passos da experimentação, os adolescentes foram então orientados a: - Subdivisão em 3 grupos para composição das equipes; -Proposição para que cada grupo elegesse um “nome”; - Disposição dos nomes das equipes em um placar. Na próxima etapa, os sujeitos-participantes do estudo foram convidados a se tornarem co-pesquisadores com eleição dos temas geradores das discussões a serem abordados da seguinte forma: - Sobre o tema “conflito familiar/relações tóxicas” os grupos realizaram uma encenação teatral expressando livremente as vivências e sentimentos sobre a temática; - Sobre o tema “Prevenção do Suicídio” os pesquisadores oficiais sugeriram a construção de cartazes através da utilização de materiais de papelaria diversos e revistas; - Sobre o tema “Controle da Ansiedade e Estresse”, os grupos foram convidados a escolher e expressar artisticamente uma música que indique a melhor forma de lidar com o estresse e ansiedade. Ao término das dinâmicas os grupos foram premiados e os pesquisadores se comprometeram a agendar nova data para encontro.

Resultados e/ou impactos: A experimentação apontou que os adolescentes reconhecem a importância do autocuidado emocional através da realização de atividades prazerosas como fundamentais para a promoção da saúde mental; a importância do diálogo no núcleo familiar e a valorização dos vínculos de amizade. Além disso, emergiu a necessidade de procurar ajuda profissional quando em sofrimento mental.

Considerações finais: Com a realização da oficina sobre a saúde emocional do adolescente através da sociopoética, foi possível identificar grande interesse do grupo relacionado à necessidade de aprender formas saudáveis de lidar com as emoções presentes nesta faixa etária. Assim, torna-se imprescindível a abordagem da temática nas atividades desenvolvidas com este grupo.