Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Acompanhamento psicossocial dos familiares no julgamento do caso Kiss
Károl Veiga Cabral, Volnei Antônio Dassoler, Gilson Mafacioli, Carla Leão, Patrícia Bueno, Sandra Maria Sales Fagundes, Paula Emília Adamy, Camila dos Santos Gonçalves

Última alteração: 2022-01-16

Resumo


Em janeiro de 2013 um incêndio nas dependências da boate Kiss em Santa Maria/RS matou 242 pessoas e deixou mais de 600 sobreviventes, e a todos nós em luto no Brasil e no mundo. As causas geradoras do sinistro constituíram uma espiral de questões que envolvem a falta de fiscalização, negligência com a vida e sensação de impunidade que permeiam muitos dos negócios no Brasil. É a terra do “não dá nada”, do famoso “jeitinho brasileiro” ou mesmo da máxima de Gerson “o negócio é levar vantagem em tudo, certo?” Errado! Mas quanto tempo se tolera esperar para se produzir um discurso que se coloque finalmente como contraponto ético a este jeito displicente e desonesto de lidar com a vida? O quanto o brasileiro comum ainda tem que esperar para que se produza um ponto de basta aos interesses pessoais que se colocam acima do bem coletivo?

No caso do incêndio da boate Kiss foram quase nove anos para o julgamento ser marcado, depois de muitos janeiros marcados pela luta por preservação da memória e pela busca de responsabilização. Não foi um processo simples, pois exigiu muita insistência das famílias e de outros setores solidários da sociedade para manter a barraca da vigília cravada no meio da praça de Santa Maria, com um painel com as fotos dos filhos e filhas levados pelo incêndio, gritando em silêncio por justiça. A ação comandada pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), foi decisiva para enfrentar os obstáculos impostos àqueles que clamam por justiça em um país que nega sua própria história criando e sustentando uma pós-verdade sobre quem realmente somos. Justiça e verdade com a memória dos que se foram é uma pauta premente no Brasil, desde há muito tempo. Alcançá-la é tarefa de todos nós como forma de evoluirmos como sociedade, restaurando a verdade, encarando nossos fracassos, interrogando falsos mitos, restituindo a memória: justiça e verdade, sem jeitinhos, sem máscaras, sem colocar panos quentes. Mas a travessia para chegar neste ponto não é fácil e nos exige coragem. Nos exige a coerência de percebermos na sociedade que criamos e sustentamos, as vicissitudes, os diferentes graus de implicação e a nossa parcela de participação nisso que conforma a tal sociedade brasileira.

Para muitos, a espiral da boate Kiss era uma tragédia anunciada. Boate lotada; espaço sem adequação de PPCI, como a maioria dos lugares no país; fiscalização precarizada, característica comum de como a coisa pública é gestada; uso de material pirotécnico inadequado ao ambiente, venda facilitada pelo jeitinho brasileiro; falta de documentação de regularização de funcionamento do espaço; falta de treinamento para a equipe de trabalhadores para lidar com o ocorrido, contratos precarizados de trabalho. Na verdade, cada um de nós perde algo como humanidade quando um fato destes ocorre nestas circunstâncias, pois definitivamente não era para ser assim, era apenas para cada um deles ter tido uma noite de diversão e voltar para suas casas em segurança. Mas não foi esse o desfecho, então é preciso encarar a responsabilidade que recai também sobre nós, enquanto sociedade, nesta dor como estratégia para restaurar a segurança e a confiança com justiça e verdade. E ainda, reparar o que foi rompido ao reconhecer as inúmeras falhas ocorridas.

O julgamento é marcado inicialmente para ocorrer em Santa Maria. É algo pelo qual muitos pais e sobreviventes lutaram. E não foi fácil. Alguns pais chegaram a ser processados, mas, mesmo assim, seguiram em frente. A cada 27 de janeiro, quando ocorre um encontro em memória das vítimas e afetados pelo incêndio na cidade, ou mesmo no fluxo diário da barraca da vigília instalada na praça central, a mola propulsora destas ações é a busca por reconhecimento do crime e restaurar a confiança na justiça. Escutamos de muitos pais ao longo destes anos que a morte do/a filho/a não poderia ser em vão, que coisas como essas não poderiam voltar a acontecer, que nem um pai e nenhuma mãe deveria receber este tipo de notícia. Tanto que um dos lemas constituídos pela associação é: para que nunca mais aconteça! Estes pais transformaram luto em luta incluindo uma perspectiva adicional ao acontecimento visando honrar a história de seus filhos e filhas e restabelecer a segurança e confiança nas instituições brasileiras. Temos muito a aprender com este movimento no atual momento histórico do nosso país, pois sustentam e embalam o ideário de uma sociedade melhor, mais humana, mais coletiva e com instituições fortes que preservem a vida acima de tudo. Apesar da dor, familiares e sobreviventes, sustentam o sonho de um Brasil melhor, e, com isso, nos ensinam que é preciso seguir e manter essa aposta.

Com o indicativo do julgamento, as equipes de saúde foram provocadas a se colocam em movimento para pensar e projetar uma modalidade ampliada de acompanhamento psicossocial para esse período. Assim como foi na época do incêndio em 2013, uma rede integrada por vários profissionais e instituições se uniram para compor este processo de cuidado. Assim, os/as trabalhadores/as que estavam mais próximos no território acionaram os demais colegas e uma rede de sustentação passou a pensar como desenvolver o trabalho nesta nova realidade que envolveria uma grande negociação com os operadores do direito. Porém, a epidemia de Covid-19 que assolou o mundo também chega ao Brasil e o início do julgamento é suspenso e somente retomado em 1 de dezembro de 2021 já na cidade de Porto Alegre, a pedido dos réus.

Reuniões virtuais são desencadeadas retomando o processo iniciado em 2013, já com as atualizações feitas pelo grupo, inclusive com aqueles que acompanharam o início das oitivas na comarca de Santa Maria. Recuperam-se materiais, lembranças, protocolos, em especial o material produzido pelo grupo de trabalhadores que acompanhou o processo movido pelas Madres da Plaza de Mayo em relação a memória e justiça do caso da ditadura na Argentina. Monta-se uma equipe para trabalhar dentro do Fórum com vistas a acompanhar familiares e população em geral durante todos os momentos do julgamento. Cria-se também, a pedido dos pais, um grupo para atuar em um espaço externo, chamada “tenda do cuidado” que acabou sendo instalada em um terreno muito próximo ao Fórum, mas independente dele. Muitos profissionais se envolveram para construir ambos os espaços, com a ajuda de conselhos de classe, prefeituras e estado, com ampla negociação com o judiciário, mas em especial sempre preservando o protagonismo dos familiares e sobreviventes sobre que tipo de acompanhamento seria produzido durante a longa travessia do júri. Tudo foi negociado, e acordado respeitando o processo dessas pessoas e suas demandas. Em 10 de dezembro de 2021 a sentença da condenação foi proferida e uma parte desta batalha foi alcançada. Seguimos na luta, pois outros desdobramentos ainda estão por vir, seja no âmbito da reação social frente ao julgamento, seja em desdobramentos jurídicos. Mas seguimos, pois acreditamos que atuar na atenção psicossocial é um fazer político, e a construção de uma sociedade mais justa e mais humana vale a luta. A vida sempre vale a pena.