Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Aprimoramento do autocuidado pela educação em saúde bucal na APS: um relato de experiência exitosa
Jamille de Freitas Barolo, Laíza Brito Teixeira, Maria Aline Brandão Sousa, Marilza Cotta Lovatti, Arianne Miranda Ferreira, Andreza De Oliveira Melo Souza, Patricia Albani Ferri, Elisa Prezotto Giordani

Última alteração: 2022-01-19

Resumo


Introdução: Entendemos a integralidade no cuidado de pessoas, grupos e coletividade tendo o usuário como sujeito histórico, social e político, articulado ao seu contexto familiar, ao meio ambiente e a sociedade na qual se insere. Neste cenário, se evidencia a importância das ações de educação em saúde como estratégia integradora de um saber coletivo que traduza no indivíduo sua autonomia e emancipação. Dessa forma, as práticas profissionais refletem a estruturação dos serviços de saúde, relacionando-se aos princípios norteadores do modelo de atenção vigente. Objetivo: Ressaltar e discutir sobre a importância de estabelecer estratégias de educação em saúde bucal no âmbito da Atenção Primária em Saúde (APS) no exercício da Estratégia de Saúde da Família (ESF) com o objetivo principal de promoção e prevenção das doenças na cavidade oral. Metodologia: Relato de experiência vivenciado na ação de "Novembro Azul" do ano de 2021 na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Bairro Operário (Cariacica/ES) sobre câncer de boca e higiene oral/próteses bucais. Resultados: A ação possibilitou a aproximação e a integração da equipe de saúde bucal com o público masculino assistido pela UBS, resultando em um atendimento individual no qual o paciente através da palestra sentiu-se incentivado, encorajado e mobilizado a refletir sobre aspectos relacionados ao autoconhecimento, detectando alteração em sua saúde bucal, e sendo diagnosticado com sífilis no atendimento odontológico como consequência da abordagem coletiva de saúde bucal. Considerações Finais: Nesse contexto evidencia-se a educação em saúde bucal como processo político pedagógico que requer o desenvolvimento de um pensar crítico e reflexivo, permitindo desvelar a realidade e propor ações transformadoras, enquanto sujeito histórico e social capaz de propor e opinar nas decisões de saúde bucal para o cuidar de si, de sua família e da coletividade.