Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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Aprimoramento do autocuidado pela educação em saúde bucal na APS: um relato de experiência exitosa
Última alteração: 2022-01-19
Resumo
Introdução: Entendemos a integralidade no cuidado de pessoas, grupos e coletividade tendo o usuário como sujeito histórico, social e político, articulado ao seu contexto familiar, ao meio ambiente e a sociedade na qual se insere. Neste cenário, se evidencia a importância das ações de educação em saúde como estratégia integradora de um saber coletivo que traduza no indivíduo sua autonomia e emancipação. Dessa forma, as práticas profissionais refletem a estruturação dos serviços de saúde, relacionando-se aos princípios norteadores do modelo de atenção vigente. Objetivo: Ressaltar e discutir sobre a importância de estabelecer estratégias de educação em saúde bucal no âmbito da Atenção Primária em Saúde (APS) no exercício da Estratégia de Saúde da Família (ESF) com o objetivo principal de promoção e prevenção das doenças na cavidade oral. Metodologia: Relato de experiência vivenciado na ação de "Novembro Azul" do ano de 2021 na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Bairro Operário (Cariacica/ES) sobre câncer de boca e higiene oral/próteses bucais. Resultados: A ação possibilitou a aproximação e a integração da equipe de saúde bucal com o público masculino assistido pela UBS, resultando em um atendimento individual no qual o paciente através da palestra sentiu-se incentivado, encorajado e mobilizado a refletir sobre aspectos relacionados ao autoconhecimento, detectando alteração em sua saúde bucal, e sendo diagnosticado com sífilis no atendimento odontológico como consequência da abordagem coletiva de saúde bucal. Considerações Finais: Nesse contexto evidencia-se a educação em saúde bucal como processo político pedagógico que requer o desenvolvimento de um pensar crítico e reflexivo, permitindo desvelar a realidade e propor ações transformadoras, enquanto sujeito histórico e social capaz de propor e opinar nas decisões de saúde bucal para o cuidar de si, de sua família e da coletividade.