Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-01-16
Resumo
O DESMISTIC’s surgiu na sala de aula no modelo EARTE (Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário) durante uma apresentação de trabalho em grupo de uma turma de 2º período (semestre 2020/2) da disciplina de Ética e Orientação Profissional do Curso de Fonoaudiologia. Tal nome fantasia remete ao conceito de que vivemos uma ocasião em que somos convocados a desmistificar o uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Essa ação tem levado para reflexão crítica sobre Formação em Saúde e o uso de metodologias INTERativas. Na escolha dos temas de discussão mediados pelas docentes, houve convite aos discentes para a criação de um projeto de extensão de forma pró-ativa, que tivesse amplo alcance para além da sala de aula. Após 3 meses de intensos debates e construções coletivas, a sistematização do projeto extensionista foi apreciado em devidas instâncias da Instituição de Ensino Superior para que fosse oficializado.
Trata-se de um projeto extensionista regulamentado em uma universidade federal pública brasileira que lança mão do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) enquanto conjunto de recursos integrados que visam, por meio de softwares e hardwares, tratar, transformar, promover e auxiliar a comunicação entre diversos sistemas e situações. O presente projeto oferece informações científicas de qualidade que envolvem cenários de trabalho em saúde, vivências entrelaçadas aos princípios que regem o Sistema Único de Saúde (SUS). É articulado ao percurso e processo formativo dos acadêmicos conforme demanda de distanciamento físico (devido pandemia por covid-19) e novos contextos de cenas educacionais, de Ensinagem e Aprendizagem em Saúde, em modelo biopsicossocial.
Os produtos deste projeto advém de planejamento e implementação de âmbito coletivo e colaborativo das ações de situações diárias em Formação em Saúde, que abarcam três principais eixos temáticos: Ética e Bioética, Políticas Públicas e Rotina da Vida na Universidade. Vinte e quatro integrantes engajam este projeto, dentre elas, duas docentes e vinte e dois discentes de diversificados períodos do Curso de Fonoaudiologia (sendo 5 monitores de grupo conforme eixo temático). Visamos expandir a aplicação de TICs em situações cotidianas dentro de uma instituição de ensino superior e suas abrangências, a envolver discentes, docentes, técnicos administrativos e comunidade. Justificamos que a motivação sobre uso das TICs tem evoluído com a dicotomia social brasileira no desafio para que todos possam ter acesso a correntes recursos tecnológicos concomitante a acessibilidade da população.
Este novo contexto trouxe densas mudanças em diversificadas áreas do saber e no alcance de ações em educação em saúde. Dessa forma, o presente projeto apresenta aplicabilidade da Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) em prol da interação e disseminação de saberes. Desde agosto de 2021 as ações integram TICs à formação em saúde como: promover educação popular em saúde; produzir conteúdo acessível voltado à comunidade universitária; fomentar acessibilidade de informações; produzir materiais de divulgação; apresentar para a população termos, tópicos e políticas públicas discutidos na área da saúde, educação e assistência; incentivar competências éticas da formação em saúde; fomentar pensamento crítico, inovação e atualidades de informações e vivências em Formação em Saúde por meio de recursos de TICs e incluir discussões interativas com a população em geral.
São realizadas reuniões gerais semanais de trabalho, que têm por objetivo a coordenação e discussão do material produzido; encontros virtuais entre discentes e docentes do projeto conforme os três eixos temáticos para criação, seguindo o Calendário da Saúde do Ministério da Saúde e conteúdos atuais da mídia, divulgação em defesa de políticas públicas e demais demandas sociais. Elaborou-se a página de rede social de internet com identidade visual: a logomarca fez inferência a comunicação, a tecnologia e a saúde (enfatizada na área da Fonoaudiologia) por meio de parceria com uma estudante do curso de Design. As cores da logo foram pensadas de acordo com a imagem visual do nosso projeto, o símbolo do Wi-Fi e o otoscópio foram utilizados no intuito de frisar a tecnologia dentro do âmbito da saúde. As publicações criadas para o perfil na rede social Instagram (@desmistics) são produzidas após amplo estudo e debate com o cuidado de empregar fontes confiáveis. O Instagram é utilizado como canal de aporte dos materiais, promovendo educação popular em saúde popularizando assim, os conteúdos voltados à comunidade universitária. São utilizadas diferentes modalidades de comunicação, como vídeos, imagens, podcasts, dentre outros.
A Formação em Saúde dos estudantes extensionistas participantes do projeto tem sido intensificada e qualificada conforme divisões de Grupos de Estudos que alinham-se nos três eixos temáticos estabelecidos nas metas de ações. Configura-se, destarte, a ação extensionista articulada ao ensino e pesquisa. Até a primeira semana de janeiro de 2022 foram realizadas aproximadamente 30 reuniões semanais gerais através da Plataforma Google Meet®; seis grupos de Whatsapp (grupo geral, monitores, administradores e 03 referentes aos eixos temáticos). A concepção de um calendário de postagens pelo Software Microsoft® Excel® para Microsoft 360; a elaboração de uma sala virtual no Google Classroom® e a utilização de ferramentas na construção de mídias de acesso livre. Até o presente momento foram 3.482 contas alcançadas e 1.863 interações do público (776 curtidas, 121 comentários, 38 salvamentos e 47 compartilhamentos; além de acessos ao perfil). As interações ocorreram em nosso instagram a partir de 33 publicações, 98 stories e 3 vídeos do Reels que realizamos nesse período. O papel dos compartilhamentos de notícias atualizadas e confiáveis de organizações, instâncias e instituições de ensino e pesquisa acerca da pandemia de covid-19 tem sido impactante. O projeto também tem resultado em pressupostos sobre extensionalização de currículo do Curso de Fonoaudiologia, demonstrando a potência de constituição de um projeto com maior número de estudantes em situações nas quais desenvolve aplicabilidade social a partir dos conhecimentos, habilidades e atitudes trabalhados em disciplinas, a integrar transversalmente as competências de formação em saúde que demandam desenvolvimento conforme atualidades, acessibilidade e novos contextos sociais.
As ações de educação em saúde podem auxiliar na emancipação e politização da sociedade, gerando uma melhoria das condições e qualidade de vida. Além, das possibilidades de mudança no processo de ensino e aprendizagem da universidade pública, tendo em vista as implicações das tecnologias na sociedade e na educação. As TIC’S permitiram o exercício de uma prática educativa transformadora, voltada para as demandas sociais, com acessibilidade e a acompanhar o tempo e a disseminação da informação.