Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
DESMISTICs - Desmistificando o uso de tecnologias de informação e comunicação na educação universitária em formação em saúde
Eduarda Biancardi Carneiro, Heloísa Marcelly Rodrigues, Vitor Sérgio Borges, Laura Helena Gomes Pereira, Mel Mutiz de Lacerda, Angela Maria Dias de Souza, Aline Neves Pessoa Almeida, Margareth Attianezi Bracet, Wallace Silva Vargas, Milena Coelho Weller Pereira, Isabel Barreto de Oliveira, Amanda Fernandes Mageski, Luiza Ignez França

Última alteração: 2022-01-16

Resumo


O DESMISTIC’s surgiu na sala de aula no modelo EARTE (Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário) durante uma apresentação de trabalho em grupo de uma turma de 2º período (semestre 2020/2) da disciplina de Ética e Orientação Profissional do Curso de Fonoaudiologia. Tal nome fantasia remete ao conceito de que vivemos uma ocasião em que somos convocados a desmistificar o uso das TICs (Tecnologias da  Informação e Comunicação). Essa ação tem levado para reflexão crítica sobre Formação em Saúde e o uso de metodologias INTERativas. Na escolha dos temas de discussão mediados pelas docentes, houve convite aos discentes para a criação de um projeto de extensão de forma pró-ativa, que tivesse amplo alcance para além da sala de aula. Após 3 meses de intensos debates e construções coletivas, a sistematização do projeto extensionista foi apreciado em devidas instâncias da Instituição de Ensino Superior para que fosse oficializado.

Trata-se de um projeto extensionista regulamentado em uma universidade federal pública brasileira que lança mão do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) enquanto conjunto de recursos integrados que visam, por meio de softwares e hardwares, tratar, transformar, promover e auxiliar a comunicação entre diversos sistemas e situações. O presente projeto oferece informações científicas de qualidade que envolvem cenários de trabalho em saúde, vivências entrelaçadas aos princípios que regem o Sistema Único de Saúde (SUS). É articulado ao percurso e processo formativo dos acadêmicos conforme demanda de distanciamento físico (devido pandemia por covid-19) e novos contextos de cenas educacionais, de Ensinagem e Aprendizagem em Saúde, em modelo biopsicossocial.

Os produtos deste projeto advém de planejamento e implementação de âmbito coletivo e colaborativo das ações de situações diárias em Formação em Saúde, que abarcam três principais eixos temáticos: Ética e Bioética, Políticas Públicas e Rotina da Vida na Universidade. Vinte e quatro integrantes engajam este projeto, dentre elas, duas docentes e vinte e dois discentes de diversificados períodos do Curso de Fonoaudiologia (sendo 5 monitores de grupo conforme eixo temático). Visamos expandir a aplicação de TICs em situações cotidianas dentro de uma instituição de ensino superior e suas abrangências, a envolver discentes, docentes, técnicos administrativos e comunidade. Justificamos que a motivação sobre uso das TICs tem evoluído com a dicotomia social brasileira no desafio para que todos possam ter acesso a correntes recursos tecnológicos concomitante a acessibilidade da população.

Este novo contexto trouxe densas mudanças em diversificadas áreas do saber e no alcance de ações em educação em saúde. Dessa forma, o presente projeto apresenta aplicabilidade da Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) em prol da interação e disseminação de saberes. Desde agosto de 2021 as ações integram TICs à formação em saúde como: promover educação popular em saúde; produzir conteúdo acessível voltado à comunidade universitária; fomentar acessibilidade de informações; produzir materiais de divulgação; apresentar para a população termos, tópicos e políticas públicas discutidos na área da saúde, educação e assistência; incentivar competências éticas da formação em saúde; fomentar pensamento crítico, inovação e atualidades de informações e vivências em Formação em Saúde por meio de recursos de TICs e incluir discussões interativas com a população em geral.

São realizadas reuniões gerais semanais de trabalho, que têm por objetivo a coordenação e discussão do material produzido; encontros virtuais entre discentes e docentes do projeto conforme os três eixos temáticos para criação, seguindo o Calendário da Saúde do Ministério da Saúde e conteúdos atuais da mídia, divulgação em defesa de políticas públicas e demais demandas sociais. Elaborou-se a página de rede social de internet com identidade visual: a logomarca fez inferência a comunicação, a tecnologia e a saúde (enfatizada na área da Fonoaudiologia) por meio de parceria com uma estudante do curso de Design. As cores da logo foram pensadas de acordo com a imagem visual do nosso projeto, o símbolo do Wi-Fi e o otoscópio foram utilizados no intuito de frisar a tecnologia dentro do âmbito da saúde. As publicações criadas para o perfil na rede social Instagram (@desmistics) são produzidas após amplo estudo e debate com o cuidado de empregar fontes confiáveis. O Instagram é utilizado como canal de aporte dos materiais, promovendo educação popular em saúde popularizando assim, os conteúdos voltados à comunidade universitária. São utilizadas diferentes modalidades de comunicação, como vídeos, imagens, podcasts, dentre outros.

A Formação em Saúde dos estudantes extensionistas participantes do projeto tem sido intensificada e qualificada conforme divisões de Grupos de Estudos que alinham-se nos três eixos temáticos estabelecidos nas metas de ações. Configura-se, destarte, a ação extensionista articulada ao ensino e pesquisa. Até a primeira semana de janeiro de 2022 foram realizadas aproximadamente 30 reuniões semanais gerais através da Plataforma Google Meet®; seis grupos de Whatsapp (grupo geral, monitores, administradores e 03 referentes aos eixos temáticos). A concepção de um calendário de postagens pelo Software Microsoft® Excel® para Microsoft 360; a elaboração de uma sala virtual no Google Classroom® e a utilização de ferramentas na construção de mídias de acesso livre. Até o presente momento foram 3.482 contas alcançadas e 1.863 interações do público (776 curtidas, 121 comentários, 38 salvamentos e 47 compartilhamentos; além de acessos ao perfil). As interações ocorreram em nosso instagram a partir de 33 publicações, 98 stories e 3 vídeos do Reels que realizamos nesse período. O papel dos compartilhamentos de notícias atualizadas e confiáveis de organizações, instâncias e instituições de ensino e pesquisa acerca da pandemia de covid-19 tem sido impactante. O projeto também tem resultado em pressupostos sobre extensionalização de currículo do Curso de Fonoaudiologia, demonstrando a potência de constituição de um projeto com maior número de estudantes em situações nas quais desenvolve aplicabilidade social a partir dos conhecimentos, habilidades e atitudes trabalhados em disciplinas, a integrar transversalmente as competências de formação em saúde que demandam desenvolvimento conforme atualidades, acessibilidade e novos contextos sociais.

As ações de educação em saúde podem auxiliar na emancipação e politização da sociedade, gerando uma melhoria das condições e qualidade de vida. Além, das possibilidades de mudança no processo de ensino e aprendizagem da universidade pública, tendo em vista as implicações das tecnologias na sociedade e na educação. As TIC’S permitiram o exercício de uma prática educativa transformadora, voltada para as demandas sociais, com acessibilidade e a acompanhar o tempo e a disseminação da informação.