Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A inserção da Saúde Bucal na Puericultura: Uma experiência vivenciada pela Equipe 50 da Estratégia de Saúde da Família da US Santa Barbara
Débora Domingues Monteiro, Renilia Clarindo Souza Delmagre, Marcio De Carli, Gleiciane Aparecida da Cruz, Luciano da Silva, Ludimilia Henrique de Souza, Eliza Prezotto Giordani, Brena Aquino de Souza

Última alteração: 2022-01-16

Resumo


A Odontologia passou a compor o quadro de profissionais da Equipe 50 de Estratégia de Saúde da Família na US Santa Barbara no mês de Março de 2021. A partir de então iniciou-se um esforço, por parte da equipe, para integrar os atendimentos odontológicos às estratégias de saúde construídas pela equipe. Uma destas estratégias é a puericultura.
O presente trabalho tem como objetivo descrever o processo de inserção da Odontologia no atendimento de puericultura da equipe 50 de estratégia de saúde da família da US Santa Barbara.
O projeto é desenvolvido da seguinte forma: são realizadas buscas ativas às gestantes da comunidade pelos ACS (Agente comunitário de saúde) onde as mesmas são cadastradas para serem acompanhadas durante toda a gestação. Após o nascimento, na primeira semana de vida do bebê, é realizada a primeira consulta de puericultura no domicílio, com a presença do enfermeiro, um técnico de enfermagem e o ACS. Nesta consulta são realizados exames físicos, as primeiras orientações sobre amamentação e sobre o pós-parto. É realizado o agendamento da primeira consulta do bebê e da mãe com o médico da estratégia de saúde da família no consultório da US.
Durante a primeira consulta na unidade de saúde o médico já encaminha o bebê para a primeira consulta odontológica, na qual será realizado exame intra oral, com avaliação do frênulo lingual, avaliação da amamentação, orientação sobre higienização oral, sobre a alimentação do bebê e possíveis patologias orais.
A iniciativa da equipe de cuidar da saúde bucal dos bebês a partir dos primeiros dias, de início causou um espanto por parte das mães usuárias que nunca tinham visto esse trabalho de tratamento e prevenção precoce da saúde Bucal infantil antes do surgimento da dentição. A partir da primeira consulta elas compreendem a importância e necessidade desses cuidados e essas mães quando saem do consultório se tornam instrumentos multiplicadores de informações na comunidade disseminando as orientações que recebem com outras mães. Esse projeto para a equipe 50 tem sido um dos mais importantes e prazerosos, pois se trata de prevenção e promoção da saúde dos bebês, diminuindo assim drasticamente as chances dessas crianças futuramente virem a desenvolver problemas relacionados à saúde bucal, com reflexo na saúde como um todo.
Esta estratégia tem alcançado a sensibilização das mães para o autocuidado e para o cuidado qualificado de seus bebês, além de envolver toda equipe de estratégia de saúde da família e proporcionar a integralidade do atendimento ao paciente.