Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Andragogia na Atenção Primária a Saúde: brincando e aprendendo sobre mitos e verdades como estratégia de empoderamento da mulher no ciclo gravídico-puerperal
Sâmia Amélia Mendes Silva, Marisa Araújo Costa, Kameny Santos Franco, Pammela Weryka da Silva Santos

Última alteração: 2022-01-17

Resumo


INTRODUÇÃO: A gravidez é um período de preparação física e psicológica para o parto e maternidade, momento de grandes mudanças e dúvidas. O pré-natal configura-se como uma grande oportunidade para os membros da equipe de saúde utilizarem a educação no processo de cuidar com intuito de garantir a saúde materna e parto de um recém-nascido saudável. A abordagem grupal propicia ambiente para a promoção da saúde pelo processo de ensinar-aprender, constituindo-se num método privilegiado de investigação e intervenção, bastante incentivado. As estratégias lúdicas são grandes aliadas para se trabalhar educação em saúde a grupos específicos como é o caso das gestantes. OBJETIVO: instrumentalizar  gestantes  e  seus familiares para o período gravídico-puerperal. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência. A princípio foi discutido em equipe o planejamento da atividade que contou com as enfermeiras das duas equipes que atuavam na Unidade de Saúde da Família Ana Campos em São Vicente Férrer -MA, os profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, Agentes Comunitários de Saúde e alunos da graduação de enfermagem. O grupo de gestantes aconteceu em agosto de 2019. No momento da ação, foi organizado uma roda de apresentação, visando integrar o grupo. Em seguida, utilizou-se a dinâmica mitos e verdades, foram distribuídas plaquinhas nas cores verde e vermelha para as gestantes. Utilizou-se afirmações de dúvidas mais frequentes que apareciam durante as consultas, essas afirmações eram relacionadas com o ciclo gestacional, parto e puerpério e o grupo deveria dizer se tal afirmação tratava-se de um mito ou uma verdade. Após discussão e consenso do grupo, as enfermeiras facilitadoras acrescentavam saberes científicos à discussão. RESULTADOS: O grupo é um espaço multiprofissional em que o cerne da ação é a troca de conhecimentos entre os participantes. Vinte gestantes participaram do encontro. As afirmativas utilizadas foram: gestante não pode fazer tratamento odontológico; gestante não pode fazer preventivo; gestante pode fazer sexo durante toda a gestação; após um parto cesáreo não é possível ter parto normal; muito tempo sem comer pode piorar os enjoos; puérpera não pode lavar o cabelo após o parto; gestantes precisam comer por dois; meu leite é fraco; aqui é muito quente e por isso preciso dar água para meu filho. A dinâmica permitiu a integração do grupo, pois todas as gestantes contribuíram com experiências vividas em gestações anteriores e na presente, ou mesmo de pessoas conhecidas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O período pré-natal é uma fase complexa na vida da mulher, carregada de dúvidas, medos e estigmas. O tema foi oportuno para tirar dúvidas e ampliar o conhecimento das gestantes, além de fortalecer o vínculo entre usuárias e equipe e enfatizar momentos importantes da assistência pré-natal, como consulta odontológica e exame preventivo. O caráter dinâmico de metodologia de grupos, além da interação com outras usuárias, facilita o diálogo e permite que a equipe de saúde desenvolva intervenções oportunas para qualificação da assistência pré-natal oferecida.