Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Masculinidades em tempos de COVID-19: possíveis reflexões para a saúde
MARCOS VENICIO ESPER, Jeferson Santos Araújo, Lucila Castanheira Nascimento

Última alteração: 2022-02-03

Resumo


Apresentação: O estudo teve como objetivo promover uma reflexão sobre as possíveis transições na masculinidade hegemônica durante a pandemia provocada pelo COVID-19, a partir de cinco dimensões: afetividade, sexualidade, paternidade, violência e trabalho.

Desenvolvimento do trabalho: Para tanto, realizou-se buscas e literaturas críticas sobre a temática em evidências encontradas nas bases de dados PubMed, CINAHL, Scopus, PsycINFO e LILACS.

Resultados e/ou impactos: Os resultados destacam que os homens transitam suas masculinidades por diversas dimensões ao longo da vida, e por mais que a transição seja um processo natural do ser humano, o adoecimento e as medidas de proteção para a doença potencializam este fenômeno, proporcionando novas experiências.Dessa forma nesta reflexão configuraram-se como um passo na busca por fortalecer a implementação de políticas públicas, medidas educativas e pesquisas voltadas à compreensão deste fenômeno. As dimensões transitórias estão em constante desenvolvimento e as fontes que destacam estes fenômenos na literatura ainda são incipientes para compreensão em profundidade.

Considerações finais: A identificação das transições faz-se necessária para oferta de cuidados ampliados e construção de ações positivas direcionadas aos homens e suas masculinidades no campo da saúde pública.