Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO ASSISTIDO PELA TELEPEDIATRIA DE UM CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
verushka aparecida silverio teresa oliveira, Maria Helena Mussi, Rosana Hashimoto

Última alteração: 2022-01-28

Resumo


A proposta de Cuidado Materno Infantil em um Consórcio Público de Saúde prevê assistência de média complexidade a gestações de médio e alto risco e crianças que apresentem riscos biopsicossociais para o desenvolvimento global. Com o avanço da pandemia do COVID-19, o teleatendimento e o home office foram estratégias adotadas para a continuidade do acompanhamento/atendimento desse grupo populacional em um consórcio público de saúde na região do médio paranapanema, estado do Parana. Para tanto, houve uma reorganização do processo de trabalho e a inclusão de novas tecnologias, dentre elas, a telemedicina. Durante o ano de 2020 e parte de 2021, a pediatra e a técnica de enfermagem do ambulatório de atenção especializada em cuidado materno infantil realizaram em torno de 380 teleatendimentos o que despertou o interesse em tangibilizar o impacto desses atendimentos no cotidiano dos usuários. Neste sentido, surgiu a Pesquisa de Satisfação do Usuário assistido pelo teleatendimento em Pediatria, cujo objetivo foi conhecer a probabilidade do cuidador das crianças assistidas pelo serviço recomendarem o teleatendimento em pediatria para familiares e amigos. A  aplicação da pesquisa se deu via contato telefônico a uma amostragem de 10% dos atendimentos realizados no período de março de 2020 a setembro de 2021. A técnica utilizada para mensuracao dos resultados foi a Net Promoter Score (NPS) uma métrica simples que quantifica a resposta referente a uma única pergunta direta feita na pesquisa: qual a probabilidade de você recomendar este serviço? O diferencial dessa métrica é usar apenas uma pergunta de fácil compreensão ao entrevistado tendo como resposta uma quantificação de zero a dez para indicar qual a probabilidade da pessoa entrevistada recomendar esse serviço para amigos ou familiares sendo que zero significa pouco provável e 10 muito provável. As respostas são identificadas e classificadas em três categorias a depender da pontuação sendo de zero a seis considerados pessoas “ Detratores” (aqueles que com certeza não recomendariam a usar o serviço);  de sete a oito pessoas ditas “Neutros” (que estão indiferentes e não promoveriam ativamente o serviço) e, de 9 a 10 pessoas  ditas “Promotores" (que ativamente encorajam os outros a experimentar o serviço). A pontuação geral é calculada de maneira simples a partir da porcentagem de promotores menos a porcentagem de detratores (excluindo os passivos). As pontuações variam de -100 (todo mundo é um detrator) a +100 (todo mundo é um promotor). Das 38 pessoas contatadas, 30 aceitaram responder a pesquisa, sendo: 26 mães, 01 pai e 03 outros familiares das crianças atendidas. Como resultado obtivemos: 02 detratores e 28 promotores, aplicados a métrica NPS: 68% de aprovação do serviço e recomendação do mesmo para outros. Apartir do impacto positivo alcançado com esta modalidade de atendimento, recomendamos a manutenção e ampliação do mesmo para potencialização dos resultados e otimização das filas de espera por atendimento ambulatorial especializado no ambito da região de saúde e do SUS.