Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PARA O ESTUDO NA ÁREA DA SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA MONITORIA ACADÊMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA .
Raissa Vasconcelos Rego, Marina S Celere Meschede

Última alteração: 2022-02-03

Resumo


Apresentação: CE ANAMA é um termo em Nheengatu que significa “meu parente”, “meu amigo”. A monitoria CE ANAMA é uma estratégia que se direcionada a realizar o acompanhamento dos estudantes indígenas e quilombolas na UFOPA, com intuito de auxiliar a superação de dificuldades que possam vir a existir durante o percurso acadêmico discente. A monitoria voltada para os discentes indígenas e quilombolas, além de ser um direito à qualidade na educação superior, promove, também, resultados promissores na desenvoltura acadêmica dos discentes que são acompanhados. Com o novo cenário pandêmico ocasionado pelo sars-cov-2, agente etiológico da covid-19, novas estratégias de ensino foram utilizadas e a monitoria CE ANAMA necessitou de ajustes em seu planejamento e formas de atuação. As atividades durante a pandemia estão sendo executadas de forma remota, incluindo a monitoria CE ANAMA. Este estudo visa relatar as experiências vivenciadas sob a ótica do monitor do programa CE ANAMA acerca das principais estratégias utilizadas para o acompanhamento das atividades de ensino e os principais desafios encontrados. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo, na modalidade tipo relato de experiência, resultante do acompanhamento dos discentes indígenas e quilombolas incluídos no programa de monitoria acadêmica CE ANAMA no Instituto de Saúde Coletiva (ISCO). Resultados e/ou impactos: A primeira estratégia realizada vinculada a monitoria CE ANAMA, deu-se nas primeiras semanas, ocorrida no mês de 06 de 2021, onde se buscou entender a realidade dos discentes indígenas e quilombolas do Isco por meio de conversas individuais via plataformas online. Nesse momento participaram 03 discentes e verificou-se que as dificuldades enfrentadas se referiram preferencialmente a falta de acesso e estabilidade no servidor de internet para o acompanhamento das aulas pelos discentes. Com o relato dos participantes verificou-se que o monitor CE ANAMA poderia estar contribuindo com áudios explicativos sobre as disciplinas, conversas para tirar dúvidas e grupos no WhatsApp. Dessa forma, optou-se por acompanhar de forma estratégica os discentes em encontros semanais por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp ou pelo Google meet. Um dos desafios encontrados em relação as ações da monitoria acadêmica relacionam-se com a baixa adesão dos participantes aos encontros e estratégias desenvolvidas. Para superar essa lacuna, o ISCO tem promovido reuniões com coordenações de cursos dos cursos a fim de acompanhar as atividades feitas pelos monitores e debate de novas ideias, tendo como princípio, nesse processo, que a visão colaborativa e cooperativa de que, com a interação das culturas, constrói-se a possibilidade de conhecimento mútuo entre os envolvidos. Considerações finais: As atividades de monitoria acadêmica CE ANAMA tiveram que readaptar suas estratégias voltadas para o acompanhamento discente em tempos de pandemia, utilizando de ferramentas online para suprir as demandas necessárias. A instabilidade e dificuldades no acesso a internet são fatores desafiadores nesse processo de acadêmico. O acompanhamento por meio dos monitores aliados os coordenadores de curso têm efeitos positivos nas ações do programa CE ANAMA.