Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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BENEFÍCIOS DA APRENDIGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM CURSOS DE SAÚDE
Laisa kindely Ramos de Oliveira, Gabriela Amorim Cordeiro, Orlene Ramos DE oliveira, Roberta Roberta Fitaroni, Júlia Franco de Azevedo Azevedo Barros, Elisa Prezotto Giordani

Última alteração: 2022-02-03

Resumo


APRESENTAÇÃO: Metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), constituem estratégias relevantes no ensino em saúde. Estimulam no discente a autonomia, reflexão, criticidade, capacidade de solucionar impasses e promover o seu próprio desenvolvimento, conforme previsto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, além de aproximarem o conhecimento teórico e técnico da realidade profissioal. OBJETIVO: Realizar uma revisão da literatura acerca dos benefícios e pontos positivos da ABP em relação ao ensino tradicional para discentes da área de saúde. MÉTODO: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica digital, nas bases de dados: PubMed, Scielo e Lilacs com os descritores “metodologia, educação em saúde, e aprendizagem baseada em problemas” selecionados a partir dos descritores em Ciências da Saúde, entre os anos de 2017 e 2021. RESULTADOS: A ABP promove o desenvolvimento de senso crítico e reflexivo nos discentes, resultando em profissionais comprometidos com o sistema de saúde, aptos para o trabalho em equipe, qualificados para tomar decisões e implantar estratégias nos momentos adequados e adversos. Em relação ao ensino tradicional, esse método apresenta vantagens na construção profissional do acadêmico, como maior participação e concentração durante as aulas e interação aluno-professor. No entanto apresenta fragilidades em sua implementação devido a inexperiência ou falta de capacitação de docentes, além da falta de estrutura e incentivo das instituições de ensino. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A escassez de estudos que abordem os aspectos avaliativos bem como, o nível de satisfação dos estudantes da saúde no âmbito das metodologias ativas, especialmente da ABP, são um desafio na disseminação desse método, além da ruptura de paradigmas e deficiência na formação pedagógica dos docentes. Torna-se necessário um maior engajamento por parte das instituições de ensino no sentido de introduzir essa metodologia em suas estratégias pedagógicas, já que os benefícios resultantes podem ser surpreendentes, valorizando seus cursos.