Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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DE ARTISTA, MÉDICO E PROFESSOR TODO MUNDO TEM UM POUCO: CAMINHOS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE.
Aluízio Augusto Carvalho Santos

Última alteração: 2022-01-30

Resumo


O projeto busca identificar e analisar a relação entre Arte, Cultura e Saúde nos territórios educativos, principalmente, no DF e Entorno. Visa mostrar caminhos que se entrecruzem e como seus processos criativos acontecem promovendo uma articulação teórica e prática entre a Promoção de Saúde, a metodologia Arts-Based Research (ABR) e o fazer artístico.

Este projeto apresentará dados sobre processos artísticos e educativos e quais métodos caracterizam as experiências e trajetórias dos participantes para atender o primeiro nível do SUS, onde encontramos a educação. Nossa proposta é criarmos uma base qualitativa e significativa para analisá-los, com isso estabelecer uma interlocução com a Promoção da Saúde, CienciArte, destacando a importância da Arte e Cultura para Saúde Pública.

A metodologia de Arts-Based Research (ABR ) pode ser definida como uma abordagem que reconhece o fato das pessoas construírem o conhecimento por meio de diferentes linguagens artísticas, múltiplas experiências sensoriais, não apenas por meio de processos intelectuais,  pesquisadores que utilizam a ABR estudam processos e objetos artísticos com o objetivo de esclarecer dúvidas, resolver problemas e gerar novos entendimentos. Também incluímos nesse percurso metodológico, concepções composta por bell hooks, Paulo Freire, Lev S. Vigotski, Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin buscando diálogos de alteridades, provocando questionamentos e reflexões, como “quais intencionalidades estão presentes nas propostas pedagógicas que utilizam a Arte e a Cultura para Promoção da Saúde?”, acreditamos que as provocações decorrentes desse diálogo nos ajude a construir um mosaico de “imagens dialógicas” que nos revele como estão sendo abordados esses campos do conhecimento em contextos educativos.