Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EDUCAÇÃO EM SAÚDE E AS ABORDAGENS DE ENSINAGEM NO CURSO DE ENFERMAGEM
Izabel Soares Evangelista

Última alteração: 2022-01-21

Resumo


INTRODUÇÃO: A educação em saúde, é uma busca incessante de valorização do processo da “Educação”, educação dialógica, formativa e transformadora para os estudantes da área da saúde, em especial os acadêmicos do curso de Enfermagem. Educação em saúde, é um campo de estudos, de pesquisas, de conhecimentos e de práticas do âmbito da saúde, objetivando a formação do profissional Enfermeiro, para atuar no Sistema de Saúde. O estudo propôs como OBJETIVOS: verificar as abordagens de ensinagem desenvolvidas pelos professores do curso de enfermagem e identificar quais abordagens pedagógicas são mais enfatizadas. METODOLOGIA: a pesquisa foi caracterizada por uma abordagem qualitativa, adotando como tipo de estudo o de campo. Tendo como local de realização das observações, as salas de aulas da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Campus XII/Santarém. Os participantes foram 10 professores ministrantes do eixo temático: Politicas Publicas de Saúde e os componentes curriculares: programa de saúde, educação em saúde, sociologia, legislação em enfermagem, farmacologia, patologia, bioquímica, fisiologia humana e anatomia humana. Utilizou-se como instrumento, a observação das atividades dos professores. As observações foram realizadas pelos 27 acadêmicos do curso de Enfermagem regulamente matriculados no segundo ano. Os acadêmicos observaram e anotaram em um quadro sinóptico organizado com cinco abordagens proposta para a realização das observações como segue: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista e sociocultural. O método de procedimento foi o descritivo, ao observar as atividades do professor, os alunos descreveram no quadro, em qual abordagem se adequava a ação docente, sem nenhuma identificação com nome do professor e nem do componente curricular. Cada aluno teve que observar seis componente curricular dentre os dez que foram desenvolvidos no período de agosto a novembro de 2021. Toda atividade proposta, só foi possível pelo fato da realização das aulas presenciais. Em virtude de vivenciarmos um tempo estranho, por causa da pandemia de Covid- 19, o primeiro semestre foi todo online, mas neste segundo semestre, voltamos ao presencial ou hibrido. RESULTADO E DISCUSSÃO: Ao analisar os quadros sinóptico com as anotações dos alunos sobre as abordagens, ficou muito claro, que a “abordagem tradicional” com 62 anotações, ainda é valorizada pela maioria dos professores, reconhecendo que o processo educativo tradicional, é “centrado no professor”. Na “abordagem comportamentalista” com 26 anotações, o processo de ensinagem, é centrada na técnica. Na “abordagem humanista”, com 35 anotações, é centrada no aluno, e o professor é, um facilitador da aprendizagem. Na “abordagem cognitiva”, com 35 anotações, sobre o aluno que constrói o conhecimento, a intervenção pedagógica é contribuir para realização da aprendizagem significativa. Na “abordagem sociocultural”, com 31 anotações, relação professor-aluno é igualitária e democrática. A educação assume caráter amplo e não se restringe às situações formais de ensino-aprendizagem. CONCLUSÃO: O objetivo do estudo foi alcançado, após a análise das anotações, realizou-se uma roda de conversa sobre as abordagens, e conclui-se que é necessário e importante, os professores do curso de Enfermagem estudarem sobre as abordagens pedagógicas.