Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O PROCESSO DE TUTORIAL NO CURSO DE FISIOTERAPIA COM A TAXONOMIA DE BLOOM
Arlisson Rocha dos Reis, Izabel Soares Evangelista

Última alteração: 2022-01-21

Resumo


INTRODUÇÃO. Na atualidade muitas universidades com cursos de graduação na área da saúde, adotaram desenvolver suas aulas com as Metodologias Ativas, dentre as inúmeras metodologias, algumas se destacam, entre elas, a mais usada, é a: (Problem-Based LearningPBL) ou Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP, é uma estratégia de ensinagem em que os estudantes desenvolvem suas atividades com o objetivo de resolver determinado problema. A aprendizagem centrada no aluno se desenvolve em pequenos grupos tutoriais, composto por 8 a 12 estudantes, sob a coordenação de um professor que age como o facilitador, ou seja, tutor do grupo. E, cada grupo deve escolher um coordenador e um secretário/relator. O processo do tutorial, possibilita ao estudante a aquisição do conhecimento a partir de soluções de problemas organizados por professores/tutores fundamentados em situação da vida real. É, no desenvolvimento do tutorial, que a Taxonomia de Bloom, também conhecida como a classificação dos objetivos educacionais, se faz mais presente e possibilita a avaliação do conhecimento aprendido. Benjamin Bloom, em seus estudos, identificou que haviam três modelos de domínios, que os estudantes precisam passar para desenvolver uma aprendizagem efetiva, que são: o cognitivo, o afetivo e o psicomotor. OBJETIVOS. Verificar a aplicabilidade da Taxonomia de Bloom no desenvolvimento de um tutorial no curso de Fisioterapia e pesquisar nas bases de dados digitais artigos sobre a temática. METODOLOGIA. Os dados coletados para essa revisão narrativa foram analisados em artigos científicos entre os anos 2020 e 2021 a partir de investigações realizadas nas ferramentas digitais Google acadêmico e SciELo. Logo, fez-se a aplicação dos descritores “Taxonomia de Bloom”, “Problem-Based Learning (PBL)” e “Fisioterapia”. Por conseguinte, considerou-se como critério de inclusão: estudos sobre a aplicabilidade da Taxonomia de Bloom no processo de ensino e aprendizagem, como também, sua aplicação a partir da prática de tutoria em cursos superiores da área da saúde, e de exclusão, estudo com outras abordagens ainda que considere o uso da Taxonomia de Bloom, e textos com outros períodos de publicação e/ou idioma. Dessa forma, foram encontrados 30 artigos dos quais apenas 02 atenderam aos critérios. RESULTADOS. Detectou-se que a Taxonomia de Bloom possibilita avaliar os pontos cerebrais alcançados durante o processo de aprendizagem por meio das habilidades dos discentes em articular os verbos e palavras associados as classes de domínio cognitivo. Além disso, verificou-se que ainda existe lacunas sobre a utilização da taxonomia de Bloom aplicada ao processo de tutoria em cursos de Fisioterapia, fica evidente na percepção de produção cientifica quase que inexistentes sobre a temática e a Fisioterapia. CONCLUSÃO. A pesquisas sobre a Taxonomia de Bloom aplicada ao contexto de tutoria em curso da área da saúde, em especial o curso de Fisioterapia ainda é bem, tímido e limitado os estudos. Sendo de fundamental importancia para professores, tutores, preceptores, facilitadores e outros educadores, buscarem conhecer para saber explorar melhor a taxonomia de Bloom no desenvolvimento de um tutorial.