Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PROJETO "DAR A LUZ" UMA ESTRATÉGIA DE ACOMPANHAMENTO DE GESTANTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Júlia Almeida Corrêa, Renata Livio, Mirela Dias Gonçalves, Rodrigues Favero Lorezon, Felipe Kutz Vieira, Iaçanã Dos Santos, Maria Eduarda De Souza Roncete, Larissa De Paulo Benincá

Última alteração: 2022-01-27

Resumo


Apresentação: A assistência à gestante no período pré-natal é de grande importância para a saúde da mãe e da criança, contribuindo para um nascer saudável e uma atenção de qualidade. A Atenção Primária à Saúde deve realizar ações que promovam um acompanhamento pré-natal adequado e a qualidade do cuidado, com vistas aos princípios e diretrizes do SUS. Os profissionais devem estar sensíveis às necessidades das gestantes durante o pré-natal, oportunizando espaços de escuta e diálogos sobre saúde. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada na realização de ações de educação em saúde com gestantes no Projeto Dar a Luz no município de Muqui - Espírito Santo. Desenvolvimento: Trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência no desenvolvimento de atividades de educação em saúde com gestantes que participam de um projeto social no município de Muqui/ES, em Alto Boa Esperança, entre novembro e dezembro de 2021. O projeto “Dar a Luz” é promovido pelo Centro de Referência em Assitência Social, conta com uma proposta de participação multiprofissional, contando com a parceria da equipe que atua na Estratégia Saúde da Família do Alto Boa Esperança. Os encontros acontecem semanais e oportunizaram a escuta e o diálogo sobre assuntos relacionados a saúde da mãe, do bêbe e família. Utilizou-se abordagem humanizada no acolhimento às gestantes e estímulo ao sentimento de pertencimento ao grupo,  contou com propostas lúdicas, de reflexões e compartilhamentos para troca de experiências entre as gestantes, tendo em vista o aprimoramento de conhecimentos e habilidades relacionados à: importância do acompanhamento pré-natal; fisiologia da gravidez e compreensão das mudanças no corpo da mãe; sinais e tipos de parto; imunização; sexo seguro e planejamento familiar; quando a procurar o serviço de saúde; incentivo à amamentação materna exclusiva e cuidados com a mama; cuidados no puerpério; cuidados com o bêbe. Resultados: Observou-se que as ações educativas tem impacto positivo para o cuidado à gestantes durante o acompanhamento pré-natal, na prevenção e promoção da saúde da mãe e criança, além de repercutir nas relações familiares. A experiência possibilita espaço de diálogos e discussões entre as participantes do grupo, permitindo trocas de afetos, fortalecimento do vínculo e a amizade entre o grupo. Percebido que a troca de experiências favorece a valorização da fala, facilitando para uma ação colaborativa entre as gestantes, sendo motivadas a participação ativa nos encontros. Pode-se constatar gestantes apresentam uma aprendizagem significativa ao participar dos encontros, segundo relatos, saindo do “medo”do desconhecido e dando lugar ao sentimento de compreensão do processo de gestação, parto e puerpério. Observaado estabelecimento do elo de confiança entre as gestantes e o profissional de saúde, favorecendo a relação afetiva e profissional. Considerações finais: Diante dos aspectos analisados tornar-se fundamental que a escuta e o diálogo sejam priorizados nas ações educativas e, que as gestantes sintam-se parte do processo, com uma aprendizagem significativa e no incentivo à atitudes colaborativas,  promovendo a humanização e o cuidado em saúde, com vistas a qualidade da atenção.