Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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PROJETO "DAR A LUZ" UMA ESTRATÉGIA DE ACOMPANHAMENTO DE GESTANTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Última alteração: 2022-01-27
Resumo
Apresentação: A assistência à gestante no período pré-natal é de grande importância para a saúde da mãe e da criança, contribuindo para um nascer saudável e uma atenção de qualidade. A Atenção Primária à Saúde deve realizar ações que promovam um acompanhamento pré-natal adequado e a qualidade do cuidado, com vistas aos princípios e diretrizes do SUS. Os profissionais devem estar sensíveis às necessidades das gestantes durante o pré-natal, oportunizando espaços de escuta e diálogos sobre saúde. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada na realização de ações de educação em saúde com gestantes no Projeto Dar a Luz no município de Muqui - Espírito Santo. Desenvolvimento: Trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência no desenvolvimento de atividades de educação em saúde com gestantes que participam de um projeto social no município de Muqui/ES, em Alto Boa Esperança, entre novembro e dezembro de 2021. O projeto “Dar a Luz” é promovido pelo Centro de Referência em Assitência Social, conta com uma proposta de participação multiprofissional, contando com a parceria da equipe que atua na Estratégia Saúde da Família do Alto Boa Esperança. Os encontros acontecem semanais e oportunizaram a escuta e o diálogo sobre assuntos relacionados a saúde da mãe, do bêbe e família. Utilizou-se abordagem humanizada no acolhimento às gestantes e estímulo ao sentimento de pertencimento ao grupo, contou com propostas lúdicas, de reflexões e compartilhamentos para troca de experiências entre as gestantes, tendo em vista o aprimoramento de conhecimentos e habilidades relacionados à: importância do acompanhamento pré-natal; fisiologia da gravidez e compreensão das mudanças no corpo da mãe; sinais e tipos de parto; imunização; sexo seguro e planejamento familiar; quando a procurar o serviço de saúde; incentivo à amamentação materna exclusiva e cuidados com a mama; cuidados no puerpério; cuidados com o bêbe. Resultados: Observou-se que as ações educativas tem impacto positivo para o cuidado à gestantes durante o acompanhamento pré-natal, na prevenção e promoção da saúde da mãe e criança, além de repercutir nas relações familiares. A experiência possibilita espaço de diálogos e discussões entre as participantes do grupo, permitindo trocas de afetos, fortalecimento do vínculo e a amizade entre o grupo. Percebido que a troca de experiências favorece a valorização da fala, facilitando para uma ação colaborativa entre as gestantes, sendo motivadas a participação ativa nos encontros. Pode-se constatar gestantes apresentam uma aprendizagem significativa ao participar dos encontros, segundo relatos, saindo do “medo”do desconhecido e dando lugar ao sentimento de compreensão do processo de gestação, parto e puerpério. Observaado estabelecimento do elo de confiança entre as gestantes e o profissional de saúde, favorecendo a relação afetiva e profissional. Considerações finais: Diante dos aspectos analisados tornar-se fundamental que a escuta e o diálogo sejam priorizados nas ações educativas e, que as gestantes sintam-se parte do processo, com uma aprendizagem significativa e no incentivo à atitudes colaborativas, promovendo a humanização e o cuidado em saúde, com vistas a qualidade da atenção.