Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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As metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem na Atenção Básica à Saúde: estratégias para a ampliação do olhar do estudante de medicina
Lucas Da Silva Machado, Carlos Henrique Pereira, Luísa Lacerda da Silva, Annabelle de Fátima Modesto Vargas

Última alteração: 2022-01-17

Resumo


Apresentação: O uso de metodologias ativas proporciona uma completa integração entre estudante, objetivos de aprendizagem, teoria e cenário de práticas. Essas metodologias proporcionam ao estudante um olhar ampliado para o processo saúde-doença, permitindo fazer comparações e inter-relações com outras condições e experiências. Logo, a construção do conhecimento torna-se maior e mais duradoura. A vivência da disciplina de Integração-Ensino-Serviço-Comunidade (IESC I e II) permitiu aos estudantes o conhecimento sobre a Atenção Básica e a percepção das iniquidades sociais que interferem nos processos de saúde e adoecimento.

Desenvolvimento do trabalho: Durante o 1° e 2° períodos do curso de medicina, no eixo IESC são realizadas visitas semanais às Unidades Básicas de Saúde (UBS). Esses encontros foram em grupos de 13 a 15 pessoas, acompanhados pelo tutor. Nas primeiras visitas, foram feitas apresentações às dependências da UBS, registrando o quadro de funcionários. Em um segundo momento, foi percorrido o território adscrito e juntamente ao agente comunitário de saúde (ACS) foram reconhecidos os determinantes sociais. Dessa etapa seguiu-se a construção de um mapa falante contendo todas as micro áreas cobertas pela unidade com suas características, particularidades e fatores de risco. Os dados dessa investigação minuciosa foram usados para o desenvolvimento de uma ação social com foco educativo no tema hipertensão arterial sistêmica (HAS). O tema foi escolhido com base nas singularidades inerentes ao território mapeado. Diante da atividade proposta, foi possível observar os determinantes de saúde do território e delinear o perfil epidemiológico da região. Fica claro, portanto, que o reconhecimento do território está intimamente relacionado ao processo saúde-doença.

Resultados: A proposta permitiu práticas nas UBS desde o primeiro período formativo. Sendo assim, foi feito, não só o acompanhamento e observação dos profissionais, mas também a construção, junto aos ACS, de formas a aprimorar a situação de saúde da população adscrita, considerando as variáveis e os determinantes sociais de saúde. Tendo como parte do conteúdo programático da disciplina o conhecimento e a investigação minuciosa de todo o território, foi desenvolvido um mapa falante, para posteriormente ser realizada uma ação social com base nas necessidades, características e singularidades de cada região.

Considerações finais: Assim, conclui-se que os conceitos desenvolvidos pelo componente curricular foram fixados, interligados e mediados pela experiência, além de terem auxiliado na construção de um olhar humanizado e integral da prática médica. Conclui-se desse modo que foram praticados os princípios de equidade, integralidade e universalidade instituídos na Constituição Federal de 1988.