Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Perfil Clínico dos Pacientes atendidos por um centro especializado em reabilitação do estado do Espírito Santo
Aline Micheli Costa Souza, Daniel Cordeiro Resende, Jaqueline de Souza Barros, Mariangela Pereira Braga Nielsen

Última alteração: 2022-01-20

Resumo


Tema: Perfil Clínico dos Pacientes atendidos por um centro especializado em reabilitação do estado do Espírito Santo

Apresentação: O Relatório Mundial sobre a Deficiência estimou que existiam, em 2011, mais de um bilhão de pessoas com deficiência no mundo e que cerca de 80% delas viviam em países em desenvolvimento como o Brasil. O índice geral da população brasileira mostra que dos 23,9% das pessoas que possuem alguma deficiência, 8,3% apresentam alguma deficiência severa.

Em 2012 foi publicada pelo MS a Portaria MS/GM nº 793/12, que institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD). O Centro Especializado em Reabilitação (CER) é um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação, que efetua diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva.

O presente estudo tem por objetivo verificar o perfil clínico dos pacientes atendidos pela fisioterapia em um Centro Especializado Em Reabilitação da região metropolitana do estado do Espírito Santo.

Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo observacional Transversal. Foram analisados 1000 prontuários dos pacientes com lesão neuro músculo esquelética que estiveram no setor de reabilitação motora adulto e infantil do CER II CREFES - Vila Velha, ES no ano de 2018. A avaliação seguiu uma ficha de coleta de dados, com variáveis referentes ao perfil clínico. Foi realizado uma análise descritiva de dados.

Resultados e/ou impactos: Dentre os 1000 prontuários analisados, constatou-se, que 83,1% apresentam lesão ortopédica, 90,6% possuem diagnóstico clínico e em 70,2% constam o diagnóstico fisioterapêutico.

Considerações finais: Concluímos que o perfil clínico dos pacientes atendidos no CER II CREFES de Vila Velha - ES se caracterizou predominantemente por lesão ortopédica e possuíam diagnóstico clínico e fisioterapêutico. Apesar da grande variedade de pacientes e das características analisadas, é de extrema importância a realização de outros estudos para conhecer melhor o perfil dos pacientes que frequentam o Centro Especializado em Reabilitação, para um melhor direcionamento das verbas governamentais e políticas públicas para a população com deficiência.