Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-01-20
Resumo
Apresentação: As equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) tem importante função de cuidar do indivíduo, família e comunidade respeitando os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. O cenário do cuidado deve considerar abordagens humanizadas que respondendo às necessidades de saúde da população em seu contexto de vida, criando estratégias que envolvam os usuários em assuntos relacionados a sua saúde e possibilitem maior qualidade da atenção. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma equipe de saúde no diálogo e conscientização da população quanto aos cuidados de saúde e compreensão do fluxo de atendimento do serviço da Unidade Minete em Venda Nova do Imigrante – Espírito Santo. Desenvolvimento: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por uma equipe da ESF Minete do município de Venda Nova do Imigrante/ES, entre 2020 a 2022. Frente ao cenário pandêmico de COVID-19, verificou -se necessidade de dialogar com a população sobre o novo cenário pandêmico e ampliação de conhecimentos, tendo em vista a medidas de distanciamento social e de prevenção à doença, além da compreensão de fluxos e organização do serviço pelo usuário. Realizados momentos de discussão e reflexão sobre ações estratégicas que atendessem às demandas de ampliação do acesso à informação, considerando a humanização e o acolhimento, visando a conscientização para o autocuidado. Realizado parceria com a vigilância epidemiológica para atualização e identificação de necessidades de saúde a serem trabalhadas com os usuários e comunidade durante o período. Utilizou-se como estratégicas: ações educativas de prevenção e promoção da saúde com abordagens acolhedoras individuais e coletivas na Unidade de Saúde e domicílio; painel informativo com assuntos de saúde; organização de processos de trabalho da Unidade de saúde e diálogo com a comunidade. Resultados: Observou-se que promover o diálogo é peça fundamental para efetividade nas ações de saúde, tem impacto positivo na ampliação do acesso à informação em saúde por parte do usuário, apresentando-se mais esclarecidos e conscientes quanto ao autocuidado e fluxos de atendimento do serviço de saúde. Percebido que as ações educativas possibilitam estreitamento de vínculo entre equipe com o usuário, favorecendo o cuidado e a humanização da assistência, contribuindo para melhora na qualidade da atenção. Sendo assim, a experiência trouxe promoveu na população uma maior conscientização quanto a prevenção ao COVID-19 e outros agravos de saúde, trabalhados em diversos formatos dentro e fora da Unidade de Saúde. Constou-se relatos de satisfação dos usuários pelas ações realizadas pela equipe e melhoria da qualidade da atenção, gerando motivação profissional. Considerações finais: Diante da experiência vivenciada, vale ressaltar a importância da atuação da equipe de saúde na conscientização do indivíduo, família e comunidade, quanto a coresponsabilidade pelo cuidado em saúde e na promoção da qualidade de vida. Faz-se necessário que a APS implemente ações de organização de fluxos de atenção e qualifique o cuidado, adequando-os às necessidades do usuário e comunidade, promovendo acolhida, apoio e fortalecendo o vínculo com a equipe.