Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O caminho do diálogo em saúde: um relato de experiência
Raiani Feu Cassandro, Julia Ribeiro Pereira, Maria Eduarda De Souza Roncete, Karina Effgen, Larissa De Paulo Benincá, Mirela Dias Gonçalves, Iaçanã Dos Santos, Maria Rozaria Andreao

Última alteração: 2022-01-20

Resumo


Apresentação: As equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) tem importante função de cuidar do indivíduo, família e comunidade respeitando os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. O cenário do cuidado deve considerar abordagens humanizadas que respondendo às necessidades de saúde da população em seu contexto de vida, criando estratégias que envolvam os usuários em assuntos relacionados a sua saúde e possibilitem maior qualidade da atenção. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma equipe de saúde no diálogo e conscientização da população quanto aos cuidados de saúde e compreensão do fluxo de atendimento do serviço da Unidade Minete em Venda Nova do Imigrante – Espírito Santo. Desenvolvimento: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por uma equipe da ESF Minete do município de Venda Nova do Imigrante/ES, entre 2020 a 2022. Frente ao cenário pandêmico de COVID-19, verificou -se necessidade de dialogar com a população sobre o novo cenário pandêmico e ampliação de conhecimentos, tendo em vista a medidas de distanciamento social e de prevenção à doença, além da compreensão de fluxos e organização do serviço pelo usuário. Realizados momentos de discussão e reflexão sobre ações estratégicas que atendessem às demandas de ampliação do acesso à informação, considerando a humanização e o acolhimento, visando a conscientização para o autocuidado. Realizado parceria com a vigilância epidemiológica para atualização e identificação de necessidades de saúde a serem trabalhadas com os usuários e comunidade durante o período. Utilizou-se como estratégicas: ações educativas de prevenção e promoção da saúde com abordagens acolhedoras individuais e coletivas na Unidade de Saúde e domicílio; painel informativo com assuntos de saúde; organização de processos de trabalho da Unidade de saúde e diálogo com a comunidade. Resultados: Observou-se que promover o diálogo é peça fundamental para efetividade nas ações de saúde, tem impacto positivo na ampliação do acesso à informação em saúde por parte do usuário, apresentando-se mais esclarecidos e conscientes quanto ao autocuidado e fluxos de atendimento do serviço de saúde. Percebido que as ações educativas possibilitam estreitamento de vínculo entre equipe com o usuário, favorecendo o cuidado e a humanização da assistência, contribuindo para melhora na qualidade da atenção. Sendo assim, a experiência trouxe promoveu na população uma maior conscientização quanto a prevenção ao COVID-19 e outros agravos de saúde, trabalhados em diversos formatos dentro e fora da Unidade de Saúde. Constou-se relatos de satisfação dos usuários pelas ações realizadas pela equipe e melhoria da qualidade da atenção, gerando motivação profissional.  Considerações finais: Diante da experiência vivenciada, vale ressaltar a importância da atuação da equipe de saúde na conscientização do indivíduo, família e comunidade, quanto a coresponsabilidade pelo cuidado em saúde e na promoção da qualidade de vida. Faz-se necessário que a APS implemente ações de organização de fluxos de atenção e qualifique o cuidado, adequando-os às necessidades do usuário e comunidade, promovendo acolhida, apoio e fortalecendo o vínculo com a equipe.