Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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VIVÊNCIAS NO INTERCÂMBIO ACADÊMICO DE REUMATOLOGIA EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA
Juliana Vieira Saraiva, Ana Paula Ferreira dos Santos, Camile Smith de Oliveira Brito, Samara Santos Nascimento Torres, Lara El Kadri Cerquetani, Paula Katharine Corrêa Nascimento, Dâmmarys Venância Freire Nascimento

Última alteração: 2022-01-18

Resumo


Apresentação: as ações extensionistas são de grande relevância para a formação acadêmica, uma vez que participa do tripé ensino-pesquisa-extensão, compulsório e indissociável para as instituições de ensino superior brasileiras. O intercâmbio é uma forma de extensão, abrangendo aspectos assistências, culturais, linguísticos, sociais e acadêmicos. Essa atividade, caracterizada não apenas pela troca temporária do local de vivência, mas também pela troca de saberes entre estados e nações, promove benefício à sociedade e aos acadêmicos, uma vez que estes cedem seu tempo e conhecimento em prol do aprendizado, enquanto proporciona àqueles o atendimento e novas perspectivas acerca de suas necessidades. O intercâmbio voluntário no curso de medicina permite que o aluno acompanhe uma realidade diferente da qual está inserido. Com isso, o estudante obtém o conhecimento prático acerca de patologias que podem não estar presentes em sua região, além de habilidades comunicacionais com pacientes de diversas culturas. Com base no exposto, o presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências adquiridas durante um intercâmbio acadêmico. Desenvolvimento do trabalho: as atividades foram desenvolvidas no Ambulatório de Reumatologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná - FEMPAR, de segunda-feira à sexta-feira, no período de 29 de novembro a 17 de dezembro de 2021. Dentro do plano de estágio constaram atendimentos clínicos, acompanhamento de procedimentos e aulas teóricas com discussões de artigos e casos clínicos do próprio ambulatório. As atividades teóricas ocorriam toda manhã e quintas-feiras à tarde. Já os atendimentos eram divididos por turnos, sendo cada um pertencente a um conjunto de doenças reumatológicas. Inicialmente, foi realizado um acolhimento, por parte dos residentes do serviço, referente ao funcionamento do estágio, envolvendo o processo de trabalho e instruções acerca do serviço eletrônico utilizado para atendimento aos pacientes. Em seguida, durante dois dias, pode-se acompanhar esses mesmos residentes em atendimento, sendo possível observar a rotina da unidade de forma supervisionada. A partir desse momento, as atividades foram desempenhadas por meio de atendimento individual aos pacientes, com posterior discussão do caso com o preceptor responsável, sendo assim, definidas as condutas. Resultados e/ou impactos: O momento de acolhimento foi essencial para entender o funcionamento do serviço, além de proporcionar mais segurança ao intercambista. O plano de estágio proposto mostrou-se bastante produtivo, na medida em que foi capaz de contemplar aspectos teóricos e práticos. A divisão das atividades por turnos ajudou na consolidação de conhecimentos específicos sobre a reumatologia, proporcionando ainda, o acompanhamento de patologias diversas. Além disso, pode-se realizar o exercício de escuta ativa dos pacientes, discussões produtivas e observação do exercício da clínica médica baseada em evidências e boas práticas de conduta, contribuindo de forma significativa para a formação do estudante. Considerações finais: as atividades resultaram em crescimento pessoal e acadêmico, cumprindo o objetivo de proporcionar vivências diferentes da realidade do estudante intercambista. Ressalta-se que o contato com os pacientes e profissionais do serviço foi um ponto chave desta experiência, na medida em que cada agente trouxe ensinamentos para além do conhecimento técnico-científico, proporcionando uma visão mais humanística da medicina.