Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-01-18
Resumo
Apresentação: as ações extensionistas são de grande relevância para a formação acadêmica, uma vez que participa do tripé ensino-pesquisa-extensão, compulsório e indissociável para as instituições de ensino superior brasileiras. O intercâmbio é uma forma de extensão, abrangendo aspectos assistências, culturais, linguísticos, sociais e acadêmicos. Essa atividade, caracterizada não apenas pela troca temporária do local de vivência, mas também pela troca de saberes entre estados e nações, promove benefício à sociedade e aos acadêmicos, uma vez que estes cedem seu tempo e conhecimento em prol do aprendizado, enquanto proporciona àqueles o atendimento e novas perspectivas acerca de suas necessidades. O intercâmbio voluntário no curso de medicina permite que o aluno acompanhe uma realidade diferente da qual está inserido. Com isso, o estudante obtém o conhecimento prático acerca de patologias que podem não estar presentes em sua região, além de habilidades comunicacionais com pacientes de diversas culturas. Com base no exposto, o presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências adquiridas durante um intercâmbio acadêmico. Desenvolvimento do trabalho: as atividades foram desenvolvidas no Ambulatório de Reumatologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná - FEMPAR, de segunda-feira à sexta-feira, no período de 29 de novembro a 17 de dezembro de 2021. Dentro do plano de estágio constaram atendimentos clínicos, acompanhamento de procedimentos e aulas teóricas com discussões de artigos e casos clínicos do próprio ambulatório. As atividades teóricas ocorriam toda manhã e quintas-feiras à tarde. Já os atendimentos eram divididos por turnos, sendo cada um pertencente a um conjunto de doenças reumatológicas. Inicialmente, foi realizado um acolhimento, por parte dos residentes do serviço, referente ao funcionamento do estágio, envolvendo o processo de trabalho e instruções acerca do serviço eletrônico utilizado para atendimento aos pacientes. Em seguida, durante dois dias, pode-se acompanhar esses mesmos residentes em atendimento, sendo possível observar a rotina da unidade de forma supervisionada. A partir desse momento, as atividades foram desempenhadas por meio de atendimento individual aos pacientes, com posterior discussão do caso com o preceptor responsável, sendo assim, definidas as condutas. Resultados e/ou impactos: O momento de acolhimento foi essencial para entender o funcionamento do serviço, além de proporcionar mais segurança ao intercambista. O plano de estágio proposto mostrou-se bastante produtivo, na medida em que foi capaz de contemplar aspectos teóricos e práticos. A divisão das atividades por turnos ajudou na consolidação de conhecimentos específicos sobre a reumatologia, proporcionando ainda, o acompanhamento de patologias diversas. Além disso, pode-se realizar o exercício de escuta ativa dos pacientes, discussões produtivas e observação do exercício da clínica médica baseada em evidências e boas práticas de conduta, contribuindo de forma significativa para a formação do estudante. Considerações finais: as atividades resultaram em crescimento pessoal e acadêmico, cumprindo o objetivo de proporcionar vivências diferentes da realidade do estudante intercambista. Ressalta-se que o contato com os pacientes e profissionais do serviço foi um ponto chave desta experiência, na medida em que cada agente trouxe ensinamentos para além do conhecimento técnico-científico, proporcionando uma visão mais humanística da medicina.