Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Núcleo Ampliado de Saúde da Família utiliza as Práticas Integrativas e Complementares na Promoção da Assistência à Saúde em diversos cenários no Município de Paraíba do Sul / RJ
Deilane da Silva Pinheiro, Luzicácia Meira Santana, Ludmila Andrade, Guilherme Castro

Última alteração: 2022-01-17

Resumo


O trabalho realizado pela Equipe NASF/AB – PS segue a recomendação do Ministério da Saúde através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC), chancelado pela Portaria GM/MS nº 971, de 3 de maio de 2006 que contempla 29 práticas regulamentadas e disponíveis a todos os cidadãos. Tem como objetivo principal impactar na saúde do sujeito de maneira integral e conduzir a um cuidado emancipador.

O trabalho vem se desenvolvendo desde o início do cenário da crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19. A pandemia tem gerado consequências incapacitantes nos aspectos físico, mental, social e emocional dos sujeitos. Diante disso, a Equipe utiliza Aromaterapia, Auriculoterapia, Reiki, Meditação e Escuta acolhedora como recursos terapêuticos na mitigação dos danos provocados por esse contexto. A pessoa em sofrimento é acolhida pelos profissionais do NASF nas Unidades Básicas de Saúde, nos grupos de atividade física, durante as visitas domiciliares e nos projetos em curso. Após a escuta acolhedora, é agendada a primeira consulta com os profissionais que ofertam as PICS uma vez por semana. Após a anamnese e as avaliações, são ofertadas as práticas de forma gradual, observando-se as respostas do sujeito. São realizados encaminhamentos para os serviços especializados quando necessário e estimuladas práticas de AutoCuidado.

Essa abordagem tem impactado positivamente sobre a saúde dos sujeitos participantes do projeto. Melhora da qualidade de vida, sono regulador, escolhas alimentares saudáveis, redução no uso de medicação, redução das dores crônicas, aceitação de apoio psicológico no Serviço de Saúde Mental, engajamento no cuidado da própria saúde.

As PICS contemplam sistemas e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Apresenta uma visão ampliada do processo saúde-doença e promove o cuidado global do sujeito, especialmente do autocuidado.

Portanto, configura-se como um dispositivo inovador na racionalização das ações de saúde em diversos cenários, contribui para o desenvolvimento sustentável e aumento da resolubilidade do sistema, favorece o desenvolvimento de um “cuidado emancipador” que produz autoconhecimento e responsabilidade pela própria saúde física, mental e emocional. Por isso, a Equipe NASF/AB-PS segue reforçando o cuidado integral, ampliado e humanizado a todos os cidadãos e fortalecendo o Sistema Único de Saúde por meio das PICS.