Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Caleidoscópio: Caixa de Ativação – o blog como ferramenta de fomento da Educação Permanente em Saúde
Elaine Rocha Correa, Maria Fernanda Petroli Frutuoso

Última alteração: 2022-02-05

Resumo


Este resumo traz a experiência de um blog – Caleidoscópio: Caixa de Ativação – produto técnico da pesquisa de mestrado “Mas a vida é real e de viés”: o exercício da preceptoria e o processo de educação permanente no Programa de Educação pelo Trabalho PET-Saúde/GraduaSUS de Santos, São Paulo, que teve como um dos eixos centrais a Educação Permanente em Saúde (EPS) em Movimento, na ótica proposta por Emerson Merhy. A experiência na gestão da EPS e de coordenadora desta edição do PET em nível municipal e hoje, no lugar de profissional de uma equipe de Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), apoiadora de sete equipes de Saúde da Família (eSF) na Atenção Primária à Saúde, preceptora e docente do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária à Saúde (PRMAPS) do município de Santos, fizeram emergir o desafio de criar um modo de apoiar os trabalhadores, em qualquer ponto da rede de atenção em saúde, em seus processos de formação, em sua atuação em equipes e junto à população. Este trabalho tem o objetivo de descrever e analisar a experiência de constituição de um blog, como estratégia de EPS, desde seu esboço inicial, seu desenvolvimento até o presente momento. Ao longo do processo de gestão do PET e de pesquisar a EPS neste contexto, foi sendo coletado material que viria a compor uma caixa de ferramentas. Após esta etapa, o desafio foi corporificar ideias, invenções, ferramentas, experiências, músicas, entre outros, de modo a materializar a caixa. Cada item viria a ser chamado de “pista”, dado que a intenção era de indicar caminhos possíveis, sem a pretensão de propor fórmulas prontas. O formato inicial da produção técnica foi uma caixa-gaveta de papelão, contendo pistas com diversas linguagens: trechos de obras literárias, letras de músicas, reproduções de obras de artes, cartuns, artigos científicos, filmes, poesias, curtas-metragens, documentários, reportagens. Com a utilização de materiais de papelaria, aliados a algumas habilidades manuais e criatividade, cada item foi convertido em um objeto concreto, que poderia ser visto, lido e manuseado. A caixa recebeu o título de “Caleidoscópio”, objeto que, por natureza, precisa ser colocado em movimento para produzir novas formas e composições. Como complemento, ainda ganhou o subtítulo “Caixa de Ativação”, em alusão às expressões “caixa de ferramenta” e “ativação do olhar”, condizente com o referencial teórico utilizado. Em que pese a vantagem de apresentar um conteúdo convidativo ao toque e interação, a caixa em seu formato físico formava um repertório que poderia ser compartilhado e consultado livremente por qualquer interessado, levando ao passo seguinte de ampliar a divulgação deste conteúdo. Para tanto, a opção escolhida foi um blog, dispositivo de livre acesso, nomeado Caleidoscópio: Caixa de Ativação, acessível no sítio eletrônico https://caleidoscopioativar.blogspot.com/. Desde que foi ao ar, em outubro de 2019, até a segunda semana de janeiro de 2022, o blog totaliza trinta e seis postagens, com espaçamento variável no tempo. A estrutura básica de cada postagem se compõe pela descrição / apresentação da demanda (explicitada ou não), os objetivos da ação, o processo de elaboração do material utilizado, as fontes consultadas, descrição da experiência em si e dos efeitos da atividade nos participantes (devolutivas expressas), indicação de mais fontes para aprofundar a temática e registros fotográficos dos materiais confeccionados e/ou do setting da ação. A primeira postagem é a apresentação da caixa de ativação em si, o seu processo de constituição e sua intenção. Em onze postagens estão descritos relatos de experiência em atividades de EPS voltadas a preceptores, tutores e residentes do PRMAPS, com utilização de músicas (O Quereres - Caetano Veloso e O que sobrou do céu - O Rappa), poemas (Não há vagas, de Ferreira Gullar), vídeos (Vida Maria, de Marcio Ramos e Dreams, de Akira Kurosawa), fotos (poesia “de rua” e grafite em muro), ilustração (artista Gervasio Troche), reportagem sobre abordagem inovadora em cuidado em saúde mental, trecho de livro (Alice Através do Espelho, de Lewis Carroll), além de uma proposta de atividade de evocação da experiência por meio de narrativa de cena ou exposição de foto. As atividades de EPS com as eSF apoiadas aparecem em sete postagens, abrangendo as temáticas: violência doméstica (conceito e ciclos), biografia de Maria da Penha, Lei Maria da Penha, o que é NASF e qual seu papel, Comunicação Não Violenta, acolhimento, confecção de material ecológico (confete de folhas naturais). Em quatro postagens, constam relatos de ações voltadas para a comunidade, especificamente com mulheres e adolescentes, envolvendo música, confecção de móbiles, rodas de conversa e varal de poesias. Processos reflexivos disparados pela pandemia de COVID-19 e seus desdobramentos surgem em quatro postagens. No intuito de apoiar o ato da escrita, em três postagens são apresentados um artigo sobre a conexão da poesia de Manoel de Barros e EPS, um vídeo sobre a escrita acadêmica e a indicação de um site na internet que contém relatos de autores sobre seus processos de escrita. Há espaço também para sugestão de ferramentas tecnológicas, como a nuvem de palavras, e ferramentas de análise situacional, tais como as Matrizes SWOT e GUT. E, por fim, experimentações com a elaboração de crônicas, inspiradas em usuários atendidos. A coleta e criação de material para o blog tem se mostrado importante método para manter o olhar em movimento sobre as práticas em saúde. A escrita das postagens, com seus relatos de experiência detalhados, tem ajudado a manter uma postura crítica e reflexiva acerca das propostas colocadas em prática. O blog representa um instrumento para a formação de trabalhadores e residentes da saúde, além de um dispositivo potente de autoformação da autora. O blog vem sendo utilizado como material de apoio para a disciplina de EPS do PRMAPS. Ao longo das aulas, algumas postagens são selecionadas para discussão e complementam os referenciais teóricos. Até o momento, foram mais de duas mil visualizações das postagens do blog, que vem sendo divulgado em diversos espaços. A manutenção deste formato virtual da caixa de ativação demonstra a relevância da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação como uma metodologia pedagógica criativa, acessível, de fácil e ágil difusão.