Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DE ADOLESCENTES RIBEIRINHOS E QUILOMBOLAS: relato de experiência de uma visita técnica para pactuação de plano de trabalho de iniciação científica
Max Amaral Balieiro, Pedro Guilherme Castilho Costa, Mayra Loreanne Nascimento Corrêa, Rosana Oliveira do Nascimento, Luzilena de Souza Prudêncio

Última alteração: 2022-01-24

Resumo


Apresentação: A adolescência refere-se a uma etapa do crescimento e desenvolvimento do ser humano, marcada por consideráveis transições físicas, biológicas e psicológicas que corroboram para a formação da identidade do indivíduo. Atualmente, percebe-se, que os elevados índices entre adolescentes e jovens com IST 's se justificam, pela falta de percepção deste com a própria vulnerabilidade, uma vez que não se encontram em um nível de maturidade para vivenciar a sexualidade. Nessa perspectiva, é importante ressaltar também que a gravidez na adolescência emerge dessa problemática apresentando-se como um fator preocupante no âmbito da saúde pública e que, portanto, necessita de um olhar crítico e de ações interventivas dos profissionais de saúde. Neste sentido, o presente resumo tem por objetivo descrever a experiência, durante a execução de um plano de trabalho enquanto bolsista de iniciação científica e estudante em processo de formação que em ascendência tem por foco a promoção da saúde desta população e suas vulnerabilidades numa escala do nível educacional de ensino. Desenvolvimento do trabalho: Estudo descritivo de cunho qualitativo do tipo relato de experiência, vivenciado por acadêmico do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Amapá/UNIFAP, no período intercalado do mês de outubro e novembro de 2021. Resultados: Durante a execução do plano de trabalho ocorreram visitas a duas escolas de ensino público, uma situada na cidade ribeirinha de Breves/PA e outra localizada numa comunidade quilombola próximo a Macapá/AP, sendo uma na esfera estadual e outra na municipal, respectivamente. Em suma, foram observados os aspectos estruturais e organizacionais das instituições, bem como a dinâmica de ensino nas escolas e os principais entraves sociais enfrentados pelos alunos e coordenação pedagógica no sentido de enfrentamento dos problemas que envolvem a saúde sexual e reprodutiva de adolescentes matriculados nas citadas instituições. Considerações finais: A respeito das propostas educacionais dessas escolas, urge a inerência de práticas pedagógicas a despeito sobre saúde sexual e reprodutiva, bem como espaços que conciliem o diálogo entre os alunos, corpo docente e pedagógico, uma vez que a gravidez precoce e a exposição a IST’s por esses alunos se torna mais provável frente ao seu desenvolvimento físico e biológico, portanto, se faz necessário a adoção de medidas educacionais sobre a temática no espaço de ensino e aprendizagem, corroborando dessa forma com a construção de conhecimentos entre os jovens, e consequentemente, prevenindo agravos à saúde relacionados às IST’s ou ainda à gravidez indesejada.