Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Importância da clínica odontológica para o paciente sob suspeita de HPV em UBS de Vila Velha-ES – Experiência de Caso Clínico
Bianca Colombi Furlam, Débora Monteiro, Elisa Prezotto Giordani, Kristiane Machado Prezzoti, Lara Masson Peixoto Pignaton, Thaís Maranhão

Última alteração: 2022-01-24

Resumo


RESUMO

Apresentação: Frequente no começo da vida sexual, o papilomavírus humano (HPV) se caracteriza por uma infecção sexualmente transmissível (IST), que pode trazer patologias como o câncer de colo de útero e câncer cervical, por exemplo. Apesar do avanço da imunização contra a patologia no país, tanto em mulheres quanto homens, ainda há pouco conhecimento da população a respeito do tema. Sendo assim, na primeira consulta odontológica é de extrema importância que o profissional, após adequada entrevista com o paciente, ao proceder o exame físico, realize o exame das mucosas em busca de lesões, dentre elas a de HPV. Essa prática, além de ampliar o espectro de atuação profissional, pode salvar vidas.

Objetivo: Relatar uma experiência de caso clínico que foi realizado exame clínico odontológico criterioso em paciente com lesão suspeita em cavidade oral em Unidade de Saúde Familiar de Vila Velha/ES.

DESENVOLVIMENTO
Recebemos uma usuária, com 15 anos, encaminhada pela Assistente Social à unidade de saúde, em decorrência de suspeita de abuso sexual aos 9 anos de idade. No momento do atendimento, a jovem estava com queixa de lesão na boca, que referia sentir há 1 ano, e sem dor. Ao realizar o exame clínico odontológico, visualizou-se lesão única, de base pediculada com várias extremidades irregulares, de coloração esbranquiçada, menor que 1 cm, móvel, assintomática, na região de base da língua próxima ao centro da mesma. É sugestivo de papiloma escamoso bucal (tumor benigno associado a HPV), negou alterações em região genital e não apresentava comprometimento geral de sua saúde. Encaminhada para o Centro de Especialidades Odontológicas, já com hipótese diagnóstica de lesão associada com HPV e recomendação de biópsia. Para o atendimento, foi realizada ainda fotografias da lesão e revisão de literatura de modo a embasar as análises clínicas.

Considerações Finais: Ressalta-se a importância dos conhecimentos do cirurgião dentista nesse cenário, visto que, por meio do exame físico, é possível detectar lesões orais, auxiliar no diagnóstico da doença e orientar os pacientes sobre medidas preventivas e tratamento.

Palavras-chave: Exame clínico; Lesão Oral; HPV.