Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ingrid Cristina Siraides dos Anjos, Ana Carla Cavalcante Ferreira, Carina Costa Cardoso, Fernando Augusto Miranda da Costa, Flavine Evangelista Gonçalves, Jainara de Souza Araújo, Maria Luiza Maués de Sena

Última alteração: 2022-01-24

Resumo


A sexualidade é inerente ao homem como necessidade biológica, entretanto, ainda existem diversos tabus e estigmas relacionados a essa temática. Nesse sentido, a educação em saúde é de suma importância para compartilhar conhecimentos e amenizar tabus sociais impostos estruturalmente, principalmente, entre jovens e adolescentes.Objetivando relatar a adaptação de atividades presenciais às virtuais de um projeto de extensão na pandemia de covid-19. Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por extensionistas de um projeto de extensão denominado : Projeto de Extensão Saúde na Comunidade (PRESC): Estratégias multidisciplinares de educação em saúde ,com ênfase em saúde sexual e reprodutiva para adolescentes e jovens adultos, o qual abordou temáticas sobre a educação sexual para jovens e adolescentes em Belém do Pará, em meio a pandemia de Covid-19. Os acadêmicos foram divididos para realizar atividades mensais para postagens na rede social instagram, utilizando imagens e textos com conteúdo científico embasados em temáticas essenciais a serem abordadas no projeto, contando com dicas de artigos, filmes e séries que abordam temáticas sobre sexualidade e adolescência.Resultados: Devido ao cenário de covid-19, o projeto adaptou-se com a nova realidade, utilizando essa redes social de modo a compartilhar o conteúdo do projeto. Nesse ínterim, a necessidade de modificação das atividades presenciais para online devido ao estado pandêmico , promoveu o aprendizado dos discentes de novas ferramentas educativas,  contribuindo para dar visibilidade ao projeto e suas importância temáticas. Outrossim, com a produção de conteúdos digitais, as temáticas abordadas puderam ser disseminadas para um público amplificado de faixa etária, sexo e graus de instrução.Considerações Finais: Observamos que a utilização de ferramentas educativas de ensino diante do estado pandêmico de Covid-19, democratiza assuntos necessários para jovens e adolescentes como a sexualidade na esfera virtual, pois esse público é maioria nas redes sociais mundialmente, assim o projeto contara com maior público e poderá atingir sua finalidade de promover estratégias de educação em saúde para a comunidade ,prioritariamente, jovens e adolescentes.