Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Metodologias ativas em ensino à distância (EaD): a experiência de docentes assistenciais do estado do Espírito Santo.
Suelen Florindo Gonçalves, Alinne Miranda Ferreira, Renata Carla Schiavo Zanini

Última alteração: 2022-01-24

Resumo


A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA/ES)  em 2019, apresentou o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e programa Qualifica APS para provimento e aperfeiçoamento dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). Em junho de 2021 este programa passou por uma reestruturação e as atividades teóricas passaram a acontecer, em sua maioria, no formato EaD. O presente trabalho, tem o objetivo de descrever esta experiência de docentes-assistenciais, no uso da metodologia ativa em EaD em um programa de educação permanente em saúde no estado do espírito Santo.

O programa Qualifica-APS possui um Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Clínicas em Medicina de Família e Comunidade para os médicos, contribuindo para ampliação da resolutividade e do acesso à APS em municípios do estado do Espírito Santo, mediante integração ensino-serviço e pesquisas aplicadas ao SUS.

Este aperfeiçoamento dos profissionais médicos estrutura-se com 32 horas de atividades assistenciais em seus municípios e preconiza a educação permanente garantida em 8 horas semanais, com encontros síncronos on-line em grupos, para desenvolvimento de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Oficinas de trabalho. Na quarta semana de cada mês, ocorrem encontros presenciais de 4 horas com subgrupos e 4 horas em atividade autodirigida (AAD) na plataforma Moodle (utilizada para registro das atividades realizadas).

Delimitando um pouco mais, a base estruturante da fundamentação teórica do aperfeiçoamento se dá pela ABP, utilizando a espiral construtivista para o desenvolvimento. A ABP acontece em três semanas: síntese provisória, AAD – buscando novas informações (responder as questões e postar no Moodle), nova síntese, para isso utilizamos o programa de software de teleconferência Zoom, bem como o quadro interativo desenvolvido pelo Google, o Jamboard, para melhor interação entre o grupo. Vale ressaltar ainda que é disponibilizado para estudo uma das mais influentes e conceituadas publicações sobre medicina no mundo o BMJ  como uma das referências para embasamento teórico nos estudos.

Por fim, as Oficinas de Trabalho de 4 horas, complementam a base teórica e são realizadas de maneira síncrono on-line, em ambiente virtual de aprendizagem utilizando ferramentas tecnológicas como zoom, jamboard, kahoot, mentimeter, metodologia da problematização, viagem educacional ou cine-viagem, dinâmica de grupo como brainstorming ou tempestade de ideias.

As atividades propostas pelo programa se mostraram efetivas para o aperfeiçoamento profissional, as metodologias ativas de ensino-aprendizagem e tecnologias são práticas transformadoras para educação médica, despertam nos profissionais de saúde uma construção de consciência crítica e raciocínio reflexivo, gerando corresponsabilidade pelo seu próprio processo de aprendizagem e mudanças na prática.

Embora desafiadora, estratégias de ensino em EaD potencializadas por metodologias ativas e novas tecnologias surpreendeu positivamente os docentes-assistenciais, facilitando a interatividade e o desenvolvimento do processo de aprendizado individual.

Percebe-se que o amadurecimento das atividades desenvolvidas poderia ser a telemedicina, teleconsultas, aprimoramentos na autoregulação formativa, integrando-os ao processo ensino aprendizagem no âmbito de promover e qualificar a assistência integral.