Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
CUSTOS DA ATENÇÃO DOMICILIAR: ANÁLISE PELO MÉTODO TDABC
Kênia Lara Silva, Izabela Magalhães Neto, Roseli Lino Souza, Edna Aparecida Barbosa Castro

Última alteração: 2022-01-23

Resumo


Apresentação: Nesta pesquisa tomamos como objeto o impacto financeiro das estratégias de transferência de cuidado para a atenção domiciliar como ferramenta no processo de decisão sobre a implantação e manutenção destes serviços no Sistema Único de Saúde. O objetivo geral do estudo foi analisar os custos da Atenção domiciliar (AD). Os objetivos específicos são: avaliar diferentes protocolos utilizados/adotados na produção do cuidado na AD, bem como os efeitos do seu uso, estabelecendo comparações da oferta de AD para diferentes grupos de pacientes elegíveis; e analisar o impacto financeiro da AD para os serviços de saúde.

Desenvolvimento: Pesquisa avaliativa de abordagem quantitativa, na qual realizou-se análise comparativa do efeito da transferência de usuários para a atenção domiciliar. Os dados foram obtidos de fontes secundárias; consulta a prontuários, sistemas de custos das instituições de saúde e dos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD). Para análise dos custos foi utilizado o Método TDABC (Time-driven Activity-Based Costing).

Resultados: Os resultados apontam uma média de permanência dos pacientes na AD com variações segundo a condição. Pacientes em cuidados transitórios para tratamento de ulceras são os que apresentam maior tempo de permanência. Os pacientes com DPOC foram os que tiveram menor número de procedimentos e de dispositivos invasivos. Por outro lado, os pacientes com quadros agudos por infecção registram maior número de procedimentos e de dispositivos invasivos. Contudo, o tempo gasto para o cuidado domiciliar (tempo direto da assistência, tempo indireto dos profissionais e tempo de deslocamento) foi maior para os pacientes com Ulcera por pressão o que acarretou maior custo para esse grupo.

Conclusão: Os custos da atenção domiciliar são complexos pois envolvem gastos diretos, indiretos e um componente importante de recursos aplicados às famílias. Estes custos são imprescindíveis para assegurar a continuidade do cuidado no domicilio.