Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-01-18
Resumo
Trata-se de um relato de experiência, sobre o desafio encontrado pela a equipe da estrategia saúde da familia Marizete Oliveira Soares, localizada no município de Dores do Rio Preto – ES, na realização do evento do Outubro Rosa durante a pandemia Covid-19.
Objetivo: Relatar a estratégia adotada, através da gravação de um vídeo pelos próprios profissionais da equipe para a campnha do Outubro Rosa, durante a pandemia Covid-19.
É de fundamental importância a realização da campanha do outubro rosa, mesmo com cenário vivenciado da pandemia Covid-19. Das inúmeras vantagens a serem observadas, podemos citar não só a divulgação de informações sobre o câncer de mama, mas também, o fortalecimento das recomendações do ministério da saúde para prevenção, diagnostico precoce e rastreamento da doença.
Diante do cenário pandêmico, foi preciso adotar algumas estrategias para que essas informações atingissem o publico alvo. Lembramos que para evitar a disseminação do novo Coronavírus (SRAS-COV-2), foi recomentado pelo ministério da saúde na época, varias medidas de controle, que podemos destacar, a evitação da aglomeração de pessoas, ou seja, não poderíamos realizar o evento com as palestras presenciais nas unidades de saúde, como era feitos em todos os anos anterior à pandemia. Com isso nos deparamos com um grande desafio, de como realizar a campanha do outubro rosa em tempo de pandemia? Outros questionamentos seriam como as informações chegariam até o público alvo e como essas mulheres realizariam os exames de mamografias com o protocolo de segurança para o coronavírus?
Desta forma utilizamos uma estratégia, da gravação de um vídeo, que respoderiam aos nossos questionamentos. Os próprios profissionais que atuam na equipe estrategia de saúde da família - Marizete Oliveira Soares, localizada no município de Dores do Rio Preto –ES, produziram um vídeo, com objetivo das divulgações das informações, foi utilizado as redes sociais para atingir o público alvo da comunidade adscrita pela unidade de saúde.
Em relação ao resultado da estratégia adotada, foi considerada positiva, pois apresentamos os dados registrados durante o período da campanha do outubro rosa do ano de 2020, totalizando 95 exames de mamografias realizadas pelos encaminhamentos e orientações através do vídeo produzido pela a equipe estratégia de saúde da família - Marizete Oliveira Soares.
À fim de medir o impacto do vídeo divulgado, calculamos o indicador da Razão de exames de mamografia de rastreamento realizados em mulheres de 50 a 69 anos e população da mesma faixa etária, para isso vamos considerar a população total de mulheres de 50 à 69 anos, que aproximadamente são de 172 da área adscrita da unidade de saúde em questão. Ao realizamos o cálculo: Razão entre o número de mamografias de rastreamento em mulheres da população alvo e total de mulheres na faixa etária, chegamos ao resultado de 1,1%, ou seja, a razão igual a 1 indica que a oferta de exames é suficiente para atender a população alvo, atingindo o parâmetro preconizado pelo ministério da saúde, possibilitando também avaliar o acesso à mamografia de rastreamento entre as mulheres de 50 a 69 anos. É importante ressaltar, que esse vídeo apresentavam informações objetivas e claras com intenção de orientações sobre o câncer de mama, como seria a disponibilidade da realização do exame da mamografia pelo município durante a pandemia, a faixa etária preconizada, a periodicidade e a documentação exigida para realização do exame de mamografia, permitindo a sensibilização da coletividade.
Concluímos que trata-se de um método barato, eficiente e educativo, admitindo, não só a disseminação das informações necessárias, assim como também a orientação da oferta e realização dos exames de mamografia do publico alvo, durante a pandemia da Covid-19.