Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Campanha do Outubro Rosa, no cenário da pandemia Covid-19
ERIKA BARROS BATISTA PEREIRA, SABRINA SALES BRINATI, NUBIA FIDELIS MIRANDA, MARILZA SOUZA LIMA, BEATRIZ CAMPOS FERREIRA, FABIANO SANTOS SOUZA, LUIS EDUARDO MACHADO LAMATINA, ROZILENE CONCEIÇÃO CUSTÓDIO, VIVIANE MIRANDA MOREIRA RIBEIRO, TALITA ALMEIDA GONÇALVES, GABRIELA NOGUEIRA FERREIRA

Última alteração: 2022-01-18

Resumo


Trata-se de um relato de experiência, sobre o desafio encontrado pela a equipe da estrategia saúde da familia Marizete Oliveira Soares, localizada no município de Dores do Rio Preto – ES, na realização do evento do Outubro Rosa durante a pandemia Covid-19.

Objetivo: Relatar a estratégia adotada, através da gravação de um vídeo pelos próprios profissionais da equipe para a campnha do Outubro Rosa, durante a pandemia Covid-19.

É de fundamental importância a realização da campanha do outubro rosa, mesmo  com cenário vivenciado da pandemia Covid-19. Das inúmeras vantagens a serem observadas, podemos citar não só a divulgação de informações sobre o câncer de mama, mas também, o fortalecimento das recomendações do ministério da saúde para prevenção, diagnostico precoce e rastreamento da doença.

Diante do cenário pandêmico, foi preciso adotar algumas estrategias para que essas informações atingissem o publico alvo. Lembramos que para evitar a disseminação do novo Coronavírus (SRAS-COV-2), foi recomentado pelo ministério da saúde na época, varias medidas de controle, que podemos destacar, a evitação da aglomeração de pessoas, ou seja, não poderíamos realizar o evento com as palestras presenciais nas unidades de saúde, como era feitos em todos os anos anterior à pandemia. Com isso nos deparamos com um grande desafio, de como realizar a campanha do outubro rosa em tempo de pandemia? Outros questionamentos seriam como as informações chegariam até o público alvo e como essas mulheres realizariam os exames de mamografias com o protocolo de segurança para o coronavírus?

Desta forma utilizamos uma estratégia, da gravação de um vídeo, que respoderiam aos nossos questionamentos. Os próprios profissionais que atuam na equipe estrategia de saúde da família - Marizete Oliveira Soares, localizada no município de Dores do Rio Preto –ES, produziram um vídeo, com objetivo das divulgações das informações, foi utilizado as redes sociais para atingir o público alvo da comunidade adscrita pela unidade de saúde.

Em relação ao resultado da estratégia adotada, foi considerada positiva, pois apresentamos os dados registrados durante o período da campanha do outubro rosa do ano de 2020, totalizando 95 exames de mamografias realizadas pelos encaminhamentos e orientações através do vídeo produzido pela a equipe estratégia de saúde da família - Marizete Oliveira Soares.

À fim de medir o impacto do vídeo divulgado, calculamos o indicador da Razão de exames de mamografia de rastreamento realizados em mulheres de 50 a 69 anos e população da mesma faixa etária, para isso vamos considerar a população total de mulheres de 50 à 69 anos, que aproximadamente são de 172 da área adscrita da unidade de saúde em questão. Ao realizamos o cálculo:  Razão entre o número de mamografias de rastreamento em mulheres da população alvo e total de mulheres na faixa etária, chegamos ao resultado de 1,1%, ou seja, a razão igual a 1 indica que a oferta de exames é suficiente para atender a população alvo, atingindo o parâmetro preconizado pelo ministério da saúde, possibilitando também avaliar o acesso à mamografia de rastreamento entre as mulheres de 50 a 69 anos. É importante ressaltar, que esse vídeo apresentavam informações objetivas e claras com intenção de orientações sobre o câncer de mama, como seria a disponibilidade da realização do exame da mamografia pelo município durante a pandemia, a faixa etária preconizada, a periodicidade  e a documentação exigida para realização do exame de mamografia, permitindo a sensibilização da coletividade.

Concluímos que trata-se de um método barato, eficiente e educativo, admitindo, não só a disseminação das informações necessárias, assim como também a orientação da oferta e realização dos exames de mamografia do publico alvo, durante a pandemia da Covid-19.